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Mundial de Endurance

Toyota GR010 Hybrid: o primeiro Hypercar

RIO DE JANEIRO – Após a divulgação oficial das primeiras fotos em testes, ainda camuflado, a Toyota apresentou hoje em caráter definitivo o Hypercar da marca oriental para a disputa do Mundial de Endurance (FIA WEC) na temporada 2021, prevista para começar em março nos EUA, com as 1000 Milhas de Sebring. Com inspiração no […]

RIO DE JANEIRO – Após a divulgação oficial das primeiras fotos em testes, ainda camuflado, a Toyota apresentou hoje em caráter definitivo o Hypercar da marca oriental para a disputa do Mundial de Endurance (FIA WEC) na temporada 2021, prevista para começar em março nos EUA, com as 1000 Milhas de Sebring.

Com inspiração no modelo GR Sport Hypercar da Toyota, o GR010 Hybrid atende ao novo regulamento técnico da categoria substituta da LMP1. Será equipado com motor 3,5 litros V6 de duplo turbo – o TS050 Hybrid tinha mecânica 2,4 litros – e movido a gasolina, com câmbio de sete marchas e sistema de freios hidráulicos atuando nas rodas traseiras. O trabalho de concepção e desenvolvimento durou um ano e meio, em duas frentes: Higashi-Fuji, no Japão e Colônia, na Alemanha.

Além do propulsor a combustão, o GR010 Hybrid tem um sistema híbrido para atuar nas rodas dianteiras, dispendendo 200 kW (272 cavalos de força). O motor estará limitado a 680 cavalos e a potência máxima de 1000 HP por regulamento técnico só será liberada nas longas retas de Le Mans.

O Hypercar, por regulamento, tem também peso mínimo de 1.040 kg – é 162 kg mais pesado que o protótipo LMP1 usado até o ano passado. E também a potência líquida do motor é 32% menor que a mecânica dos japoneses que equipava o TS050 Hybrid. Também é um carro mais comprido, mais alto e mais largo.

Com isso, será atingida a meta do ACO em reduzir para em torno de 3’20” por volta os tempos dos carros da principal categoria, já que o recorde da pista alcançado por Kamui Kobayashi há pouco mais de três anos na definição do grid das 24h de Le Mans de 2017 é de 3’14″791, média de 251,882 km/h.

O lineup de pilotos está inalterado: os campeões Koba, Mike Conway e José María López seguem no carro que terá o dorsal #7, enquanto o #8 será mais uma vez conduzido por Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Brendon Hartley. O holand^ês Nyck De Vries é o eventual piloto de testes e reserva do fabricante japonês para qualquer mudança de última hora que possa ocorrer.

“Em primeiro lugar, estamos muito satisfeitos por ver a Toyota Gazoo Racing entrar em sua nona temporada no WEC – eles têm dado um grande apoio ao campeonato ao longo dos anos e parabéns a todos de Higashi-Fuji e Colônia por criarem uma máquina verdadeiramente magnífica. Este é o início de uma nova era empolgante para as corridas de resistência e para a tecnologia híbrida como um todo, da qual a Toyota continuará sendo parte integrante. Desejamos à equipe todo o sucesso no restante de seu programa de testes e estamos ansiosos para ver o novo Toyota GR010 Hybrid fazer sua estreia nas corridas em breve”, afirmou o novo CEO do WEC, Fréderic Léquien.

A lista de entradas do Mundial de Endurance de 2021 será divulgada na próxima quinta-feira, dia 21. Por superstição, talvez – creio eu, às 12h21 da França, 8h21 da manhã em Brasília. O jeito será colocar mais cedo o despertador e acompanhar esse acontecimento.

A LMH deve ter seis carros inscritos – dois da Toyota, dois da Glickenhaus (sem previsão de estreia), o ByKolles e o LMP1 da Alpine – não se falou mais da Ginetta.

Na LMP2, o Team Jota Sport está garantido com dois carros e outras equipes asseguradas são a campeã United Autosports, o Racing Team Nederland, a DragonSpeed e a Inter Europol Competition.

Porsche e Ferrari devem compor a LMGTE-PRO em 2021, possivelmente reduzida a quatro carros. Parece muito pouco provável que haja times clientes para alinhar carros na classe principal de Grã-Turismo.

A LMGTE-AM tem em princípio a confirmação de três times: Cetilar Racing via AF Corse, com uma Ferrari 488 GTE, o Team Project 1 e a Dempsey Racing-Proton, ambas com Porsche. Veremos se haverá algum Aston Martin na lista de entradas neste ano.

Possivelmente teremos menos de 30 competidores fixos. A ver…