ACO anuncia mudanças para a próxima temporada do AsLMS

aslms-sepang-2014-start-1-oak-racing-morgan-judd-david-cheng-ho-pin-tung-yuan-bo-leads
O ACO entra em ação para salvar o AsLMS, que convive com grids ridículos desde o início do campeonato em 2013

RIO DE JANEIRO – O Automóvel Clube do Oeste (ACO), que assumiu a responsabilidade de organização sobre o Asian Le Mans Series, comunicou nesta segunda-feira algumas mudanças importantes para o próximo campeonato, a ser realizado em duas provas neste ano e mais outras duas em 2016 – no que se consiste na primeira novidade, uma vez que isso não era previsto.

Todavia, a etapa de Sepang prevista para dezembro foi adiada para janeiro e foi adicionada mais uma prova, no Buriram International Circuit em Chang, na Tailândia, marcada para 10 de janeiro de 2016. As demais corridas serão em paralelo com os eventos do WEC em Fuji e Xangai, como já era conhecido. O campeonato cujo início acontece só em outubro terá, portanto, quatro etapas.

Para 2016/2017, o ACO quer fazer um calendário de cinco provas em quatro países – Japão, China, Malásia e Tailândia, com o objetivo de tentar consolidar o AsLMS como o grande certame de Endurance da região Ásia-Pacífico.

O regulamento técnico prevê a participação de cinco categorias: LMP2, LMP3, CN (dentro do regulamento 2014/2015 do ACO), GT (para modelos Grã-Turismo dentro dos regulamentos LMGTE, GT3 FIA E GT300 do Japão) e GT-AM, esta última para modelos Porsche GT Cup Asia, Ferrari Challenge Asia, Super Trofeo Lamborghini, Audi R8 LMS Asia e Lotus Cup Asia.

Serão oferecidas três entradas diretas para as 24h de Le Mans em 2016 ao campeão da divisão LMP2, ao campeão da GT (que será convidado para a classe LMGTE) e ao campeão da LMP3 (convidado para a LMP2). Todavia, se na divisão principal do AsLMS não houver um mínimo de três carros inscritos por prova, a vaga será automaticamente transferida ao 2º colocado da GT.

Comentários