Le Mans 2020: o Grid de Largada
RIO DE JANEIRO – Confira o grid da 88ª edição das 24h de Le Mans. Em negrito, os pilotos que vão dar a largada neste sábado.
1ª fila
#7 TOYOTA GAZOO RACING
Toyota TS050 Hybrid LMP1
Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López
3’15″267
#1 REBELLION RACING
Rebellion R13 Gibson LMP1
Bruno Senna/Gustavo Menezes/Norman Nato
3’15″822
2ª fila
#8 TOYOTA GAZOO RACING
Toyota TS050 Hybrid LMP1
Kazuki Nakajima/Brendon Hartley/Sébastien Buemi
3’16″649
#3 REBELLION RACING
Rebellion R13 Gibson LMP1
Romain Dumas/Louis Déletraz/Nathanaël Berthon
3’18″330
3ª fila
#4 BYKOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 Gibson LMP1
Tom Dillmann/Oliver James Webb/Bruno Spengler
3’23″043
#22 UNITED AUTOSPORTS
Oreca 07 Gibson LMP2
Filipe Albuquerque/Paul Di Resta/Phil Hanson
3’24″528
4ª fila
#26 G-DRIVE RACING
Aurus 01 Gibson LMP2
Roman Rusinov/Mikkel Jensen/Jean-Éric Vergne
3’24″860
#29 RACING TEAM NEDERLAND
Oreca 07 Gibson LMP2
Nyck De Vries/Giedo Van der Garde/Frits Van Eerd
3’25″062
5ª fila
#33 HIGH CLASS RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Mark Patterson/Anders Fjørdbach/Kenta Yamashita
3’25″426
#32 UNITED AUTOSPORTS
Oreca 07 Gibson LMP2
Will Owen/Alex Brundle/Job Van Uitert
3’25″671
6ª fila
#37 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Gabriel Aubry/Ho-Pin Tung/Will Stevens
3’25″875
#38 JOTA
Oreca 07 Gibson LMP2
Anthony Davidson/Roberto González/Antonio Félix da Costa
3’27″728
7ª fila
#16 G-DRIVE RACING BY ALGARVE
Oreca 07 Gibson LMP2
Ryan Cullen/Nick Tandy/Oliver Jarvis
3’27″767
#31 PANIS RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Nico Jamin/Julien Canal/Matthieu Vaxivière
3’27″791
8ª fila
#36 SIGNATECH ALPINE ELF
Alpine A470 Gibson LMP2
Thomas Laurent/André Negrão/Pierre Ragues
3’27″794
#27 DRAGONSPEED USA
Oreca 07 Gibson LMP2
Henrik Hedman/Ben Hanley/Renger Van der Zande
3’27″913
9ª fila
#42 COOL RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Antonin Borga/Nico Lapierre/Alexandre Coigny
3’28″509
#39 SO24-HAS BY GRAFF
Oreca 07 Gibson LMP2
Charles Milesi/James Allen/Vincent Capillaire
3’28″574
10ª fila
#30 DUQUEINE TEAM
Oreca 07 Gibson LMP2
Tristan Gommendy/Konstantin Tereschenko/Jonathan Hirschi
3’29″091
#25 ALGARVE PRO RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
John Falb/Matt McMurry/Simon Trummer
3’29″402
11ª fila
#21 DRAGONSPEED USA
Oreca 07 Gibson LMP2
Timothé Buret/Memo Rojas Jr./Juan Pablo Montoya
3’29″741
#47 CETILAR RACING
Dallara P217 Gibson LMP2
Roberto Lacorte/Andrea Belicchi/Giorgio Sernagiotto
3’29″880
12ª fila
#35 EURASIA MOTORSPORT
Ligier JS P217 Gibson LMP2
Nick Foster/Nobuya Yamanaka/Roberto Mehri
3’30″497
#24 NIELSEN RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Alex Kapadia/Tony Wells/Garett Grist
3’30″897
13ª fila
#50 RICHARD MILLE RACING TEAM
Oreca 07 Gibson LMP2
Sophia Flörsch/Tatiana Calderón/Beitske Visser
3’31″020
#34 INTER EUROPOL COMPETITION
Ligier JS P217 LMP2
Kuba Smiechowski/René Binder/Matevos Isaakyan
3’31″393
14ª fila
#11 EUROINTERNATIONAL
Ligier JS P217 Gibson LMP2
Adrien Tambay/Erik Maris/Christophe D’Ansembourg
3’33″747
#91 PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR-19 LMGTE-PRO
Fred Makowiecki/Richard Lietz/Gianmaria Bruni
3’50″874
15ª fila
#51 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-PRO
Ale Pier Guidi/James Calado/Daniel Serra
3’51″115
#95 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage AMR LMGTE-PRO
Nicki Thiim/Marco Sørensen/Richard Westbrook
3’51″241
16ª fila
#97 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage AMR LMGTE-PRO
Maxime Martin/Alex Lynn/Harry Tincknell
3’51″324
#71 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-PRO
Davide Rigon/Miguel Molina/Sam Bird
3’51″515
17ª fila
#92 PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR-19 LMGTE-PRO
Kévin Estre/Michael Christensen/Laurens Vanthoor
3’51″770
#63 WEATHERTECH RACING
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-PRO
Cooper MacNeil/Toni Vilander/Jeffrey Segal
3’52″508
18ª fila
#82 RISI COMPETIZIONE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-PRO
Sébastien Bourdais/Olivier Pla/Jules Gounon
(tempo excluído por irregularidade no Parc Fermé – carro levantado do macaco)
#61 LUZICH RACING
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Côme Ledogar/Francesco Piovanetti/Oswaldo Negri
3’51″266
19ª fila
#77 DEMPSEY RACING-PROTON
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Matt Campbell/Riccardo Pera/Christian Ried
3’51″322
#56 TEAM PROJECT 1
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Egidio Perfetti/Larry Ten Voorde/Matteo Cairoli
3’51″547
20ª fila
#98 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage AMR LMGTE-AM
Paul Dalla Lana/Ross Gunn/Augusto Farfus
3’52″105
#90 TF SPORT
Aston Martin Vantage AMR LMGTE-AM
Salih Yoluç/Charlie Eastwood/Jonathan Adam
