Cancelada a Fórmula 3 Italiana

3824320121206155709RIO DE JANEIRO – Quarenta e nove temporadas após ser realizada pela primeira vez em 1964, quando o campeão foi Giacomo “Geki” Russo, a Fórmula 3 italiana está oficialmente cancelada a partir do próximo ano. A decisão foi tomada hoje pela Comissão Esportiva Automobilística Italiana (Csai), tendo em vista a crise econômica que se abateu sobre a categoria na terra da bota. Na última temporada, vencida pelo italiano Riccardo Agostini, com o filho de Eddie Cheever vice e o brasileiro Henrique Martins em quarto, somente quinze pilotos pontuaram ao longo das oito rodadas triplas do certame.

A Csai confirma que os esforços a partir de agora serão concentrados no desenvolvimento da Fórmula Abarth, lançada em 2010 com chassis produzidos pela Tatuus e motores Fiat 1,4 litro com turbocompressor. Uma perspectiva futura para o automobilismo de monoposto da Itália é a Fórmula 4, com lançamento previsto para 2014.

A F-3 italiana, que teve presenças brasileiras como a de Henrique Martins, Tom Stefani, Marcello Ventre, Niko Palhares e outros que a memória não recorda, teve César Ramos como um de seus campeões em 2010. E muitos que chegaram à Fórmula 1 passaram pela categoria ou foram campeões: Andrea de Adamich, Vittorio Brambilla, Riccardo Patrese, Siegfried Stohr, Elio de Angelis, Pier Carlo Ghinzani, Ivan Capelli, Nicola Larini, Gianni Morbidelli e Giancarlo Fisichella, por exemplo.

Comentários