Direto do túnel do tempo (247)

courage-competition-courage-lc70-mugen-nakano-10233

RIO DE JANEIRO – O piloto que está a bordo do carro que ilustra este post é o aniversariante do dia: é o japonês Shinji Nakano, que completa 44 anos de idade e esteve na Fórmula 1 pelas equipes Prost e Minardi, Fórmula Indy, defendendo a Walker e a Fernández Racing e a IRL, em duas aparições pela Beck Motorsports.

Após os monopostos, Nakano dedicou-se às competições de Grã-Turismo e Endurance. Fez três provas do Super GT em 2004 com um Honda NSX e depois disto, assinou com a Courage Competition para disputar a Le Mans Series e as 24 Horas de Le Mans. Também defendeu a Creation Autosportif, o Team Mugen, a Epsilon Euskadi, a SORA Racing, a OAK Racing, a Boutsen-Ginion Racing, a Delta-ADR e, por fim, o Team Taisan.

Pela equipe de Yves Courage, fez duas de suas oito aparições em Sarthe. Com o Courage LC 70 Mugen #13 da foto, participou das 24 Horas de Le Mans em 2006 com Jean-Marc Gounon e Haruki Kurosawa. Só que o câmbio do carro deixou a trinca na mão após apenas 35 voltas.

No campeonato do LMS, Nakano foi igualmente infeliz: abandonou as quatro primeiras provas da temporada e só terminou a última, os 1000 km de Jarama, com o 12º lugar na quadriculada. O melhor resultado do japonês em Le Mans foi o 14º lugar geral – quinto na LMP2 – com Nicolas de Crem e Jan Charouz, cinco anos depois.

Há nove anos, direto do túnel do tempo.

Comentários