Arquivo F3 Sul-Americana (4)

10649612_712185475528786_3319601167522045593_n

RIO DE JANEIRO – Cortesia do Jose Luis Leiva, via Facebook, uma foto rara da Fórmula 3 Sul-Americana em 1989. Curva da Vitória e entrada da reta dos boxes do saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Em primeiro plano, no Berta #32 vermelho com patrocínio Intral/Rodoverza, o gaúcho André Rebechi, que competia na escuderia montada por Ronaldo Ely, antigo campeão da Fórmula 2 Brasil. Atrás dele, no Reynard #17 também vermelho e de aerofólio azul, o paraguaio Emilio Gonzalez que, salvo engano, fazia a estreia dele naquela ocasião. O terceiro carro na foto eu não consegui identificar a princípio e o amigo Renato Granito garante que é o carioca Ricardo Mattos. Mas o piloto que vem logo depois é o italiano Ricardo Romagnoli, que também estreava no campeonato em Jacarepaguá, com um Dallara Alfa Romeo.

O grid estava cheio – tinha 24 carros e muitos estreantes: além de Gonzalez e Romagnoli, creio que Ricardo Mattos e Fausto Prado (que andou de Berta-Renault) fizeram também suas primeiras provas de F-3 naquela oportunidade.

 

Comentários

  • Uma pena não termos disponíveis dos dados referentes as corridas da F3 Sudam e da F2 Brasil disponíveis na Internet. A história dessas categorias fica jogada num limbo.

    • Concordo. Eu tinha um arquivo pessoal de F3 Sudam guardado nos meus files dos tempos de RGT/SporTV. Como não me deixaram resgatar nada, fiquei a ver navios.

  • Como andamos prá trás nesses últimos 25 anos de automobilismo… Já tô cansado de dizer “bons tempos”, queria mesmo era ter mais esperança de um futuro melhor. Mas com os dirigentes atuais esse futuro fica cada vez mais incerto, ou distante.

  • Prezado Rodrigo,

    Boa tarde. Nunca demais ressaltar que acho para lá de CORRETO sua preocupação para com o chamado resgate historico. E, nunca demais tambem ressaltar minha indignação pelo fato de que a entidade mater do esporte motorizado no Brazil, mesmo sabendo que existem jornalistas que poderiam atuar nesta tarefa, não se manifesta em termos de fazer contato para elaborar um correto plano de trabalho à este respeito.
    (Porque tal indiferença para com o passado, eis algo que talvez nunca terei resposta)
    Mas, focando neste tópico envolvendo a temporada 1983 da F3 Sudam, mais especificamente, o GP RJ de Fórmula 3. (23/07/1989). Mais especificamente, sobre dois carros da foto: em que pese a impossibilidade de identificar o numero do carro imediatamente posicionado atrás do paraguaio Gonzalez, a julgar pelo capacete amarelo, trata-se do venezuelano Giovani Fontanesi (Dallara/Alfa Romeo), da equipe argentina Zanon.
    Aproveito para indagar se porventura voce compareceu ao evento. Ate porque, no mesmo weekend, aconteceu etapa da Copa Shell (Marcas & Pilotos), corrida vencida pelo carismático Ford Escort #47 da equipe Cofap/Greco (IngoHoffmann/Fabio Greco ao volante).