A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Para quem não viu: FIA WEC, temporada 2021 – 8h de Portimão

RIO DE JANEIRO – Fim de semana retrasado o blogueiro estava muito mal, na pior fase do Covid – mesmo com sintomas leves – e foi muito difícil tentar acompanhar a contento a disputa da 2ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) – aliás, não escrevi crônica alguma a respeito e peço desculpas […]

RIO DE JANEIRO – Fim de semana retrasado o blogueiro estava muito mal, na pior fase do
Covid – mesmo com sintomas leves – e foi muito difícil tentar acompanhar a contento a disputa da 2ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) – aliás, não escrevi crônica alguma a respeito e peço desculpas por não ter condições para tanto.

Por isso me penitencio com a íntegra das 8h de Portimão, disputadas no dia 13 sem a presença de público no Autódromo Internacional do Algarve – para o evento de Monza, é planejado pela organização franquear entradas em número limitado e o ACO já confirmou que as 24h de Le Mans, em agosto, terão plateia restrita a 50 mil pessoas.

Sem muitas surpresas, a Toyota alcançou sua segunda vitória no campeonato com seu modelo GR010 Hypercar, mas é bom que se diga que a Alpine com seu A480 LMP1 foi melhor em ritmo de classificação, liderou pontualmente a disputa, mas os ciclos de reabastecimento e troca de pneus e pilotos foram melhores para os japoneses que os franceses. Mesmo assim, foi bom ver os três primeiros na mesma volta, ainda que com o #36 do trio André Negrão/Nico Lapierre/Matthieu Vaxivière a 1min08s597 dos vencedores, que foram Brendon Hartley/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima, ao cabo de 300 voltas percorridas pelos 4,653 km do traçado português.

Na LMP2, o Team JOTA desbancou com autoridade a United Autosports, atual campeã em título e venceu em dobradinha, com o #38 de Roberto Gonzalez/Anthony Davidson/Antonio Félix da Costa à frente do #28 de Sean Gelael/Stoffel Vandoorne/Tom Blomqvist.

A United correu duplamente desfalcada: Filipe Albuquerque estava em Detroit no mesmo fim de semana e Fabio Scherer foi substituído por Wayne Boyd por motivos de Covid. Assim, o pódio conquistado pelo trio que teve ainda Phil Hanson e Paul di Resta não foi de todo mau.

A destacar o bom 9º posto geral e o sexto posto na classe para o trio da Richard Mille Racing formado por Beitske Visser/Tati Calderón/Sophia Flörsch. Prova super competitiva das meninas do carro #1. Na Pro-Am, ganharam Esteban Garcia/Norman Nato/Mathias Beche (este, substituindo Loïc Duval), com o carro da RealTeam Racing.

Entre os quatro LMGTE-PRO inscritos, os Porsches 911 RSR-19 padeceram de crônicos problemas de desgaste de pneus e não foram páreo para as Ferrari da AF Corse. Na luta interna entre os vermelhos, venceu o #51 de Ale Pier Guidi/James Calado, com Daniel Serra subindo ao pódio em segundo junto ao espanhol Miguel Molina.

Na subclasse LMGTE-AM, a Cetilar Racing teve uma corrida perfeita e ganhou de novo com o trio Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto/Antonio Fuoco, suplantando o Porsche do Team Project 1 inscrito para Matteo Cairoli/Riccardo Pera/Egidio Perfetti. Aliás, um pódio praticamente composto por pilotos italianos ou descendentes de – já que o 3º lugar foi ocupado por Thomas Flöhr/Francesco Castellacci/Giancarlo Fisichella.

Augusto Farfus e Marcos Gomes ajudaram Paul Dalla Lana a levar o #98 da Aston Martin Racing ao 4º lugar da divisão, com o trio completando na mesma volta dos três primeiros colocados. Já Felipe Fraga e os parceiros Dylan Pereira e Ben Keating tiveram uma disputa bem mais atribulada, completando a corrida em 8º na divisão – atrás da Ferrari das “Iron Dames” e sétimo para efeito de pontos, pois a Kessel Racing (em parceria com a CarGuy) fez as 8h de Portimão como teste para as 24h de Le Mans.

A prova portuguesa marcou também a estreia do Hypercar da Glickenhaus. Com um único chassi pronto, o time estadunidense alinhou Ryan Briscoe/Romain Dumas/Richard Westbrook no fim de semana e o carro, embora tenha evoluído, padeceu de falta de velocidade. Na definição do grid ficaram em 11º na geral, atrás de sete protótipos LMP2. E na corrida, além de se envolverem numa carambola com um Porsche e um Aston Martin da LMGTE-AM, tiveram que recorrer às garagens numa longa parada para troca de embreagem.

O resultado foi que o Glickenhaus 007 LMH completou apenas 246 voltas, fazendo o restante da corrida como treino para as 6h de Monza, onde a equipe terá inclusive dois carros, confirmando seu trio do segundo chassi com Pipo Derani/Gustavo Menezes/Loïc Duval.

A próxima corrida está marcada para 18 de julho.