Quem é quem, 6h de São Paulo – equipes LMP1 (oficiais)
RIO DE JANEIRO – Mais uma missão cumprida: o blog termina hoje a apresentação das equipes que disputarão neste fim de semana as 6h de São Paulo (lá estaremos!) em Interlagos. É a despedida do WEC do Brasil, que espero ser temporária. No ano que vem não teremos a corrida, mas espero que o evento retorne em 2016 como prometeram: na abertura do campeonato. Vamos perder o confronto que promete ser histórico entre as japonesas Toyota e Nissan e as alemãs Porsche e Audi. Enquanto isso, pelo menos neste ano veremos o 919 Hybrid em sua primeira aparição por aqui.
A classe LMP1 dos times oficiais de fábrica prevê a participação de protótipos identificados com o número em fundo vermelho e o adesivo HY que os diferencia dos carros construídos por Lotus e Rebellion. Esses protótipos oficiais têm motores a gasolina e diesel de livre concepção e cilindrada, desde que dotados de Energy Recovering Systems (ERS). Tanques de combustível estão limitados a 67 litros para os bólidos movidos a gasolina e 55 litros para os diesel. Peso mínimo: 870 kg.
As equipes:
AUDI SPORT TEAM JOEST
Sede: Wald-Michelbach, Alemanha
Chefe de equipe: Ralf Jüttner
Diretor técnico: Christian Reinke
Carro: Audi R18 e-tron quattro
Motor: Audi 4 litros V6 turbodiesel
Pneus: Michelin
A Audi talvez não esperasse pelo que lhe ocorreu em 2014 no WEC: além da perda da hegemonia e da conquista do título de pilotos por Anthony Davidson e Sébastien Buemi, a marca de Ingolstadt ainda pode ser derrotada pela Toyota no Mundial de Marcas, na última etapa do campeonato. A Audi ainda conquistou duas vitórias – a 13ª em Le Mans nos últimos 15 anos e também no COTA, em Austin – mas foram triunfos ocasionados mais pelos problemas dos rivais do que pela questão da velocidade do e-tron quattro versão 2014. Faltou ritmo ao carro em várias provas e nas últimas três – Fuji, Xangai e Bahrein – os dois protótipos quatrargólicos foram impiedosamente dominados pela Toyota e chegaram a perder feio no confronto com os Porsches. A opção de pôr o R18 na categoria de 2MJ de economia de energia revelou-se um desastre completo numa temporada que marca, inclusive, a despedida do mito Tom Kristensen das pistas. O dinamarquês de 47 anos faz sua última prova no domingo em Interlagos e certamente será o alvo das atenções de todos. Lucas Di Grassi também está em busca de sua primeira vitória no WEC e do 3º lugar no Mundial de Pilotos.
Os pilotos:
TOM KRISTENSEN (DINAMARCA)
Data de nascimento: 07/07/1967 (47 anos)
Cidade natal: Hobro
Provas disputadas no WEC: 23
4º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (102 pontos)
LUCAS DI GRASSI (BRASIL)
Data de nascimento: 11/08/1984 (30 anos)
Cidade natal: São Paulo
Provas disputadas no WEC: 10
4º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (102 pontos)
LOÏC DUVAL (FRANÇA)
Data de nascimento: 12/06/1982 (32 anos)
Cidade natal: Chartres
Provas disputadas no WEC: 22
8º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (66 pontos)
ANDRE LOTTERER (ALEMANHA)
Data de nascimento: 19/11/1981 (33 anos)
Cidade natal: Duisburg
Provas disputadas no WEC: 23
2º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (117 pontos)
MARCEL FÄSSLER (SUÍÇA)
Data de nascimento: 27/05/1976 (38 anos)
Cidade natal: Einsiedeln
Provas disputadas no WEC: 23
2º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (117 pontos)
BÉNOIT TRÉLUYER (FRANÇA)
Data de nascimento: 12/07/1976 (38 anos)
Cidade natal: Alençon
Provas disputadas no WEC: 23
2º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (117 pontos)
TOYOTA RACING
Sede: Colônia, Alemanha
Chefe de equipe: Pascal Vasselon
Diretor técnico: John Litjens
Carro: Toyota TS040 Hybrid
Motor: Toyota THS-R 3,7 litros V8
Pneus: Michelin
Muita gente pensou que a campanha da Toyota no WEC seria o chamado “fogo de palha” após as vitórias acachapantes em Silverstone e Spa-Francorchamps, após os tropeços em Le Mans e Austin. Mas a verdade é que os protótipos japoneses foram os que melhor exploraram o regulamento com a questão dos MJs de energia dispendidos por volta. Com uma potência estimada em 1000 HP com o uso do motor a gasolina 3,7 litros e o supercapacitor elétrico, o TS040 Hybrid foi o carro a ser batido em 2014 e proporcionou aos pilotos Anthony Davidson e Sébastien Buemi o título antecipado numa temporada de quatro vitórias até aqui para eles e cinco triunfos do construtor que pode ser campeão mundial neste domingo em Interlagos.
