Esperança

260830_529733_formula_inter_3_4_frontal_press
A nova Fórmula Inter: há esperança com a criação de uma categoria-escola em moldes inéditos e de baixo custo no esporte brasileiro

RIO DE JANEIRO – Em meio à pasmaceira do automobilismo brasileiro, uma iniciativa que merece vivas, fogos e aplausos: a criação da Fórmula Inter, iniciativa de Marcos Galassi, empresário que traz para o esporte a motor do país uma categoria que realmente faz muita falta por aqui – com baixo custo e o modelo “seat and drive”, em que o piloto encontra tudo pronto para competir e só se preocupa em acelerar.

Gostei muito do visual do carro, projetado e construído inteiramente aqui no Brasil, em São Paulo, com 95% de nacionalização – inclusive as rodas que receberão os pneus Pirelli P Zero de composição slick (lisos). O motor tem 2 litros de capacidade cúbica, quatro cilindros, quatro válvulas por cilindro, injeção direta e potência estimada em 191 HP. Com câmbio de quatro marchas, o monoposto pode chegar a possíveis 245 km/h de velocidade final – bem respeitável para uma categoria-escola.

É disso que o esporte precisa. Propostas novas, renovação, ousadia, desprendimento e uma boa dose de audácia. A Fórmula Inter terá seu primeiro campeonato em 2016, como parte do Paulista de Automobilismo, sob supervisão da FASP.

Há esperança, enfim. Já fui mais otimista quanto ao futuro do esporte no país, mas é muito bom ver luz no fim do túnel.

Comentários

  • Mas é a melhor notícia do ano aqui no Brasil por enquanto !

    Aqui no RS temos a Formula RS, que é de baixo custo, cerca de R$ 90.000 uma temporada, claro, não no modelo seat and drive, mas batalhando para enquadrar todo o possível tanto de parte técnica do carros como de condições de pilotos e equipes.

    Agora só temos que rezar para não perder mais uma praça…

    Jacarepaguá já foi
    Interlagos já era, só recebe fumeiro, bandalheira e anarquia…
    Brasilia já foi ( interditado por ter iniciado obra e isto já é sentença de morte )
    Curitiba está com os dias contados

    Qual será o próximo.

    Aproveito pra convidar esta nova categoria para sediar suas operações aqui no RS e em Rivera, somando 5 autódromos de características muito diferentes.

    PÁU NELES GURIZADA !

    Ps.: O carro é show, muito bala, só achei meio grande a asa dianteira… mas é detalhe ! hehehehehehe

    • Seria realmente muito bacana ver esses carros correndo em praças fora de São Paulo. O Rio Grande do Sul é abundante em opções de pista; Minas Gerais possui o desafiante Mega Space em Belo Horizonte, e Curvelo promete o Circuito dos Cristais para breve; Goiânia está com pista nova em folha e seria maravilhoso ver a molecada descobrindo esses lugares.

  • Excelente, mas tem uma coisa que me preocupa…
    “A Fórmula Inter terá seu primeiro campeonato em 2016, como parte do Paulista de Automobilismo, sob supervisão da FASP.”
    Haverá Campeonato Paulista em 2016 ?
    Até 2013 tínhamos 10 etapas por temporada, em 2015 foi um parto com forceps para chegar em 8 etapas.
    Em 2015, tivemos a 1ª em Janeiro, e com grids pífios, pois foi marcada Em cima da hora.
    Seis meses sem corridas e aí inventam a “Copa Interlagos”, começando em 25 e 26 de Julho, novamente marcada “em cima da hora” e deixando várias categorias de fora.
    Por que não continuaram com o Paulista ?
    Por que deixaram categorias de fora ?
    Por que esta Copa terá apenas 3 etapas ?
    Por que a pista que estava fechada para corridas recebeu inúmeros Track Days, Test-drives de Importadoras, Concessionárias, Lançamentos, Provas de regulariade, Corridas á pé, e etc ?
    Por que fecharam a pista muito tempo antes de qualquer coisa ser mexida em Interlagos ?
    Por que ?