MENU

11 de maio de 2013 - 01:31American Le Mans Series

Rebellion e Jani faturam segunda pole seguida na ALMS

IMG_1107

RIO DE JANEIRO - A Rebellion Racing emplaca a segunda pole position consecutiva na temporada 2013 da American Le Mans Series, graças – mais uma vez – a Neel Jani. O suíço não teve problemas para rapidamente cravar 1’13″429 e garantir a posição de honra para o Lola B12/60 Toyota número #12 que divide com o alemão Nick Heidfeld.

Esforço mesmo quem fez foi Guy Smith, a bordo do Lola B12/60 Mazda da Dyson Racing, uma equipe hoje de moral abalada pelos insucessos nas duas primeiras corridas do ano. O britânico marcou o segundo tempo do treino na última volta e conseguiu um lugar na primeira fila, desalojando da posição vice-líder o HPD ARX-03c guiado por Klaus Graf.

IMG_1094

Regressando às pistas após o abandono prematuro em Sebring, o Delta Wing, ainda na versão sem capota, conseguiu ficar atrás de todos os LMPC e dos LMP2. Décimo-quinto tempo geral para Andy Meyrick, apenas sete décimos à frente da pole da LMGT. Com certeza não se pode qualificar o desempenho do estranho protótipo como excelente…

Na LMP2, Marino Franchitti e Ryan Briscoe, da Level 5 Motorsports, impuseram-se diante dos HPD ARX-03b da Extreme Speed na qualificação em Laguna Seca. O escocês fez a pole da classe ao marcar 1’16″642 – 5º tempo geral – enquanto o australiano Briscoe rodou sua melhor volta em 1’17″002, ficando com a sexta posição do grid. Johannes Van Overbeek andou na casa de 1’18″ e foi mais lento que o pole da LMPC, enquanto Guy Cosmo, no outro carro da ESM, ficou a dois décimos do segundo Oreca mais bem colocado da LMPC.

IMG_1251

Nesta divisão, quem se saiu bem foi a CORE Autosport: Colin Braun foi meio segundo mais rápido que o holandês Renger Van der Zande, estreando na DragonSpeed Mishumotors, que agora tem uma parceria com a 8Star Motorsports. A pole de Braun, meio segundo abaixo do tempo do rival do carro #81, segundo o piloto, tem o mérito do engenheiro Travis Lowe, recém-chegado ao time, que trabalhou num ótimo setup do carro.

O terceiro melhor tempo foi do brasileiro Bruno Junqueira, que obteve assim a 10ª posição do grid, três décimos abaixo do quarto colocado da divisão, o mexicano Luis Díaz. Kyle Marcelli, Tristan Nunez e Rusty Mitchell completaram o lote de pilotos qualificados da LMPC em Laguna Seca.

IMG_1254

A Risi Competizione foi a pole da LMGT num treino incrivelmente disputado, onde nove dos onze carros inscritos na divisão ficaram no mesmo segundo. Matteo Malucelli fez uma volta excelente em 1’22″732 e não foi superado nem mesmo pelo experiente Patrick Long, que fez um treino espetacular a bordo do Porsche 911 (997) GT3 RSR inscrito pela CORE Autosport e que fará sua estreia neste fim de semana na American Le Mans Series. 

Outra equipe que teve ótimo desempenho na qualificação da LMGT foi o Team Falken, com seu Porsche cada vez mais acertado e uma boa performance de Bryan Sellers, 3º mais veloz da categoria. O melhor Corvette ficou em quarto com Oliver Gavin e desta vez o BMW mais rápido foi o de Maxime Martin, quinto na divisão. Já os SRT Viper, vindos de excelentes prestações em Sebring e Long Beach, decepcionaram: 9º tempo com o #91 de Marc Goossens e 11º e último no grupo com o #93 de Kuno Wittmer.

Na LMGTC, Jeroen Bleekemolen também fez o mesmo que Neel Jani: levou a segunda pole position consecutiva na sua categoria para o Porsche #22 da Weather Tech/Alex Job Racing. O holandês virou a melhor volta da sessão em 1’27″296 e foi 0″111 mais rápido que o britânico Nick Tandy, que desta vez é o companheiro de Henrique Cisneros no #30 da NGT Motorsports. 

Andy Lally foi o terceiro mais veloz do treino no #27 da Dempsey Racing/Del Piero, com Spencer Pumpelly em quarto e Jan Heylen em quinto – todos dentro do mesmo segundo da pole da classe.

A corrida de Laguna Seca da ALMS acontece neste sábado, com duração de quatro horas, a partir de 19h30 pelo horário de Brasília.

