Audi quebra cronômetros no primeiro treino oficial em Sarthe

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ÁGUAS DE LINDÓIA – Num treino interrompido antes do seu término em razão de uma bandeira vermelha provocada por um acidente forte com o protótipo Oreca LMP2 da escuderia francesa Thiriet by TDS Racing – assim como no primeiro treino livre, onde Tracy Krohn destruiu sua Ferrari, a Audi meteu uma “luneta” na rival Toyota e liderou com um 1-2-3 incontestável a primeira sessão oficial de treinos para a 81ª edição das 24 Horas de Le Mans.

Logo na terceira volta cronometrada, Loïc Duval fez um tempo absurdo com o e-tron #2: 3’22″349, média de 242,5 km/h e novo recorde extra-oficial para o atual traçado de Sarthe. E a vantagem para o #3 de Lucas Di Grassi/Marc Gené/Oliver Jarvis também foi bastante significativa – quase dois segundos. O #1 do trio campeão das 24 Horas ano passado e do WEC ficou em 3º: Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer ficaram com a marca de 3’25″474.

A Toyota, com seus TS030 Hybrid, além da surra imposta pela rival germânica, conviveu com problemas no carro #8 do trio Sébastien Buemi/Anthony Davidson/Stéphane Sarrazin, que deixaram o bólido nipônico atrás até do melhor LMP1 não-oficial, o Lola #12 da Rebellion Racing. O #7 de Alex Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima levou 4″327 no lombo e ficou em quarto.

Na classe LMP2, quem começou na frente foi o Oreca Nissan #26 da G-Drive Racing Delta-ADR, do trio Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway, com a marca de 3’39″535, 9º tempo na geral. A surpresa do primeiro treino foi o segundo posto do #43 de Franck Mailleux/Natacha Gachnang/Olivier Lombard, da novata escuderia suíça Morand Racing, que viraram em 3’40″741. A terceira posição foi de outro Morgan, do time ‘oficial’, a OAK Racing: o #24 de Olivier Pla/Alex Brundle/David Heinemeier-Hänsson.

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O Aston Martin #99 tripulado por Fred Makowiecki/Bruno Senna/Rob Bell foi o melhor entre os 12 LMGTE-PRO inscritos, com 3’55″658, três décimos abaixo da Ferrari F458 da AF Corse guiada por Gimmi Bruni/Giancarlo Fisichella/Matteo Malucelli. Mais dois carros inscritos pelo construtor britânico vieram em terceiro e quarto (primeiro o #97 de Peter Dumbreck/Stefan Mücke/Darren Turner e depois o #98 de Bill Auberlen/Pedro Lamy/Paul Dalla Lana), com o Porsche 911 (991) do trio Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas em quinto.

Os muscle cars estadunidenses ficaram devendo no primeiro treino. Só os Corvette C6-R conseguiram virar tempos abaixo de 4 minutos. Os SRT Viper, penalizados com uma grande restrição mecânica, por terem motores 8,4 litros V-10, teoricamente fora do regulamento do ACO, penaram para rodar em torno de 4’03” e foram superados por vários dos competidores da LMGTE-AM.

Nesta subclasse, aliás, o melhor tempo foi do #95 da Aston Martin Racing. Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Allan Simonsen rodaram a melhor volta do dia no grupo em 3’58″661, mais de meio segundo abaixo do #88 de Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti, da equipe Proton Competition. Em terceiro, outro Porsche, o #67 de Patrice Milesi/Pascal Gibon/Wolf Henzler. O carro mais lento entre 52 que marcaram tempo, face as ausências de um dos Lotus LMP2, da Ferrari da Krohn, do carro #66 da JMW Motorsport e do Zytek #41 da Greaves, que também saiu da pista nos treinos livres mais cedo e foi danificado, acabou sendo o Porsche #75 da ProSpeed Competition, guiado por Emmanuel Collard/François Perrodo/Sébastien Crubille.

Acompanhe aqui os tempos de todos os carros no treino oficial #1.

Comentários

  • Esperava a Audi vindo forte esse ano, ainda mais depois do susto que levaram da Toyota na segunda metade do ano passado, mas não tanto. Tbm me confesso impressionado, positivamente, com o desempenhos dos LMP2, pois esperava uma distância maior para os LMP1.

  • Não vai ter para ninguém: Audi tem tudo para dominar as primeiras posições.

    A Toyota vem fazendo aquilo que dá pra fazer, mas com uma velocidade inferior, por enquanto, aos treinos do ano passado. Se bobearem, a Rebellion passa a rasteira – estão pertos.

    Legal mesmo está sendo o equilíbrio na LMP2 e, principalmente, na LMGTE-PRO. A Corvette vem tomando um pau feio dos times europeus. Na tentativa de tirar a vantagem, deram até uma pancadinha na entrada do “s”, antes da reta dos boxes.

    Amanhã tem mais, com mais uma sessão de classificação a partir das 14h.

    • Lembrando também que o #41, da Graves-Caterham, deu uma pancão no primeiro treino livre e, assim como a Ferrari da Krohn Racing, não participou da primeira sessão classificatória.

      Além disso, o Time Lotus LMP2, arrumou um problemão pra cabeça. Parece que não pagaram não sei quem e tralalá. Resultado: confiscaram partes importantes dos carros da equipe. Ainda conseguiram colocar um deles, o #31, na pista, mas talvez não tenham condições de alinhar o segundo carro. Bela forma de estreiar em Le Mans…

  • Audi evoluiu bem desde ano no passado, quando estava andando atrás da Toyota. Está se desenhando um passeio alemão em Le Mans esse ano. …ano que vem promete mais com o retorno da Porsche !

  • A edição deste ano tem tudo para ser épica. Só espero que a Toyota consiga diminuir a vantagem da Audi.

    E a Peugeot não vai participar este ano?

  • Ainda acho que a Toyota ta escondendo o jogo. E a previsao é que os Audis facam 10 voltas, enquanto a Toyota 12, com um tanque de combustível.

  • Acho que limitaram muito os carros americanos. Corvettes e Vipers parecem que não vão ter a menor chance, infelizmente. Protecionismo da FIA/WEC?

    • Não creio em protecionismo dos europeus em detrimento dos carros americanos: me parece que a atual geração dos Vettes pode, talvez, ter chegado ao limite de desenvolvimento, ao passo que os Vipers, além de ainda serem um projeto muito novo, ainda terem, originalmente, um motor fora das especificações do regulamento, o que obrigou a uma redução da capacidade cúbica para que pudessem participar da prova esse ano.