Le Mans 2020: o Grid de Largada

L

RIO DE JANEIRO – Confira o grid da 88ª edição das 24h de Le Mans. Em negrito, os pilotos que vão dar a largada neste sábado.

1ª fila

#7 TOYOTA GAZOO RACING
Toyota TS050 Hybrid LMP1
Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López
3’15″267

#1 REBELLION RACING
Rebellion R13 Gibson LMP1
Bruno Senna/Gustavo Menezes/Norman Nato
3’15″822

2ª fila

#8 TOYOTA GAZOO RACING
Toyota TS050 Hybrid LMP1
Kazuki Nakajima/Brendon Hartley/Sébastien Buemi
3’16″649

#3 REBELLION RACING
Rebellion R13 Gibson LMP1
Romain Dumas/Louis Déletraz/Nathanaël Berthon
3’18″330

3ª fila

#4 BYKOLLES RACING TEAM
ENSO CLM P1/01 Gibson LMP1
Tom Dillmann/Oliver James Webb/Bruno Spengler
3’23″043

#22 UNITED AUTOSPORTS
Oreca 07 Gibson LMP2
Filipe Albuquerque/Paul Di Resta/Phil Hanson
3’24″528

4ª fila

#26 G-DRIVE RACING
Aurus 01 Gibson LMP2
Roman Rusinov/Mikkel Jensen/Jean-Éric Vergne
3’24″860

#29 RACING TEAM NEDERLAND
Oreca 07 Gibson LMP2
Nyck De Vries/Giedo Van der Garde/Frits Van Eerd
3’25″062

5ª fila

#33 HIGH CLASS RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Mark Patterson/Anders Fjørdbach/Kenta Yamashita
3’25″426

#32 UNITED AUTOSPORTS
Oreca 07 Gibson LMP2
Will Owen/Alex Brundle/Job Van Uitert
3’25″671

6ª fila

#37 JACKIE CHAN DC RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Gabriel Aubry/Ho-Pin Tung/Will Stevens
3’25″875

#38 JOTA
Oreca 07 Gibson LMP2
Anthony Davidson/Roberto González/Antonio Félix da Costa
3’27″728

7ª fila

#16 G-DRIVE RACING BY ALGARVE
Oreca 07 Gibson LMP2
Ryan Cullen/Nick Tandy/Oliver Jarvis
3’27″767

#31 PANIS RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Nico Jamin/Julien Canal/Matthieu Vaxivière
3’27″791

8ª fila

#36 SIGNATECH ALPINE ELF
Alpine A470 Gibson LMP2
Thomas Laurent/André Negrão/Pierre Ragues
3’27″794

#27 DRAGONSPEED USA
Oreca 07 Gibson LMP2
Henrik Hedman/Ben Hanley/Renger Van der Zande
3’27″913

9ª fila

#42 COOL RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Antonin Borga/Nico Lapierre/Alexandre Coigny
3’28″509

#39 SO24-HAS BY GRAFF
Oreca 07 Gibson LMP2
Charles Milesi/James Allen/Vincent Capillaire
3’28″574

10ª fila

#30 DUQUEINE TEAM
Oreca 07 Gibson LMP2
Tristan Gommendy/Konstantin Tereschenko/Jonathan Hirschi
3’29″091

#25 ALGARVE PRO RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
John Falb/Matt McMurry/Simon Trummer
3’29″402

11ª fila

#21 DRAGONSPEED USA
Oreca 07 Gibson LMP2
Timothé Buret/Memo Rojas Jr./Juan Pablo Montoya
3’29″741

#47 CETILAR RACING
Dallara P217 Gibson LMP2
Roberto Lacorte/Andrea Belicchi/Giorgio Sernagiotto
3’29″880

12ª fila

#35 EURASIA MOTORSPORT
Ligier JS P217 Gibson LMP2
Nick Foster/Nobuya Yamanaka/Roberto Mehri
3’30″497

