ACO fecha lista de Le Mans: Lotus fora, Millenium reaparece
RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) divulgou nesta terça-feira a lista definitiva de inscritos para a 82ª edição das 24 Horas de Le Mans. Os 168 pilotos dos 56 carros já são conhecidos, com algumas alterações e um último forfait: por problemas de homologação do novo protótipo T129, a Lotus não vai disputar a prova de Sarthe com o carro que seria conduzido por Christijan Albers/Pierre Kaffer/Christophe Bouchut. Teremos que esperar até Austin para ver o novo bólido do WEC. E assim a lista dos LMP1 é reduzida a nove carros, com os três Audi, os dois Porsches, os dois Toyota e os dois Rebellion R-One.
Para surpresa geral, uma equipe que anunciara sua ausência na corrida retornou à lista de entradas: a Millenium Racing confirmou que estará na corrida com pelo menos um Oreca 03 Nissan, aumentando o total de inscritos da LMP2 para dezenove. O carro será guiado por Fabién Giroix/Oliver Turvey/John Martin. Não deixa de ser importante que o time com bandeira dos Emirados Árabes esteja presente, porque é um alento para os grids da segunda divisão dos protótipos a partir da etapa de Austin até o fim do campeonato.
Outras novidades são a confirmação de Mika Salo a bordo do carro #27 da SMP Racing ao lado de Sergey Zlobin e Anton Ladygin, uma vez que Viktor Shaitar junta-se a Andrea Bertolini e Aleksej Basov na condução da Ferrari #72 do time russo, inscrita na classe LMGTE-AM. Será a primeira prova do veterano finlandês ex-Fórmula 1 pelo WEC. No carro #42 da Greaves, sob bandeira da Caterham, estarão Alessandro Latif/Rudolf Munnemann/James Winslow – este último fez algumas provas pela KCMG ano passado.
Na LMGTE-AM, Frankie Montecalvo foi escalado como o substituto de Enzo Potolicchio na Ferrari #90 do time do venezuelano, a 8Star Motorsports. E Christoffer Nygaard está confirmado no #98 da Aston Martin, em parceria com Pedro Lamy e Paul Dalla Lana.
A lista definitiva para a 82ª edição das 24 Horas de Le Mans é esta:
LMP1-H
#1 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Tom Kristensen/Loïc Duval/Lucas Di Grassi
#2 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer
#3 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Filipe Albuquerque/Oliver Jarvis/Marco Bonanomi
#7 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS040 Hybrid (M)
Alexander Wurz/Stéphane Sarrazin/Kazuki Nakajima
#8 TOYOTA RACING JPN
Toyota TS040 Hybrid (M)
Anthony Davidson/Nicolas Lapierre/Sébastien Buemi
#14 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb
#20 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley
LMP1-L
#12 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One Toyota (M)
Nicolas Prost/Mathias Beche/Nick Heidfeld
#13 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One Toyota (M)
Andrea Belicchi/Dominik Kraihamer/Fabio Leimer
LMP2
#21 STRAKKA RACING GBR
Dome-Strakka S103 Nissan (M)
Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane
#22 MILLENIUM RACING UAE
Oreca 03 Nissan (D)
Fabién Giroix/John Martin/Oliver Turvey
#24 SÉBASTIEN LOEB RACING FRA
Oreca 03 Nissan (M)
René Rast/Jan Charouz/Vincent Capillaire
#26 G-DRIVE RACING RUS
Morgan Nissan LMP2 (D)
Roman Rusinov/Olivier Pla/Julien Canal
#27 SMP RACING RUS
Oreca 03 Nissan (M)
Mika Salo/Anton Ladygin/Sergey Zlobin
#29 PEGASUS RACING DEU
Morgan Nissan LMP2 (D)
Julien Schell/Niki Leutwiller/Stéphane Raffin
#33 OAK RACING TEAM ASIA FRA
Ligier JS P2 HPD (M)
David Cheng/Ho-Pin Tung/Adderly Fong
#34 RACE PERFORMANCE CHE
Oreca 03 Judd (D)
Michel Frey/Franck Mailleux/Jon Lancaster
#35 OAK RACING FRA
Ligier JS P2 Nissan (D)
Alex Brundle/Jann Mardenborough/Mark Shulzhistkiy
#36 SIGNATECH-ALPINE FRA
Alpine A450 Nissan (D)
Nelson Panciatici/Paul-Loup Chatin/Oliver Webb
#37 SMP RACING RUS
Oreca 03 Nissan (M)
Nicolas Minassian/Maurizio Mediani/Kyrill Ladygin
#38 TEAM JOTA SPORT GBR
Zytek Z11SN Nissan (D)
Simon Dolan/Harry Tincknell/Marc Gené
#41 GREAVES MOTORSPORT GBR
Zytek Z11SN Nissan (D)
Tom Kimber-Smith/Chris Dyson/Matt McMurry
#42 CATERHAM RACING MYS
Zytek Z11SN Nissan (D)
Alessandro Latif/Rudolf Munnemann/James Winslow
#43 NEWBLOOD BY MORAND RACING CHE
Morgan Judd LMP2 (D)
Christian Klien/Gary Hirsch/Romain Brandela
#46 TDS RACING FRA
Ligier JS P2 Nissan (D)
Pierre Thiriet/Ludovic Badey/Tristan Gommendy
#47 KCMG HKG
Oreca 03 Nissan (M)
Richard Bradley/Matthew Howson/Alexandre Imperatori
#48 MURPHY PROTOTYPES IRL
Oreca 03 Nissan (D)
Rodolfo Gonzalez/Karun Chandhok/Nathanaël Berthon
#50 LARBRE COMPETITION FRA
Morgan Judd LMP2 (M)
Keiko Ihara/Ricky Taylor/Pierre Ragues
LMGTE-PRO
#51 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Gianmaria Bruni/Toni Vilander/Giancarlo Fisichella
