Os 50 melhores pilotos não F-1 – parte 5 (final)
RIO DE JANEIRO – Hora de encerrar a lista da Autosport com os 50 melhores pilotos que não passaram pela Fórmula 1, novamente com alguns nomes um tanto quanto discutíveis. Compreensível: os ingleses gostam de puxar a sardinha para o lado deles. Já fazem isso normalmente com os que passaram pela categoria máxima – imagine se fariam diferente com essa lista…
Vamos aos dez mais, pois.
Laurent Aiello
Inconcebível que Laurent Aiello esteja à frente de um piloto do calibre de Gil de Ferran nessa lista. E pelo visto, a imprensa britânica se esqueceu da notória animosidade com os franceses para pô-lo em 10º lugar. Aiello teve poucas chances com a F-1, no máximo um teste pela McLaren, cortesia de seu antigo patrocinador, a Marlboro. Encontrou-se em competições de turismo, vencendo o BTCC e também o DTM. Ganhou as 24 Horas de Le Mans em sua primeira aparição no circuito de Sarthe.
Walter Röhrl
Ele é o que comumente chamamos de “lenda viva”, um monstro das competições de Rally que mandou muito bem no asfalto, nas chances que teve. Walter Röhrl jamais passou perto da Fórmula 1, mas teve fãs dentro dela. Um dos que o tinham como ídolo era um certo Michael Schumacher.
Gary Paffett
Outro nome que figura na listagem mais pela paixão do que propriamente pela razão. Gary Paffett é o eterno piloto de testes da McLaren. Aos 32 anos, continua desempenhando este papel para o time britânico. Claro que além de colaborar com a McLaren, deve existir para o escocês uma ótima compensação financeira. E, de mais a mais, ainda guia – e bem – no DTM. Mas convenhamos: não é nenhuma sumidade.
Parnelli Jones
Esse foi fera. Parnelli Jones venceu as 500 Milhas de Indianápolis em 1963 e também conquistou outras corridas da antiga USAC nos Estados Unidos. Nunca chegou à Fórmula 1 como piloto e acabou envolvido com a categoria quando sua equipe apareceu para disputar algumas corridas com Mario Andretti entre 1974 e 1976. Sua escuderia somou apenas seis pontos em 16 GPs de que participou. Em agosto, Parnelli completa 80 anos bem-vividos.
Dave Coyne
Mais uma das escolhas “para inglês ver”. Consta que Dave Coyne, estrela da Fórmula Ford britânica no fim dos anos 80, foi chamado por Eddie Jordan para suceder Bertrand Gachot em seu time que estreara na Fórmula 1 em 1991. Tudo apalavrado. Até que chegou um tal de Michael Schumacher. E ninguém nunca mais ouviu falar em Dave Coyne que, cabe lembrar, não tem parentesco nenhum com Dale Coyne, dono de equipe na Fórmula Indy.
Rick Mears
O Rei dos Ovais. A alcunha caiu muito bem para este piloto, que foi um dos maiores neste tipo de circuito, em qualquer tempo. Rick Mears venceu quatro vezes as 500 Milhas de Indianápolis e consagrou-se na Fórmula Indy pela equipe de Roger Penske. Em 1980, quando tinha 28 anos, teve uma oportunidade única de testar um Fórmula 1: andou no Brabham BT49 de Nelson Piquet no circuito californiano de Riverside… e meteu tempo no brasileiro! Bernie Ecclestone, astuto e espertíssimo, usou o canto da sereia para atrair Mears. Não houve acordo e o piloto seguiu nos EUA até o fim de sua carreira.
AJ Foyt
O texano Anthony Joseph Foyt Jr. nunca precisou da Fórmula 1 para se revelar um autêntico mito das pistas. Ganhou tudo o que pôde ganhar como piloto, incluindo a Indy 500 por quatro vezes, as 500 Milhas de Daytona na Nascar em 1972 e também as 24 Horas de Le Mans, com o lendário Ford GT40. Até hoje, com 78 anos de idade, continua ativo na Fórmula Indy, chefiando a escuderia que leva seu nome.