#24 NIELSEN RACING
Oreca 07 Gibson LMP2
Alex Kapadia/Tony Wells/Garett Grist
3’30″897

13ª fila

#50 RICHARD MILLE RACING TEAM
Oreca 07 Gibson LMP2
Sophia Flörsch/Tatiana Calderón/Beitske Visser
3’31″020

#34 INTER EUROPOL COMPETITION
Ligier JS P217 LMP2
Kuba Smiechowski/René Binder/Matevos Isaakyan
3’31″393

14ª fila

#11 EUROINTERNATIONAL
Ligier JS P217 Gibson LMP2
Adrien Tambay/Erik Maris/Christophe D’Ansembourg
3’33″747

#91 PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR-19 LMGTE-PRO
Fred Makowiecki/Richard Lietz/Gianmaria Bruni
3’50″874

15ª fila

#51 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-PRO
Ale Pier Guidi/James Calado/Daniel Serra
3’51″115

#95 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage AMR LMGTE-PRO
Nicki Thiim/Marco Sørensen/Richard Westbrook
3’51″241

16ª fila

#97 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage AMR LMGTE-PRO
Maxime Martin/Alex Lynn/Harry Tincknell
3’51″324

#71 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-PRO
Davide Rigon/Miguel Molina/Sam Bird
3’51″515

17ª fila

#92 PORSCHE GT TEAM
Porsche 911 RSR-19 LMGTE-PRO
Kévin Estre/Michael Christensen/Laurens Vanthoor
3’51″770

#63 WEATHERTECH RACING
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-PRO
Cooper MacNeil/Toni Vilander/Jeffrey Segal
3’52″508

18ª fila

#82 RISI COMPETIZIONE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-PRO
Sébastien Bourdais/Olivier Pla/Jules Gounon
(tempo excluído por irregularidade no Parc Fermé – carro levantado do macaco)

#61 LUZICH RACING
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Côme Ledogar/Francesco Piovanetti/Oswaldo Negri
3’51″266

19ª fila

#77 DEMPSEY RACING-PROTON
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Matt Campbell/Riccardo Pera/Christian Ried
3’51″322

#56 TEAM PROJECT 1
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Egidio Perfetti/Larry Ten Voorde/Matteo Cairoli
3’51″547

20ª fila

#98 ASTON MARTIN RACING
Aston Martin Vantage AMR LMGTE-AM
Paul Dalla Lana/Ross Gunn/Augusto Farfus
3’52″105

#90 TF SPORT
Aston Martin Vantage AMR LMGTE-AM
Salih Yoluç/Charlie Eastwood/Jonathan Adam
3’52″299

21ª fila

#86 GULF RACING
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Michael Wainwright/Ben Barker/Andrew Watson
3’52″346

#83 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
François Perrodo/Manu Collard/Nicklas Nielsen
3’53″621

22ª fila

#99 DEMPSEY RACING-PROTON
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Vuttikhorn Inthrapuvasak/Lucas Légeret/Julien Andlauer
3’53″670

#57 TEAM PROJECT 1
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Ben Keating/Felipe Fraga/Jeroen Bleekemolen
3’53″838

23ª fila

#54 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Thomas Flöhr/Giancarlo Fisichella/Francesco Castellacci
3’54″144

#88 DEMPSEY RACING-PROTON
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Thomas Preining/Dominique Bastien/Adrien De Leener
3’54″281

24ª fila

#70 MR RACING
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Takeshi Kimura/Vincent Abril/Kei Francesco Cozzolino
3’54″628

#72 HUB AUTO RACING
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Morris Chen/Marcos Gomes/Tom Blomqvist
3’55″308

25ª fila

#55 SPIRIT OF RACE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Duncan Russell Cameron/Matt Griffin/Aaron Scott
3’55″772

#75 IRON LYNX
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Rino Mastronardi/Andrea Piccini/Matteo Cressoni
3’56″141

