AsLMS: início adiado para o segundo semestre

aslms-600x350RIO DE JANEIRO – Vai demorar um pouco mais a estreia da Asian Le Mans Series, criada para levar escuderias e pilotos da Ásia para as 24 Horas de Le Mans e criar uma nova cultura de Endurance naquelas bandas. O início do campeonato, previsto para o fim de abril, foi adiado para agosto e duas das pistas que teriam corridas – Xangai e Ordos, ambas na China – estão fora.

Sabe-se que a situação da economia não só no continente, como também no resto do planeta, não é das melhores. As equipes interessadas em fazer parte do certame, assim como a Promotor, parceira do Automóvel Clube do Oeste (ACO) na organização da AsLMS, pediram – e foram atendidas – que houvesse um alargamento nos prazos de inscrição e também o remanejamento do calendário.

Também o número de equipes anunciadas não empolga: só se sabe de dois protótipos LMP2 efetivamente inscritos e outros cinco carros da classe LMGTC, fora eventuais competidores do GT300 japonês que podem se apresentar na etapa de Fuji em 22 de setembro. Decidiu-se pela não inscrição de modelos LMGTE numa classe unificada, como nos moldes do European Le Mans Series (ELMS) e a LMPC, mesmo sem indícios de nenhum carro inscrito, até aqui, está mantida.

A temporada de quatro etapas vai começar em Inje, o novo circuito construído na Coreia do Sul, em 4 de agosto. As demais provas serão em Fuji, no dia 22 de setembro, Zhuhai, na China, em 23 de outubro e por fim Sentul, na Indonésia, em 8 de dezembro.

Comentários

  • Não sai do papel esse campeonato. O único pais asiático que realmente se interessa por automobilismo já tem uma categoria excelente de endurance – o Super GT – quantos aos outros, é um ou outro milionário apaixonado querendo correr, e só.