Vira, virou: Tixier é o novo campeão da MX2

TixierChamp3_MXGP_17_LEON_2014
Não deu para Jeffrey Herlings: o novo #1 da MX2 é Jordi Tixier, campeão na última etapa da temporada

RIO DE JANEIRO – O francês Jordi Tixier é o novo campeão mundial da categoria MX2. Ele tinha a missão de neutralizar a diferença de 23 pontos que o separava do holandês Jeffrey Herlings, que após uma ausência de três etapas (República Tcheca, Bélgica e Goiás) para a recuperação e correção de uma fratura de fêmur, tinha a difícil missão de conservar seu título ainda sem estar 100% em forma. Não conseguiu: Herlings foi mal nas duas baterias em León, no México.

O piloto da KTM #84 foi apenas o 14º colocado na primeira prova e décimo na segunda. Tixier, em contrapartida, fez o que tinha de fazer na pista. Venceu a primeira bateria, tirou 18 dos 23 pontos de diferença e na segunda fez nove pontos a mais que o rival com o 2º lugar, na prova ganha por Tim Gajser. E ainda ganhou o GP do México na somatória geral. Tixier, de 22 anos, acabou o ano com 616 pontos, quatro à frente de Herlings. E comemorou, com direito a um prosaico sombrero mexicano, seu primeiro e merecido título mundial na MX2.

Na MXGP, em que o italiano Antonio Cairoli já era campeão desde o GP de Goiás disputado em 7 de setembro, Maximilian Nagl e Gautier Paulin venceram cada um uma bateria e o francês, por ter ganho a segunda, levou a melhor no somatório de pontos no GP do México. Cairoli, por sua vez, não deitou nos louros do oitavo título e se mostrou super competitivo, com um 3º e um 2º lugares nas duas provas. Fechou o ano com a incrível soma de 28 pódios nas baterias disputadas este ano e com 119 pontos de vantagem para o vice-campeão Jeremy Van Horebeek. A única mudança de vulto na classificação final do Mundial de Pilotos foi a ascensão de Nagl ao 6º lugar, superando Shaun Simpson.

Agora, os pilotos vão se preparar para o Motocross das Nações, em Kegums, na Letônia, no último final de semana do mês de setembro. Serão 30 países na disputa, entre eles o Brasil. Os EUA, que sempre têm tradição nesta competição, entram na briga com Ryan Dungey, Jeremy Martin e Eli Tomac nas motos inscritas e ninguém menos que Roger de Coster como chefe de equipe. Outra lenda presente será Joël Smets, como o capitão da equipe da Bélgica.

Comentários