Dario Franchitti
O escocês é bom. Mas está longe demais numa lista que tem Foyt, Mears, Gil de Ferran e outros nomes tão talentosos quanto ele, não é não? Enfim… coisas dos britânicos. Dario Franchitti até tentou a Fórmula 1, treinando com carros da McLaren e da Jaguar. Mas desiludiu-se e brilhou nos EUA. Venceu três vezes as 500 Milhas de Indianápolis e tem quatro títulos da Fórmula Indy. E ainda foi marido da Ashley Judd.
Sébastien Loeb
Deixar Sébastien Loeb de fora de qualquer lista de grandes pilotos que jamais chegaram à Fórmula 1 é um tremendo atestado de burrice. Os ingleses podem ser exagerados, pachecos, mas burros, não são. Nove vezes campeão mundial de Rally, vice nas 24 Horas de Le Mans, o francês de 39 anos não fez feio quando treinou de Fórmula 1, com as equipes Red Bull e Toro Rosso. Muito pelo contrário: foi velocíssimo e seu nome chegou a ser cotado para, vez ou outra, aparecer nas corridas da categoria máxima. Em 2014, disputará o WTCC, o Mundial de Carros de Turismo.
Tom Kristensen
Pilotaço. Tom Kristensen merece a distinção de #1, top da lista dos 50 melhores pilotos que nunca competiram pela Fórmula 1. Teve uma carreira bastante boa em monopostos, andou na F-3000 e F-Nippon e testou para três equipes da categoria máxima, entre elas a Tyrrell, quando a escuderia estava passando às mãos da British American Racing. As nove vitórias nas 24 Horas de Le Mans, a maior corrida de Endurance do mundo, bem como seus inúmeros triunfos em provas longas, com Porsche, Bentley e principalmente Audi, contribuíram para que fosse escolhido o melhor entre os 50 que a Autosport elencou.
Bom Top 3, mas acho que o Mears deveria ter entrado no lugar do Franchitti. outras posições no Ranking também são discutíveis, como o Valentino “Il Dottore” Rossi entre os últimos, quando merecia pelo menos um Top 30.
Nem eu que não tenho tanto conhecimento assim da história mais antiga do automobilismo sei que tem uns nomes que essa ordem está meio errada. Falemos então do Kristenssen que realmente é um piloto sensacional. Outro é o Loeb. Quando você pensa que já viu o Loeb no seu máximo, ele te surpreende. Esse, se quiser, tem muito o que correr ainda no automobilismo.
Acho que faltaram Ari Vatanen, Giacomo Agostini, Al Unser (pai), Richard Petty, Dale Earnhardt (pai) e Jimmie Johnson.
O Giacomo Agostini chegou a participar de algumas corridas de F1 numa época em que havia uma versão inglesa da competição.
E quanto aos outros nomes que você mencionou, realmente fizeram falta.
Sim, é verdade que Ago correu de F-1 em provas extracampeonato e na chamada Fórmula Aurora, mas quando isto aconteceu, em 1979, ele tinha 37 anos. Bem difícil, portanto, alavancar uma carreira internacional como piloto em quatro rodas.
Rodrigo Mattar: se bem me serve a memória, o Rick Mears levou um caminhão de tempo do Nelson Piquet quando testou a Brabham, acho que foi em Paul Ricard e não Riverside. Não se entendia com os pedais, parava a cada volta e não foi cogitado, portanto. Posso estar errado, mas, merece uma checagem!
Segundo palavras do próprio:
“I tested twice with Brabham and was within a quarter or half a second of Nelson Piquet at Paul Ricard, in France,” Mears added. “We had another test at Riverside, in California, and I was a little bit faster than Nelson.
“I could have done it, we had the contracts drawn up, but I decided against it.”
Fonte: http://espn.go.com/racing/blog/_/name/autos/id/3408446/mears-nearly-took-game-f1
Esses ingleses…
Será que não tinha lugar para Hélio Castroneves, Jimmie Johnson, Ruben Luis di Palma, Al Unser? Fora outros que não lembro agora…
Será que esse Dave Coyne e o Gary Paffet são melhores que qualquer um desses?!?!?!
