A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Cadillac-Ganassi fecha trio do WEC em 2023

RIO DE JANEIRO – Menos de 48h após a disputa da Petit Le Mans, que fechou o ano de Endurance da Cadillac-Chip Ganassi Racing, a equipe confirmou seus recrutas para a campanha do FIA WEC, o Mundial de Endurance, na divisão Hypercar. Para surpresa de ninguém, o neozelandês Earl Bamber e o britânico Alexander Lynn […]

RIO DE JANEIRO – Menos de 48h após a disputa da Petit Le Mans, que fechou o ano de Endurance da Cadillac-Chip Ganassi Racing, a equipe confirmou seus recrutas para a campanha do FIA WEC, o Mundial de Endurance, na divisão Hypercar.

Para surpresa de ninguém, o neozelandês Earl Bamber e o britânico Alexander Lynn foram confirmados como dois dos três pilotos da formação.

A terceira escolha é pela experiência, maturidade e muita velocidade – ainda. Aos 47 anos, Richard Westbrook ainda mostra ser muito útil e a excelente campanha pela JDC-Miller Motorsports na série IMSA não foi esquecida. “Westy” volta ao FIA WEC, após provas esparsas pela Glickenhaus e várias aparições nas 24h de Le Mans pela Corvette Racing e outras escuderias – inclusive a Ganassi, no projeto Ford EcoBoost LMGTE e LMGTE-PRO.

A opção por Westbrook é uma tendência pelo menos num primeiro momento já demonstrada pelos demais construtores envolvidos nos novos projetos de Esporte-Protótipo para GTP nos EUA e Hypercar no Mundial de Endurance: trazer pelo menos um ou dois, no máximo, pilotos com ‘rodagem’ ao lado de nomes com menos idade e muita juventude. É uma mescla já existente nas equipes Porsche, BMW e Cadillac num primeiro momento, sem contar Toyota e Peugeot, faltando a Ferrari confirmar quem estará a bordo em 2023.

Outro fator considerado, sem contar o estilo de pilotagem, sempre levado em consideração: a pouca diferença ergométrica entre os pilotos na altura, principalmente – o que é fundamental para o conforto interno no cockpit. Se a foto acima não for montagem, a margem é mínima entre eles.

A Ganassi, além da Penske, será a outra equipe a fazer valer o regulamento de convergência e estar presente no WEC e na IMSA. Inclusive, a Cadillac Racing-Chip Ganassi Racing vai com seus dois Cadillac V-LMDh com motor aspirado DOHC V8 5,5 litros + sistemas híbridos, para as 24h de Daytona, aproveitando o trio do WEC.

Oportunamente, o parceiro de Renger Van der Zande e Sébastien Bourdais para a abertura do campeonato de 2023 deve ser anunciado e não duvido que seja Scott Dixon o escolhido.