Bomba: Franchitti anuncia aposentadoria
RIO DE JANEIRO – Acabo de ver pelo twitter que o escocês Dario Franchitti, três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e quatro vezes campeão da Fórmula Indy, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria definitiva do automobilismo. O piloto de 40 anos foi aconselhado pelos médicos que o assistiram após o acidente sofrido na etapa de Houston, no Texas, a parar com a atividade automobilística. E é o que o piloto fará após 265 corridas disputadas, com 31 vitórias e 33 pole positions.
Abaixo reproduzo o trecho do comunicado emitido hoje pela Chip Ganassi Racing com a declaração de Franchitti sobre sua aposentadoria das pistas.
“Desde o meu acidente em Houston, eu estive sob os cuidados de especialistas, médicos e enfermeiros, os quais fizeram a minha saúde, a minha segurança e da minha recuperação a principal prioridade. Sou eternamente grato pela assistência médica que tenho recebido ao longo das últimas semanas. Eu também gostaria de agradecer a minha família e amigos pelo apoio inacreditável.
Um mês após o acidente e com base no aconselhamento dos médicos que trataram e avaliaram minha cabeça e lesões na coluna vertebral pós-acidente, a opinião médica é que eu devo parar de correr. Eles deixaram muito claro que os riscos envolvidos em mais corridas são grandes e pode ser prejudicial para o meu longo prazo bem-estar. Com base nessa orientação médica, eu não tenho outra escolha a não ser parar.
O automobilismo tem sido a minha vida por mais de 30 anos e é muito difícil pensar que minha carreira acabou. Eu estava realmente ansioso para a temporada de 2014 com a Target Chip Ganassi Racing, com o objetivo de ganhar uma quarta Indianapolis 500 e um quinto campeonato IndyCar Series .
Eu gostaria de agradecer a todos os meus colegas concorrentes, colegas, equipe e os patrocinadores pelo apoio incrível ao longo deste período incrível. Eu também gostaria de agradecer a Hogan Racing, Team KOOL Green e Andretti Green Racing para as oportunidades de competir na pista e, especialmente, Target Chip Ganassi Racing, que se tornaram como uma família para mim desde que entrei para o time em 2008. Eu seria negligente se eu não agradecer a todos os meus fãs ao redor do mundo. Eu não tenho como agradecer o suficiente aos que estiveram do meu lado por todos esses anos.
Guardarei boas lembranças de minha carreira na CART e IndyCar Series e as relações que eu forjei no esporte e que vão durar toda uma vida.
Espero que com o tempo, eu seja capaz de exercer alguma atividade extrapista com a IndyCar Series. Eu amo as corridas de monopostos e eu quero ver o sucesso delas. Eu conversarei com Chip para ver como posso ficar envolvido com a equipe, e com todos os amigos incríveis que eu fiz ao longo dos anos.
Como meu amigo Greg Moore dizia: ‘Vejo você na frente ‘”
Com o fim da carreira de Franchitti, Chip Ganassi terá que buscar um substituto à altura para um dos quatro carros do time em 2014. Uma excelente vaga se abre, lamentavelmente, em razão deste anúncio.
uma pena mesmo…
pelo visto as lesões em Houston foram mais sérias que o imaginado.
mas de qualquer maneira,reforça a várzea que a Indy se tornou(cortesia do sr. Tony George),se tivessem sido tomadas todas as precauções e os cuidados na organização e na escolha das pistas aonde correr,Franchitti não teria sofrido o acidente de Houston e não teria que ser forçado a parar.
Muito bem lembrado.
E tem gente que ainda acha que o oval é que é perigoso. . .recado direto ao Bruno Sobrinho.
E o Dario escapou por sorte, lembro do acidente do Jeff Krosnoff na Cart, também pista de rua, com alambrado e poste, lá se vão 17 anos e os caras não aprenderam.
Pecado que o escocês está sendo obrigado pelas circunstâncias a encerrar a carreira. . .ao menos nos monopostos. . .queria ver no que daria a parceria com o amigo Kanaan.
Zé Maria
Bem lembrado,Zé.
os caras da Indy não se levam a sério mesmo…
tomara torço para pelo menos umas provas de endurance o franchitti correr
Quem sabe Dario e Marino juntos
Esquece. Quando os médicos falaram. Ele foi aconselhado a não correr nem de pedalinho em Águas de Lindóia.
Uma surpresa e uma pena, vai fazer falta. Foi um dos pilotos mais inteligentes da F-Indy em termos de administrar a corrida e poupar o carro até a hora de atacar. E aí sabia ser rápido.
Pelo menos sobreviveu ao violentíssimo acidente…
De qualquer forma, mais uma razão para os responsáveis pela categoria analisarem mais a fundo a questão da segurança. Algumas corridas em ovais e outras em pistas de rua cheias de lombadas e curvas cegas são mais perigosas do que o aceitável hoje em dia no esporte.
Imagino que seja resultado de alguma concussão sofrida. Se for, seria interessante a informação se tornar publica, ou de conhecimento as pessoas do meio, para que, se possível, medidas possam ser tomadas.
Uma pena mesmo, um grande campeão, piloto rápido, cerebral e cirúrgico. Penso que a Ganassi deveria concentrar seus esforços nos três carros do ano que vem mesmo…
Isso só reforça o que já pensava: Pistas como Baltimore e Houston são tão ou mais perigosas que ovais, além de não oferecer o mínimo de estrutura (Baltimore tem uma linha férrea no meio do traçado…), ou seja, a pista, quando não tem segurança, não importa qual seja a sua configuração.
Quanto ao Dário, uma pena…tive o prazer de vê-lo correr das arquibancadas do Anhembi, nas 4 edições da SP Indy 300, um cara que foi rotulado por alguns aqui no Brasil (tinha q ser…) de piloto “mediano” por ser mais cerebral e nem sempre ser aquele piloto de extrema agressividade. Os números mostram como ele foi “mediano”…3 Indy 500 e 4 títulos da Indycar Series…com certeza um dos maiores da histíria…ao menos dos últimos 25 anos.
Se a medida é para preservar sua saúde e, consequentemente, sua vida, têm meu apoio…mas é uma pena para a categoria e para o automobilismo.
É isso aí, Fernando Lima.
Se nós aqui no Brasil tivéssemos alguns pilotos “medianos” como o Dário, as coisas seriam bem melhores. . .o problema é que só temos “super-campeões” e na hora do vamo vê. . .quem acaba vencendo são os tais dos “medianos”!!
Que tal Bruno Senna para substituí-lo?
É pra rir?