Direto do túnel do tempo (180)

577579_2207173436881_473329168_nRIO DE JANEIRO – O piloto cuja foto ilustra este post, segundo testemunhas, foi personagem de um dos diálogos mais insólitos da história do automobilismo, que aqui será reproduzido.

Marcus Zamponi, o saudoso Zampa, mestre do jornalismo, estava na Europa nos anos 70, quando Leonel Friedrich tentou a sorte na Fórmula 3 inglesa. O gaúcho corria com um March e estava no banheiro fazendo o famoso “pipi” quando chegou o companheiro de equipe, com quem o brasileiro tentou entabular o seguinte diálogo:

– Hi!

– Hi!

– Car good?

– Car good!

Consta que Leonel, que não era versado no inglês, trocou apenas estas únicas frases com o colega no ano inteiro de 1973. E esse colega, evidentemente, também não era do ramo no que diz respeito ao idioma universal.

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O piloto em questão era Masami Kuwashima que, a todo custo, tentou e não conseguiu ser o primeiro piloto japonês a correr de Fórmula 1. Ele avançou da F-3 inglesa para o Europeu de F-2 e antes que ele ousasse estrear na categoria máxima, Hiroshi Fushida já tinha sido malsucedido em sua aventura com o Maki F101 em 1975.

Em 1976, Kuwashima, então com 26 anos, fechou com a equipe Wolf-Williams para obter um lugar no grid do GP do Japão, em Fuji. Não seria, contudo, o único piloto do seu país na pista: Masahiro Hasemi, Noritake Takahara e a lenda Kazuyoshi Hoshino também constavam entre os inscritos para a última etapa daquele campeonato.

Com o carro #21, Kuwashima registrou um dos piores tempos do primeiro treino oficial de classificação – 1’17″90. Suficiente para que os patrocinadores se retraíssem, obrigando o nipônico a desistir. O austríaco Hans Binder entrou em seu lugar e, numa prova de que o problema era o carro – não o piloto – foi apenas meio segundo mais rápido, não se classificando para a corrida.

Há 38 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • A sua peça tem graça. Infelizmente quanto ao GP do Japão não está absolutamente precisa. Quer Kuwashima quer Binder qualificaram-se para a corrida. O japonês não correu porque o dinheiro não entrou, Frank Williams já fizera o mesmo a Tom Belso na Suécia em 1973.
    Binder correu. Parou na volta 49 porque saltou uma roda da porcaria do FW05.