Confira o grid:

1. (12-P1) Neel Jani/Nick Heidfeld, Lola B12/60 Toyota, 1:13.429, 109.722 mph
2. (16-P1) Chris Dyson/Guy Smith, Lola B12/60 Mazda, 1:13.806, 109.162
3. (6-P1) Lucas Luhr/Klaus Graf, HPD ARX-03c, 1:13.954, 108.943
4. (551-P2) Marino Franchitti/Scott Tucker, HPD ARX-03b, 1:16.642, 105.123
5. (552-P2) Scott Tucker/Ryan Briscoe, HPD ARX-03b, 1:17.002, 104.631
6. (05-PC) Jonathan Bennett/Colin Braun, ORECA FLM09, 1:18.382, 102.789
7. (02-P2) Ed Brown/Johannes van Overbeek, HPD ARX-03b, 1:18.591, 102.516
8. (81-PC) Mirco Schultis/Renger van der Zande, ORECA FLM09, 1:18.685, 102.393
9. (01-P2) Guy Cosmo/Scott Sharp, HPD ARX-03b, 1:18.880, 102.140
10. (9-PC) Duncan Ende/Bruno Junqueira, ORECA FLM09, 1:19.076, 101.887
11. (52-PC) Mike Guasch/Luis Diaz, ORECA FLM09, 1:19.302, 101.596
12. (8-PC) Chris Cumming/Kyle Marcelli, ORECA FLM09, 1:19.436, 101.425
13. (18-PC) Charlie Shears/Tristan Nunez, ORECA FLM09, 1:19.757, 101.017
14. (7-PC) Tomy Drissi/Rusty Mitchell, ORECA FLM09, 1:19.762, 101.011
15. (0-P1) Katherine Legge/Andy Meyrick, DeltaWing LM12 Elan, 1:22.078, 98.160
16. (62-GT) Olivier Beretta/Matteo Malucelli, Ferrari F458 Italia, 1:22.732, 97.384
17. (06-GT) Patrick Long/Tom Kimber-Smith, Porsche 911 GT3 RSR, 1:22.823, 97.277
18. (17-GT) Bryan Sellers/Wolf Henzler, Porsche 911 GT3 RSR, 1:22.908, 97.178
19. (4-GT) Tommy Milner/Oliver Gavin, Chevrolet Corvette C6 ZR1, 1:22.924, 97.159
20. (55-GT) Maxime Martin/Bill Auberlen, BMW Z4 GTE, 1:22.990, 97.082
21. (3-GT) Antonio Garcia/Jan Magnussen, Chevrolet Corvette C6 ZR1, 1:23.042, 97.021
22. (23-GT) Bill Sweedler/Townsend Bell, Ferrari F458 Italia, 1:23.217, 96.817
23. (56-GT) John Edwards/Dirk Mueller, BMW Z4 GTE, 1:23.406, 96.597
24. (91-GT) Marc Goossens/Dominik Farnbacher, SRT Viper GTS-R Viper V-10, 1:23.615, 96.356
25. (48-GT) Bryce Miller/Marco Holzer, Porsche 911 GT3 RSR, 1:23.743, 96.209
26. (93-GT) Kuno Wittmer/Jonathan Bomarito, SRT Viper GTS-R Viper V-10, 1:24.031, 95.879
27. (22-GTC) Cooper MacNeil/Jeroen Bleekemolen, Porsche 911 GT3 Cup, 1:27.296, 92.293
28. (30-GTC) Henrique Cisneros/Sean Edwards, Porsche 911 GT3 Cup, 1:27.407, 92.176
29. (27-GTC) Patrick Dempsey/Andy Lally/Joe Foster, Porsche 911 GT3 Cup, 1:27.495, 92.083
30. (45-GTC) Nelson Canache Jr./Spencer Pumpelly/Seth Neiman, Porsche 911 GT3 Cup, 1:27.628, 91.943
31. (11-GTC) Mike Hedlund/Jan Heylen, Porsche 911 GT3 Cup, 1:28.272, 91.272
32. (44-GTC) Pierre Ehret/Dion von Moltke,
Porsche 911 GT3 Cup, 1:28.424, 91.116
33. (10-GTC) Michael Avenatti/Andrew Davis/Bob Faieta, Porsche 911 GT3 Cup, 1:28.741, 90.790
34. (66-GTC) Ben Keating/Damien Faulkner, Porsche 911 GT3 Cup, 1:29.545, 89.975
35. (99-GTC) Ted Ballou/Cort Wagner, Porsche 911 GT3 Cup, 1:29.604, 89.916
36. (68-GTC) Craig Stanton/Andrew Novich, Porsche 911 GT3 Cup, 1:30.151, 89.370

4 comentários

  1. geraldo101 disse:

    Só eu acho que os LMPC deram um ótimo santo de desempenho esse ano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>