Lista Britânica e ignorando pilotos como R. Burns , C . Mcrae , M Grönholm , T Makkinen etc… . e Uma lista onde P Tracy esta na frente de C Sainz merece ir para colo do Capeta , Lista fraca na minha opinião
Lista “pacheca” pede para fazer o mesmo do nosso lado…rs… Adicionaria à lista: o Helinho, TK, Ricardo Mauricio, Max Wilson e Christian Heins.
Se fosse feita uma lista destas por aqui iria ser ainda pior…iriam colocar Cacá Bueno, por exemplo, a frente de Mears, Loeb e Kristensen…e a lista poderia realmente ter Helio e Tony, não seria nenhum absurdo.
Minha lista. Não está em ordem de qualidade e falta alguns históricos, mas lá vai:
1 – Valentino Rossi
2 – François Delecourt
3 – Carlos Sainz
4 – Colin Mcrae
5 – Richard Burns
6 – Juha Kankhunen
7 – Haninnen
8 – Alex Barros
9 – Marcus Gronholm
10 – Alain Menu
11 – Jan Kopecky
12 – Fredy loix
13 – Jean Louis Schlesser
14 . Joao Barbosa
15 – Randy Mamola
16 – Carlos Barbosa
17 – Yvan Muller
18 – Sebastien Loeb
19 – Markku Alen
20 – Hannu Mikola
21 – Tommi Makinen
22 – Miki Biasion
23 – Didier Auriol
24 – Stiq Blonqvist
25 – Sandro Munari
26 : Tom Kristensen
27 – Rinaldo Capello
28 – Frank Biela
29 – Jimmy Johnson
30 – Al Unser Sr
31 – AJ Foyt
32 – Tom Kristensen
33 – Rick Mears
34 – Tony Stewart
35 – Richard Petty
36 – Dale Earnhardt
37 – Jeff Gordon
38 – Helio Castroneves
39 – Ingo Hoffmann (vale esse?)
40 – Pedro Lamy (também passou pela F1, vale?)
41 – Michel Vaillante
42 – Speed Racer
43 – Corredor X
44 – Penelope Charmosa
45 – Peter Perfeito
46 – Lindsay Lohan
47 – Elvis Presley
48 – Roberto Carlos
49 – Daisy Duke
50 – Burt Reinolds
Não tenho certeza, mas acho que o AJ Foyt participou de corridas válidas pela F 1 , mais precisamente a indy 500 de 58 a 60, quando esta prova fazia parte do calendário da F 1 , portanto ele teria 3 Gps. Acho que a bíblia comeu bola…..
Eles não devem ter levado isso em consideração, até porque embora a Indy 500 valesse para a Fórmula 1, os construtores não pontuavam. Enfim…
Esperei o final da lista pra dar meu pitaco. Tem gente aí que é duvidosa e tem gente faltando. Entraria na minha lista o Michael Doohan, Tommi Makkinen, Vladmir Chagin, Colin McRae, Max Biaggi, Tony Kanaan, Juan Maria Traverso e o Bobby Rahal.
Boa, mas o Rahal correu de F-1, pela equipe Wolf.
Essa eu não sabia.
Eu alteraria o top 3 para:
1 – Seb Loeb
2 – Tom Kristensen
3 – A.J. Foyt Jr.
Parnelli Jones e seu carro a turbina…mito.=)
Alguém saberia me dizer se Rudolf Caracciola andou de F1? Pa é a única explicação que vejo para ele ter sido ignorado.
Andou, mas nos anos 30.
é que, a rigor, a categoria F1 foi criada em 1950.
antes os carros eram já monopostos mas não com denominação oficial – talvez carros de grand prix, não sei, palpite .
no fim das contas, acho q faltaram Steve Soper (britânico !) e Christian Heins, pelos aparentemente vários critérios(?) utilizados.
mas é legal publicar essas listas, sempre desperta curiosidade nos leitores – e alguns pilotos eu nem tinha ouvido dizer. valeu Rodrigo.