#52 RAM RACING GBR
Ferrari F458 Italia (M)
Matt Griffin/Álvaro Parente/Federico Leo
#71 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Davide Rigon/James Calado/Olivier Beretta
#73 CORVETTE RACING USA
Chevrolet Corvette C7-R (M)
Jan Magnussen/Antonio Garcia/Jordan Taylor
#74 CORVETTE RACING USA
Chevrolet Corvette C7-R (M)
Oliver Gavin/Tommy Milner/Richard Westbrook
#91 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Patrick Pilet/Jörg Bergmeister/Nick Tandy
#92 PORSCHE AG TEAM MANTHEY DEU
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Marco Holzer/Fréderic Makowiecki/Richard Lietz
#97 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Stefan Mücke/Darren Turner/Bruno Senna
#99 ASTON MARTIN RACING-BAMBOO ENGINEERING GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Darryl O’Young/Fernando Rees/Alex MacDowall
LMGTE-AM
#53 RAM RACING GBR
Ferrari F458 Italia (M)
Johnny Mowlem/Archie Hamilton/Mark Patterson
#58 TEAM SOFREV-ASP FRA
Ferrari F458 Italia (M)
Fabién Barthez/Anthony Pons/Soheil Ayari
#60 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Peter Ashley Mann/Lorenzo Casé/Raffaele Gianmaria
#61 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Luis Perez-Companc/Mirko Venturi/Marco Cioci
#62 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Yannick Mallegol/Jean-Marc Bachellier/Howard Blank
#66 JMW MOTORSPORT GBR
Ferrari F458 Italia (M)
Seth Neiman/Spencer Pumpelly/Abdulaziz Al Faisal
#67 IMSA PERFORMANCE MATMUT FRA
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Erik Maris/Jean-Marc Merlin/Eric Hélary
#70 TEAM TAISAN JPN
Ferrari F458 Italia (M)
James Rossiter/Martin Rich/Pierre Ehret
#72 SMP RACING RUS
Ferrari F458 Italia (M)
Andrea Bertolini/Viktor Shaitar/Aleksej Basov
#75 PROSPEED COMPETITION BEL
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
François Perrodo/Matthieu Vaxivière/Emmanuel Collard
#76 IMSA PERFORMANCE MATMUT FRA
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Raymond Narac/Nicolas Armindo/David Hallyday
#77 DEMPSEY RACING-PROTON USA
Porsche 911 (991) GT3 RSR (M)
Patrick Dempsey/Joe Foster/Patrick Long
#79 PROSPEED COMPETITION BEL
Porsche 911 (997) GT3 RSR (M)
Jeroen Bleekemolen/Cooper MacNeil/Bret Curtis
#81 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia (M)
Steve Wyatt/Michele Rugolo/Sam Bird
#90 8STAR MOTORSPORTS USA
Ferrari F458 Italia (M)
Frankie Montecalvo/Gianluca Roda/Paolo Ruberti
#95 ASTON MARTIN RACING-YOUNG DRIVER GBR
Aston Martin Vantage V8 (M)
Nicki Thiim/Kristian Poulsen/David Heinemeier-Hänsson
#98 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Racing V8 (M)
Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Christoffer Nygaard
INVITATIONAL
#0 NISSAN MOTORSPORTS JPN
Nissan ZEOD RC (M)
Lucas Ordoñez/Wolfgang Reip/Satoshi Motoyama
Invitational, o que é ?
Carro convidado, sem pontos para o campeonato.
Uma dia para ti é colocar do lado do nome do carro um parenteses escrito (WEC) porque nem todos os carros como você sabe pontuam pro WEC na prova em Sarthe sendo que a prova é tão importante que o público em geral “esquece” que é a terceira etapa do campeonato (que por sinal a mais importante e paga pontuação dobrada).
Sim, eu sei disso. Mas não vou fazer isso agora, não.
Rodrigo, esse carro convidado é aquele Delta Wing???
Não, César, é um carro muito parecido, mas agora sendo 100% Nissan. O “pai” é o mesmo, o engenheiro Ben Bowlby.
A Nissan era parceira da Panoz no primeiro ano de vida do projeto, antes da segunda encampar tudo relacionado ao mesmo, mudando motores, pneus e fechando o cockpit do carro de uma maneira pra lá de duvidosa, esteticamente falando.
Sendo assim, a fabrica japonesa contratou Bowlby para desenvolver um carro que segue o mesmo conceito, mas dessa vez hibrido, equipado com um motor elétrico e com um de combustão que pesa 40 Kg.
Não, parceiro. É um novo projeto, mas com o mesmo engenheiro (Ben Bowlby) à frente. O Don Panoz inclusive quer processar a Nissan por plágio. Briga perdida. Os caras têm argumentos para se defender.
Sou só eu ou mais alguém acha muito difícil esse carro da Lotus entrar na pista esse ano, depois de ter perdido a chance de correr em Le Mans?
Dizem que vem em Austin.
Acho muito difícil, Rodrigo. A grande vedete da temporada é a prova francesa, vejo poucas chances da equipe conseguir patrocínio depois dela.
Aposto que corre só em 2015, se correr.
Bem…tá enrolado esse Lotus, hein??
Quanto à Millenniun, Mattar, vem com o #22 só para Le Mans ou para todo o restante da temporada também?
Por enquanto, Fernando, só para Le Mans. Vamos ver se a partir de Austin o carro reaparece. E também o #23.