A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Com Corvette, sem Glickenhaus – e sem público: abertura do WEC terá 32 carros em Portimão

RIO DE JANEIRO – Divulgada oficialmente a primeira prévia de inscritos para a abertura da temporada #9 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). A série larga em abril para a primeira de seis etapas – as 8h de Portimão – com a participação de 32 carros de acordo com a lista de entradas. Para […]

RIO DE JANEIRO – Divulgada oficialmente a primeira prévia de inscritos para a abertura da temporada #9 do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). A série larga em abril para a primeira de seis etapas – as 8h de Portimão – com a participação de 32 carros de acordo com a lista de entradas.

Para nenhuma surpresa, a Scuderia Cameron Glickenhaus renunciou à primeira etapa com seu Hypercar, que só nesta semana fez seu primeiro rollout no circuito italiano de Vallelunga, perto de Roma, com Romain Dumas a bordo. Alegadamente, a ausência do SCG 007 LMH, que não correrá com sistemas híbridos, é não só por falta de testes mas também por problemas de homologação.

Mas se o novo Hypercar não estará presente em Portugal, devendo fazer sua estreia na etapa seguinte em Spa, a Corvette Racing é a novidade para o evento do Algarve: um C8.R será inscrito para Antonio Garcia e Oliver Gavin disputarem a prova de abertura do campeonato. Segundo se sabe, é um pré-requisito para ter uma inscrição aceita nas 24h de Le Mans, da qual o construtor dos EUA se ausentou em 2020 por conta dos problemas de logística decorrentes da Pandemia do Covid-19.

Assim, a LMGTE-PRO se apresenta com cinco carros na etapa inaugural e a LMGTE-AM, com treze, tem o maior plantel do grid em Portugal. O total de protótipos e Hypercars é de catorze, cabendo a Alpine ser a única oposição ao GR010 Hybrid da Toyota, além de onze LMP2 – um Ligier e dez Oreca – sendo cinco desses onze LMP2 carros da subclasse Pro-Am, com pilotos bronze.

Nesta sexta, com a revelação da entry list inicial das 8h de Portimão, mais quatro nomes foram confirmados para o campeonato: a equipe belga WRT completou a tripulação do LMP2 com o dorsal #31 contratando o austríaco Ferdinand von Habsburg e o francês Charles Milesi, este de graduação prata.

A Dempsey Racing-Proton fechou pelo menos a trinca do seu Porsche #77 na LMGTE-AM: Christian Ried, patrão, engenheiro e piloto, terá a companhia de Matt Campbell e de Jaxon Evans, que defendeu a equipe na etapa final da última temporada no Bahrein.

Outro nome novo é o de Dennis Olsen no #46 do Team Project 1: o norueguês aparece no lugar que deveria ser do veterano Jörg Bergmeister.

Faltam ainda 13 nomes a serem conhecidos – dois na LMP2, que serão os parceiros de Miro Konôpka no único Ligier do grid e onze na LMGTE-AM.

Dos quatro brasileiros confirmados para o WEC 2021, Pipo Derani não estará na abertura: correrão André Negrão pela Alpine Elf Matmut (Alpine A480 Gibson da LMH), Daniel Serra pela AF Corse (Ferrari 488 GTE EVO da LMGTE-PRO) e Felipe Fraga via TF Sport (Aston Martin Vantage AMR da LMGTE-AM).

Também foi anunciado que tanto a prova de Portimão quanto as 6h de Spa, marcadas para maio, serão com portões fechados, sem a presença de público por conta da Pandemia do Covid-19.

“Infelizmente existem muitas preocupações que permanecem sobre a saúde e segurança públicas em Portugal e na Bélgica”, assentiu Fréderic Lequien, CEO do WEC. “Gostaríamos de agradecer a todos por seu apoio e vamos levar a ação às casas de nossos fãs por meio dos nossos vários acordos de transmissão, pelo aplicativo oficial do FIA WEC e também nossas mídias sociais”, finalizou o dirigente.