MENU

19 de fevereiro de 2014 - 08:32Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (173)

southmclarenlbgpxq4RIO DE JANEIRO - Esta é uma McLaren M29 nos treinos para o GP dos EUA-Oeste no ano de 1980, no circuito urbano de Long Beach. Até aí, nada demais. O detalhe é que ela era pilotada pelo aniversariante do dia: o britânico Stephen South, que hoje completa 62 anos.

Naquela época, South foi chamado pela McLaren, ainda dirigida por Teddy Mayer e em franco processo de decadência técnica, para substituir Alain Prost, então um estreante na Fórmula 1 e que se acidentara no decorrer do fim de semana do GP da África do Sul. Sem condições físicas, o jovem francês foi substituído por Stephen, que na época estava a caminho de conseguir um lugar na Toleman para a disputa do Europeu de Fórmula 2.

Sem experiência nenhuma na categoria máxima e ainda mais num circuito de rua, South desperdiçou a chance que lhe foi dada: acabou em 27º e último no treino classificatório com o tempo de 1’24″121, mais lento até que as tétricas Shadow de David Kennedy e Geoff Lees.

A sorte não estava mesmo ao lado do britânico, que acabou assinando com a equipe de Paul Newman para disputar provas da série Can-Am, nos EUA e Canadá. Após estrear em Sears Point, na Califórnia e conseguir a 2ª posição em Mosport, South bateu violentamente durante os treinos para o GP de Trois-Rivières, em Québec, numa pista de rua. As lesões foram tão extensas que os médicos tiveram que lhe amputar uma perna, o que precipitou o fim da carreira de Stephen South, aos 28 anos de idade.

Há 34 anos, direto do túnel do tempo.

1 comentário

  1. Alvaro Ferreira disse:

    Puxa, que coisa, não sabia sobre o acidente na Can-Am. Eu lia sobre ele na Fórmula-3 inglesa, era citado como um piloto de futuro. Depois achei que, como tantos outros, não tinha decolado na carreira e foi fazer outras coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>