3’52″299
21ª fila
#86 GULF RACING
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Michael Wainwright/Ben Barker/Andrew Watson
3’52″346
#83 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
François Perrodo/Manu Collard/Nicklas Nielsen
3’53″621
22ª fila
#99 DEMPSEY RACING-PROTON
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Vuttikhorn Inthrapuvasak/Lucas Légeret/Julien Andlauer
3’53″670
#57 TEAM PROJECT 1
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Ben Keating/Felipe Fraga/Jeroen Bleekemolen
3’53″838
23ª fila
#54 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Thomas Flöhr/Giancarlo Fisichella/Francesco Castellacci
3’54″144
#88 DEMPSEY RACING-PROTON
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Thomas Preining/Dominique Bastien/Adrien De Leener
3’54″281
24ª fila
#70 MR RACING
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Takeshi Kimura/Vincent Abril/Kei Francesco Cozzolino
3’54″628
#72 HUB AUTO RACING
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Morris Chen/Marcos Gomes/Tom Blomqvist
3’55″308
25ª fila
#55 SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Duncan Russell Cameron/Matt Griffin/Aaron Scott
3’55″772
#75 IRON LYNX
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Rino Mastronardi/Andrea Piccini/Matteo Cressoni
3’56″141
26ª fila
#66 JMW MOTORSPORT
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Richard Heistand/Max Root/Jan Magnussen
3’56″383
#78 PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Horst Felbermayr, Jr./Michele Beretta/Max Van Splunteren
3’56″475
27ª fila
#85 IRON LYNX
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Rahel Frey/Michele Gatting/Manuela Göstner
3’56″833
#60 IRON LYNX
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Claudio Schiavoni/Sergio Pianezzola/Paolo Ruberti
3’57″874
28ª fila
#62 RED RIVER SPORT
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Bonamy Grimes/Charlie Hollings/Johnny Mowlem
4’00″084
#89 TEAM PROJECT 1
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
“Steve Brooks”/Andreas Laskaratos/Julien Piguet
4’00″691
29ª fila
#52 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Steffen Görig/Christoph Ulrich/Alexander West
(tempo excluído por irregularidade no Parc Fermé – carro levantado no macaco)
#28 IDEC SPORT
Oreca 07 Gibson LMP2
Paul-Loup Chatin/Richard Bradley/Paul Lafargue
(sem tempo cronometrado, larga do box uma volta atrás por troca de chassi)
30ª fila
#17 IDEC SPORT
Oreca 07 Gibson LMP2
Jonathan Kennard/Kyle Tilley/Patrick Pilet
(sem tempo cronometrado, larga do box uma volta atrás por troca de chassi e de piloto)
Legal que o tempo marcado pelo Come Ledogar colocaria ele em quarto entre os GT’s !
Ou seja, esse carro tem chance de msiturar os bigodods com o s melhroes LMGT PRO
Esse ano terá pouca diversidade de carros na categoria GT né?
eu acho que isto se deve aos ” gênios” do BOP , que penalizam os projetos mais evoluídos ,ao invés de trabalharem para a evolução do automobilismo/automóvel .
Esta uma maravilha sem Ford , Corvette , Lamborguini , BMW, McLaren . Quem em sã consciência vai gastar muito dinheiro no desenvolvimento de um carro para vencer e depois ser prejudicado por um bando de babacas do Instituto Correcional FIA . Depois que as 24 h foram transformada em show midiático ao invés de uma competição de velocidade e resistência onde deveria vencer ,via de regra , o melhor projeto e a melhor tripulação e que tivesse a ambição de vencer , que no proximo ano que trabalhasse com inteligência para isso e não com ajuda externa ,como já foi a muitos anos , sendo assim , para mim ela perdeu sua essência . E esse “ESTRELISMO DA FIA” esta mais prejudicando do que ajudando ao automobilismo em todas as categorias em que mete o bedelho .
E ao meu ver a categoria que mais estava próxima da essência dos idealizadores das 24 de Le Mans , atualmente era a LM -( Gt Pró e Am ) , mas os ” GÊNIOS” estão defecando sobre ela . Para mim que tinha familiares envolvidos em equipe que disputava o antigo Grupo C , é uma tristeza ver essa ¨modernidades” administrativas prejudicando Le Mans , onde surgiram os maiores avanços para o nosso automóvel do dia a dia ,citando só uns ,para quem não sabe : Injeção de combustível (Mercedes 300 SLR -1952), Freio a Disco (Jaguar tipo D 1955), cambio sequencial (Porsche 956/962 – 1982). Sem esquecer que a primeira equipe a usar um rádio para comunicação equipe-piloto-equipe foi a equipe Cadillac em 1950 . Devido ao desconhecimento de alguns “jornalistas especializados ” que não é o caso do Rodrigo , muitas coisas desenvolvidas para Le Mans , foram atribuídas a F 1 , o que não é verdadeiro . Assim como asas e chassis em composit ( entre estes composits ,hoje temos a Fibra de Carbono) foi desenvolvido pelo gênio criativo de Jim Hall para a Série CanAm nos em seus Chaparral nos anos 60 .