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GT World Challenge Europe Endurance

Ferrari e Iron Lynx triunfam nos 1000 km de Paul Ricard

RIO DE JANEIRO – Vencedora das 24h de Spa ano passado, dando à Ferrari a primeira vitória naquele clássico do Endurance em mais de 15 anos, a Iron Lynx deu ao construtor de Maranello mais um triunfo histórico: em 1-2, o time italiano faturou sábado a disputa dos 1000 km de Paul Ricard, válidos como […]

RIO DE JANEIRO – Vencedora das 24h de Spa ano passado, dando à Ferrari a primeira vitória naquele clássico do Endurance em mais de 15 anos, a Iron Lynx deu ao construtor de Maranello mais um triunfo histórico: em 1-2, o time italiano faturou sábado a disputa dos 1000 km de Paul Ricard, válidos como 2ª etapa do GT World Challenge Europe Endurance.

O trio formado por Antonio Fuoco/Davide Rigon/Daniel Serra administrou a disputa e o triunfo que deixa os pilotos do #71 na liderança do campeonato com 38 pontos somados, depois dos problemas enfrentados pelos principais rivais.

Principalmente o Audi #32 vencedor na abertura do campeonato em Imola: o carro do Team WRT conduzido por Charles Weerts/Dries Vanthoor/Kelvin Van der Linde apresentou primeiro um dechapamento decorrente de um furo de pneu. Depois, o belga, no afã de recuperar posições, pois tentava furiosamente se aproximar dos líderes, bateu com a Mercedes-AMG da Madpanda Motorsport, com o argentino Franco Girolami a bordo. Bastou: a equipe belga ficou fora da prova.

Não obstante, três dos Lamborghini Huracán que lutaram na linha de frente tiveram também problemas com furos de pneus, principalmente o #63 de Jack Aitken/Albert Costa Balboa/Mirko Bortolotti, que ainda seria chamado a box para reparar a luz traseira que não funcionava. Como resultado, o trio da Emil Frey Racing conseguiu apenas o 6º lugar, certamente um resultado que não imaginavam.

Também o trio do Mercedes-AMG da Akkodis-ASP Racing formado por Jules Gounon/Raffaele Marciello/Dani Juncadella foi apeado da luta pela vitória ao sofrer uma penalização de tempo na ordem de 15 segundos, por irregularidade numa das janelas obrigatórias de pit stop. Assim, o carro #88 perderia o segundo posto para a outra Ferrari da equipe comandada por Andrea Piccini e guiada por Miguel Molina/Nicklas Nielsen/James Calado.

Outros destaques além da vitória da Ferrari foram o ótimo 4º lugar da ROWE Racing com o trio júnior da BMW formado por Max Hesse/Neil Verhagen/Daniel Harper, logo à frente do Audi do trio Valentino Rossi/Fred Vervisch/Nico Müller, no melhor resultado do “Doutor” desde que passou das motos aos carros.

A equipe fez uma estratégia perfeita para esse carro: Rossi abriu o primeiro stint e em bom ritmo, chegou a andar em 8º, não muito longe do pelotão da ponta. Com o tempo mínimo de pilotagem cumprido pelo antigo astro da MotoGP, Nico Müller pegou o volante e veio de décimo-quarto para um turno de recuperação sensacional. Depois, Vervisch só manteve o #46 em boa posição. O trio foi um dos únicos sete que completou 176 voltas na disputa.

A bordo da segunda BMW M4 da ROWE, Augusto Farfus e os parceiros Nick Yelloly e Nicky Catsburg passaram mais uma vez raspando na zona de pontuação. Terminaram em 11º lugar, uma volta atrasados.

Nas demais subclasses, a Silver Cup teve vitória da Al Manar Racing by HRT, com o ótimo sétimo lugar absoluto do Mercedes-AMG guiado por Al Faisal Al Zubair/Fabian Schiller/Acxil Jefferies. Com Thomas Drouet na vaga de Konstantin Tereschenko, Casper Stevenson e Tommaso Mosca completaram a tripulação que levou outro carro da marca da estrela de três pontas ao top 10 final, com o oitavo posto e o segundo na Silver Cup. O pódio da classe foi completado por Finlay Hutchison/Diego Menchaca/Lewis Proctor, num dos Audi da WRT.

Na divisão Gold Cup, o McLaren 720S GT3 da Inception Racing w/Optimum Motorsport foi um surpreendente nono colocado absoluto, vencendo a divisão com Brendan Iribe/Ollie Millroy/Frederik Schandorff, com as meninas da Ferrari Iron Dames, conduzida por Rahel Frey/Sarah Bovy/Michelle Gätting em segundo e o Audi dos irmãos Arnold e Maxime Robin, mais Ryuchiro Tomita, fechando o pódio.

Com quatro inscritos, mediante o forfait da CMR por quebra de motor do Bentley Continental inscrito nesta etapa, a Pro-Am foi decidida na última volta: ganhou a SPS Automotive Performance, com Martin Konrad/Dominik Baumann/Valentin Pierburg superando o McLaren de Henrique Chaves/Alexander West/Miguel Ramos. A AF Corse pescou o último degrau do pódio com Andrea Bertolini/Louis Machiels/Stefano Costantini.

Próximo desafio da série: as 24h de Spa-Francorchamps, dias 30 e 31 de julho.