Mais um carro punido: o protótipo “Bob Esponja” perde pódio e pontos nas 24h de Daytona

rolex-24-qualifying-01
Entrou água no “Bob Esponja”: uma falha na leitura do regulamento da classe Prototype Challenge tirou o 2º lugar da BAR1 Motorsports nas 24h de Daytona

RIO DE JANEIRO – A International Motor Sports Association (IMSA) “canetou” mais um carro que subiu ao pódio nas 24 Horas de Daytona, disputadas há duas semanas. O protótipo Oreca FLM09 “Bob Esponja” da equipe BAR1 Motorsports inscrito para Johnny Mowlem/Tom Papadopoulos/Brian Alder/Tomy Drissi/Martin Plowman na divisão Prototype Challenge foi excluído do resultado final da corrida, perdendo assim o pódio na categoria (o carro #16 chegou em 2º) e os pontos no campeonato.

A equipe não se deu conta de uma exigência bem clara do regulamento: as divisões PC e GTD são consideradas PRO-AM e o regulamento exige que os pilotos de ranqueamento prata e bronze cumpram um mínimo de 4h30min no cockpit em provas como as 24 Horas de Daytona. Como a BAR1 Motorsports escalou dois pilotos platina – Johnny Mowlem e Martin Plowman – para a corrida, dois dos seus pilotos de graduação inferior teriam que cumprir, cada um, as 4h30min regulamentares – o que não ocorreu.

O carro #16 tinha chegado, inclusive, em 9º lugar na geral e na categoria, os pilotos teriam direito ao total de 32 pontos, correspondentes ao segundo posto na Prototype Challenge, afora o ponto por participação – que não foi retirado. A BAR1 perdeu todos os pontos conquistados em Daytona e também a premiação em dinheiro a que tinha direito. A CORE Autosport agradece: mesmo sem completar a corrida, o carro #54 sobe para 2º na classe, com o #85 da JDC/Miller Motorsports ascendendo ao terceiro posto.

Comentários