MENU

2 de dezembro de 2014 - 11:22WTCC

Calendário do WTCC é divulgado, sem Spa e sem Macau

053223_wtcc_race_1_start_hungaroring

O WTCC permanece com sua etapa na Hungria, mas pistas tradicionais como Spa e Macau estão de fora num calendário repleto de novidades

RIO DE JANEIRO - Falta o Conselho Mundial da FIA aprovar. Mas o WTCC, o Campeonato Mundial de Turismo, já tem calendário pronto para a temporada 2015 da competição. E com novidades que de certa forma vão desagradar os aficionados. Só para começo de conversa, Spa-Francorchamps, que teve uma rodada dupla neste ano, está fora. A veloz pista austríaca de Salzburgring também. E, para surpresa geral, não haverá mais a visita do certame ao circuito da Guia, em Macau.

Em contrapartida, os argentinos – que até hoje comemoram o título histórico de José María López – continuam com a sua prova em Termas de Río Hondo, que será desta vez o local da abertura da próxima temporada, marcada para 8 de março. Cinco pistas fazem parte do calendário pela primeira vez, entre elas o circuito de Vila Real, que marca a volta de Portugal ao calendário. O Inferno Verde de Nürburgring foi confirmado também para 2015, com uma prova preliminar das 24h que acontecem no Nordschleife e agendada para 16 de maio.

A Tailândia também aparece no calendário, substituindo o evento da China em Goldenport Motor Park. Twin Ring Motegi entra no lugar da pista de Suzuka. E a pista de Losail, no Catar, será o palco do encerramento do campeonato, com um evento noturno, em 22 de novembro.

Eis as datas, sujeitas a aprovação:

08/03 – Argentina (Termas de Río Hondo)
19/04 – Marrocos (Marrakech)
03/05 – Hungria (Hungaroring)
16/05 – Alemanha (Nürburgring Nordschleife)
07/06 – Rússia (Moscou Raceway)
21/06 – Eslováquia (Slovakiaring)
28/06 – França (Paul Ricard)
12/07 – Portugal (Vila Real)
13/09 – Japão (Twin Ring Motegi)
27/09 – China (Xangai)
01/11 – Tailândia (Buriram International Circuit)
22/11 – Catar (Losail) *

(*) prova noturna

6 comentários

  1. João Carlos costa disse:

    Rodrigo, a jornada de Nurburgring não será com apenas uma corrida, com troca de pneus. O regulamento do campeonato não o permite e haveria sempre a questão da pontuação. Serão sim duas provas de 3 voltas. Onde poderá haver novidades é na qualificação: não deve haver Q3, devido ao tempo que demoraria fazer os cinco pilotos fazer uma volta sozinhos em pista. Mas ainda estuda-se a hipótese de haver Q3 e fazer os pilotos partir de 4 em 4 minutos.

  2. Wallace Michel disse:

    O projeto Equipes Históricas continua Rodrigo?

  3. Wallace Michel disse:

    Enquanto esse calendário, apesar da chegada de Nürburgring e de Motegi, a perda de Spa e Macau é inadmissível.

  4. Fernando Kesnault disse:

    Sem Macau é dose…há algum motivo relevante Rodrigo???

    • Rodrigo Mattar disse:

      Acho que o motivo relevante foi um só: dinheiro. Outras praças tinham mais a oferecer à KSO, como o Catar com seus petrodólares. Aí é fácil convencer qualquer um a tirar Macau do calendário e pôr Losail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>