ELMS: Klien dita a lei no Red Bull Ring

VSA_ELMS_RED14_SP1_4613-728x484

MARATAÍZES – Em casa, Christian Klien foi o senhor da situação no sábado de treinos livres para a 3ª etapa do European Le Mans Series, no circuito Red Bull Ring, em Spielberg. O piloto austríaco marcou o melhor tempo ao fim das duas sessões preparatórias para a qualificação de amanhã cedo, com 1’24″145 para os 4,326 km do circuito.

O tempo de Klien, a bordo do Morgan Judd #43 da NewBlood by Morand Racing, foi apenas 0″008 melhor que o único Oreca 03 inscrito, para o #34 de Michel Frey/Franck Mailleux, da Race Performance. Em terceiro, o Ligier JS P2 Nissan da Thiriet by TDS Racing, dos líderes do campeonato Pierre Thiriet/Ludovic Badey/Tristan Gommendy.

Entre os LMGTE, a Ferrari F458 Italia #72 da SMP Racing do trio Andrea Bertolini/Viktor Shaitar/Sergey Zlobin estabeleceu o melhor tempo com 1’29″746 – sendo o único carro a andar abaixo de 1’30” entre os modelos Grã-Turismo. A Ferrari de Duncan Cameron/Matt Griffin/Michele Rugolo veio a seguir – 1’30″236, seguida por Aliaksandr Talkanitsta pai e filho e por Pierre Kaffer, autores do 3º tempo em 1’30″235.

Kyril Ladygin/Aleksej Basov/Luca Persiani também evidenciaram o domínio da SMP Racing na classe LMGTC. A trinca saiu do sábado com o melhor tempo do grupo – 1’31″665, apenas dois décimos melhor que a solitária BMW de Leo Machitski/Timur Sardarov/Jonathan Cocker. Em terceiro, a Ferrari de Jean-Luc Béaubélique/Christophe Bourret/Jean-Philippe Belloc.

Neste domingo, os carros voltam à pista do Red Bull Ring para a definição do grid de largada às 9h30 locais (4h30 de Brasília). A corrida será disputada em quatro horas de duração a partir de 14h locais (9h de Brasília), com transmissão ao vivo aqui no blog.

Confirmado: LMP3 estreia em 2015

Neste sábado, a Le Mans Endurance Organisation (LMEO) confirmou que, a partir de 2015, será disputada a categoria LMP3 com protótipos Coupé e motores V8 de 420 cavalos, provavelmente Corvette. A eletrônica será Marelli e o pacote técnico terá que durar obrigatoriamente toda a temporada, com garantia de 10.000 km de quilometragem. O regulamento terá 3 anos de duração.

O preço dos chassis ficará em torno de 195 mil euros. Também pneus, freios, rodas e combustível serão de um único fornecedor, para diminuir os custos. Cada piloto dispenderá cerca de 120 mil euros para participar de toda a temporada do ELMS.

Comentários