Os pilotos:
ALEX WURZ (ÁUSTRIA)
Data de nascimento: 15/02/1974 (40 anos)
Cidade natal: Waldhofen
Provas disputadas no WEC: 19
3º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (104 pontos)
STÉPHANE SARRAZIN (FRANÇA)
Data de nascimento: 02/11/1975 (39 anos)
Cidade natal: Barjac
Provas disputadas no WEC: 23
3º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (104 pontos)
MIKE CONWAY (GRÃ-BRETANHA)
Data de nascimento: 19/08/1983 (31 anos)
Cidade natal: Bromley
Provas disputadas no WEC: 10
12º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (33 pontos)
ANTHONY DAVIDSON (GRÃ-BRETANHA)
Data de nascimento: 18/04/1979 (35 anos)
Cidade natal: Hemel Hempstead
Provas disputadas no WEC: 16
Campeão antecipado no FIA World Endurance Drivers Championship (148 pontos)
SÉBASTIEN BUEMI (SUÍÇA)
Data de nascimento: 31/10/1988 (26 anos)
Cidade natal: Aigle
Provas disputadas no WEC: 16
Campeão antecipado no FIA World Endurance Drivers Championship (148 pontos)
PORSCHE TEAM
Sede: Weissach, Alemanha
Chefe de equipe: Andreas Seidl
Diretor técnico: Alexander Hitzinger
Carro: Porsche 919 Hybrid
Motor: Porsche 2 litros V4 turbo
Pneus: Michelin
Em seu primeiro ano completo nas competições de protótipos após muito tempo ausente deste tipo de disputa, a Porsche surpreendeu. Faltou a primeira vitória, é verdade, mas os carros de Weissach foram velozes em qualificação (três pole positions) e em corrida (duas voltas mais rápidas). Faltou também confiabilidade: por isso, os bólidos com o motor 2 litros V4 conquistaram apenas cinco pódios, com o 2º lugar nas 6h do Bahrein, na etapa anterior a Interlagos, como melhor resultado. Em 2015, os alemães prometem não deixar barato: vêm inclusive com um terceiro 919 Hybrid para as 24h de Le Mans e o rumor coloca até Fernando Alonso como titular deste carro extra. Será?
Os pilotos:
ROMAIN DUMAS (FRANÇA)
Data de nascimento: 14/12/1977 (36 anos)
Cidade natal: Alès
Provas disputadas no WEC: 13
6º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (92 pontos)
NEEL JANI (SUÍÇA)
Data de nascimento: 08/12/1983 (30 anos)
Cidade natal: Rorschach
Provas disputadas no WEC: 18
6º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (92 pontos)
MARC LIEB (ALEMANHA)
Data de nascimento: 04/07/1980 (34 anos)
Cidade natal: Bad Cannstatt
Provas disputadas no WEC: 23
6º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (92 pontos)
TIMO BERNHARD (ALEMANHA)
Data de nascimento: 24/02/1981 (33 anos)
Cidade natal: Hamburgo
Provas disputadas no WEC: 11
9º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (63,5 pontos)
BRENDON HARTLEY (NOVA ZELÂNDIA)
Data de nascimento: 10/11/1989 (25 anos)
Cidade natal: Palmerston North
Provas disputadas no WEC: 7
9º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (63,5 pontos)
MARK WEBBER (AUSTRÁLIA)
Data de nascimento: 27/08/1976 (38 anos)
Cidade natal: Queanbeyan
Provas disputadas no WEC: 7
9º colocado no FIA World Endurance Drivers Championship (63,5 pontos)
Caso o boato com Alonso se confirme quem seria os outros dois pilotos especulados que formariam o trio neste terceiro Porsche 919 Hybrid pra Le Mans? Button poderia pintar neste Porsche ou teria uma chance num dos carros GTR-P1 (seria este o nome do carro) da Nissan no WEC em 2015 caso não fique na f1? Quem seria o provável substitudo do Kristensen na Audi? Eu não ficarei surpreso caso Alonso apareça assumindo o lugar que era do Kristensen na Audi ao invés deste terceiro carro da Porsche para disputar as 24 Horas de Le Mans em 2015!
Eu apostaria mais em Jason Button do que em Alonso para este carro…e não somente em Le Mans, mas “full session”, já que foi nítido o tom de despedida ao final da corrida de Yas Marina no domingo. Sobre a corrida, já sinto saudades por antecipação pelo ano que vem e espero realmente que retorne em 2016, pois aos poucos vai conquistando o público brasileiro.
Estarei lá já no sábado, quero aproveitar cada minuto deste que já considero desde 2012 o melhor campeonato automobilístico do mundo. Não é meu perfil “tietar”, mas desta vez vou encarar aquelas filas de visitação aos boxes e pegar um autógrafo do Mito Tom Kristensen.
Caros amigos , lembrem-se que Vergne que é um bom piloto e ainda jovem também esta no mercado e seria muito bom contar com ele no W E C ,
Pois acredito que em algum tempo o W E C será a mais importante categoria de competições automobilísticas ,coisa que já foi a anos.
Como tudo é cíclico como moda feminina ,eu estou apostando nisto,é só o W E C não querer copiar a moribunda F 1 e levar a competição a autódromos sem alma e tradição e ainda inventar um monte de “jogadas 171” para dar emoção as competições .