26ª fila

#66 JMW MOTORSPORT
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Richard Heistand/Max Root/Jan Magnussen
3’56″383

#78 PROTON COMPETITION
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
Horst Felbermayr, Jr./Michele Beretta/Max Van Splunteren
3’56″475

27ª fila

#85 IRON LYNX
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Rahel Frey/Michele Gatting/Manuela Göstner
3’56″833

#60 IRON LYNX
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Claudio Schiavoni/Sergio Pianezzola/Paolo Ruberti
3’57″874

28ª fila

#62 RED RIVER SPORT
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Bonamy Grimes/Charlie Hollings/Johnny Mowlem
4’00″084

#89 TEAM PROJECT 1
Porsche 911 RSR LMGTE-AM
“Steve Brooks”/Andreas Laskaratos/Julien Piguet
4’00″691

29ª fila

#52 AF CORSE
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE-AM
Steffen Görig/Christoph Ulrich/Alexander West
(tempo excluído por irregularidade no Parc Fermé – carro levantado no macaco)

#28 IDEC SPORT
Oreca 07 Gibson LMP2
Paul-Loup Chatin/Richard Bradley/Paul Lafargue
(sem tempo cronometrado, larga do box uma volta atrás por troca de chassi)

30ª fila

#17 IDEC SPORT
Oreca 07 Gibson LMP2
Jonathan Kennard/Kyle Tilley/Patrick Pilet
(sem tempo cronometrado, larga do box uma volta atrás por troca de chassi e de piloto)

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

  • Legal que o tempo marcado pelo Come Ledogar colocaria ele em quarto entre os GT’s !
    Ou seja, esse carro tem chance de msiturar os bigodods com o s melhroes LMGT PRO

    • eu acho que isto se deve aos ” gênios” do BOP , que penalizam os projetos mais evoluídos ,ao invés de trabalharem para a evolução do automobilismo/automóvel .
      Esta uma maravilha sem Ford , Corvette , Lamborguini , BMW, McLaren . Quem em sã consciência vai gastar muito dinheiro no desenvolvimento de um carro para vencer e depois ser prejudicado por um bando de babacas do Instituto Correcional FIA . Depois que as 24 h foram transformada em show midiático ao invés de uma competição de velocidade e resistência onde deveria vencer ,via de regra , o melhor projeto e a melhor tripulação e que tivesse a ambição de vencer , que no proximo ano que trabalhasse com inteligência para isso e não com ajuda externa ,como já foi a muitos anos , sendo assim , para mim ela perdeu sua essência . E esse “ESTRELISMO DA FIA” esta mais prejudicando do que ajudando ao automobilismo em todas as categorias em que mete o bedelho .
      E ao meu ver a categoria que mais estava próxima da essência dos idealizadores das 24 de Le Mans , atualmente era a LM -( Gt Pró e Am ) , mas os ” GÊNIOS” estão defecando sobre ela . Para mim que tinha familiares envolvidos em equipe que disputava o antigo Grupo C , é uma tristeza ver essa ¨modernidades” administrativas prejudicando Le Mans , onde surgiram os maiores avanços para o nosso automóvel do dia a dia ,citando só uns ,para quem não sabe : Injeção de combustível (Mercedes 300 SLR -1952), Freio a Disco (Jaguar tipo D 1955), cambio sequencial (Porsche 956/962 – 1982). Sem esquecer que a primeira equipe a usar um rádio para comunicação equipe-piloto-equipe foi a equipe Cadillac em 1950 . Devido ao desconhecimento de alguns “jornalistas especializados ” que não é o caso do Rodrigo , muitas coisas desenvolvidas para Le Mans , foram atribuídas a F 1 , o que não é verdadeiro . Assim como asas e chassis em composit ( entre estes composits ,hoje temos a Fibra de Carbono) foi desenvolvido pelo gênio criativo de Jim Hall para a Série CanAm nos em seus Chaparral nos anos 60 .

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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