Tyrrell P34: exemplo de inovação
RIO DE JANEIRO – A pedido da Evelyn Guimarães (recomendo não recusar, aliás) e do GRANDE PRÊMIO, foi narrado por este que vos escreve um “report” sobre o Tyrrell P34, um dos projetos mais inovadores de todos os tempos não só na Fórmula 1, como também no esporte a motor em geral.
Um carro com seis rodas, pneus baixos e de menor polegada, que foi competitivo por um período, foi vitorioso e conquistou pódios, chocando e inovando. E calando a boca dos que fizeram piada acerca do design experimentado pelo engenheiro Derek Gardner.
Saboreiem o “report” em vídeo. Ficou muito bom. E não há nenhuma falsa modéstia nisto.
Um dos carros mais lindos produzidos pela Fórmula 1. E tive o privilégio de ver competir.
Coisa mais linda de se ver era a dupla Peterson/Depailler fazer o antigo “Sol” num power steering que parecia um ballet.
Faltou mostrar a influência que o P34 gerou sobre a F1 naquela época. Em novembro de 76 a March apresentou o 2-4-0, com dois eixos traseiros, e no começo de 1977 a Ferrari testou a 312 “T6”, com dois pares de pneus de menor dimensão no eixo traseiro, e que teve bons resultados de desempenho até Reutemann sofrer um acidente muito forte. O princípio era o mesmo, diminuir a área frontal com incremento de velocidade. Até a Fittipaldi sondou um 6 rodas, com a contratação do engenheiro Shahab Ashmed, que foi assistente de Derek Gardner na Tyrrell. E a Williams também fez seus protótipos, o FW 07D, em 81, e o FW08B, em 82, quer dizer, foram vários estudos sobre o tema até a FIA banir o uso de mais de 4 rodas em 1983.
Muito bom, Rodrigo.
Aliás, esse é um comentário recorrente por aqui.
Apenas um adendo, e aproveitando o que disse o Fabio:
Não confundir área frontal com área plana equivalente, esta sim primordial para o cálculo do coeficiente de penetração.
Na P34, por conta dos gigantescos pneus traseiros, a área plana equivalente não sofreu redução.
Na Ferrari 312 T 6, pode ser dito que também não houve, periga até de ter aumentado.
Já no caso do 2-4-0 e do FW-07D, onde as 6 rodas eram idênticas, aí sim ocorreu a redução.
Abraço.
Zé Maria
Ficou excelente Rodrigo! Parabéns!
Sugestão: Seria possível fazer algo assim, com as histórias das “Equipes Pequenas”? Mas tem de ser você narrando.
Leandro, para isso já haverá o meu livro que estará editado em breve.
Desejo todo sucesso Rodrigo!
Estamos aguardando.
Livro!?
Aquisição obrigatória!!!
Essa miniatura em 1:64 eu tenho, coisa mais linda!!!