6h de Austin: Porsche confirma domínio nos treinos livres

Car #17 / PORSCHE TEAM (DEU) / Porsche 919 Hybrid Hybrid  / Timo Bernhard (DEU) / Mark Webber (AUS) / Brendon Hartley (NZL) - FIA WEC 6 hours of COTA at Circuit Of The Americas - Austin - United States
RIO DE JANEIRO – Quinta-feira de domínio absoluto da Porsche nos primeiros treinos livres para as 6h de Austin, válidas como 5ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance. Os “Fuscões” foram de novo melhores que as rivais Audi e Toyota, nos preparativos para a qualificação que define o grid para a corrida deste sábado.

Timo Bernhard foi quem desta vez marcou a melhor volta no segundo treino, realizado à noite para aclimatar pilotos e equipamentos, uma vez que parte da disputa será noturna no Texas. O alemão da trinca do 919 Hybrid #17 cravou 1’47″442 – sem, contudo, melhorar o tempo de Romain Dumas na primeira sessão e que acabou como o melhor do dia.

O brasileiro Lucas Di Grassi fez de novo um bom trabalho e destacou-se ao ser o terceiro mais rápido na soma dos dois treinos e o segundo melhor piloto do treino noturno. A bordo do Audi R18 e-tron quattro #8, Lucas também andou abaixo da casa de 1’48” e seu tempo foi um segundo abaixo da marca do outro carro quatrargólico, o #7 conduzido por Bénoit Tréluyer.

Noutro ritmo, os Toyota TS040 Hybrid ficaram com a quinta e sexta posições. Sébastien Buemi virou em 1’50″132 e Mike Conway, surpreendendo como o mais rápido da trinca do carro #2, marcou 1’50″224. Entre os LMP1 não-oficiais, o Rebellion R-One com Nick Heidfeld a bordo ficou à frente do ByKolles de Pierre Kaffer por pouco mais de meio segundo.

Na LMP2, após um treino mediano na primeira sessão, o Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing deu o ar da graça e fechou a quinta-feira como o mais veloz: Sam Bird conseguiu superar Nicolas Lapierre, o melhor do primeiro treino, para marcar 1’55″874 contra 1’56″324 do francês da KCMG Racing. Paul-Loup Chatin foi a boa surpresa do dia com o Alpine A450b Nissan da Signatech-Alpine, andando forte e conseguindo o 3º tempo, seguido de Danny Watts no Gibson 015S da Strakka Racing.

Oliver Webb pôs o Morgan do Team SARD Morand num respeitável quinto posto após as duas primeiras sessões, enquanto o colombiano Gustavo Yacamán, único da tripulação do carro #28 da G-Drive Racing que já conhecia a pista, foi o sexto mais rápido – à frente, logicamente, dos dois Ligier HPD da Tequila Patrón ESM – que até começaram bem a quinta-feira, mas ficaram mesmo para trás, sem inclusive melhorar os tempos do primeiro treino.

A Porsche acabou na frente das rivais na LMGTE-PRO, mas por muito pouco: Fréderic Makowiecki estabeleceu a melhor marca no treino noturno, em 2’06″041, cerca de um décimo abaixo do italiano Davide Rigon, com a Ferrari F458 Italia da AF Corse. O austríaco Richard Lietz foi o terceiro, com Gianmaria Bruni, atual campeão mundial ao lado de Toni Vilander, em quarto. No carro #99 do brasileiro Fernando Rees, o neozelandês Richie Stanaway fez o sexto tempo do primeiro dia de treinos, atrás de Darren Turner e à frente do dinamarquês Marco Sørensen.

Viktor Shaitar foi o grande destaque entre os pilotos da LMGTE-AM: o russo da SMP Racing cravou todo mundo e foi o mais rápido do dia em sua categoria, virando melhor que muito piloto da LMGTE-PRO, com o tempo de 2’06″547, mais de meio segundo melhor que o experiente e veloz Patrick Long, que já conhecia mais a pista do que o seu rival. Emmanuel Collard fez a terceira marca na Ferrari da AF Corse, com o Corvette C7-R de Paolo Ruberti e o Aston Martin de Stuart Hall na sequência.

Os carros do WEC voltam à pista hoje para o terceiro e último treino livre, com 1h de duração, a partir de 12h30 de Brasília. A qualificação começa às 19h45 com 20 minutos para as classes LMGTE e depois, às 20h15, entram na pista os protótipos LMP1 e LMP2. As 6h de Austin largam neste sábado às 19h.

Comentários

  • Sei não…mas pelo jeito o campeonato se encaminha para uma virada em favor da Porsche…será histórico…quanto à transmissão da prova, como já era de se esperar, nada no guia de programação daquele canal em que “somos todos campeões” #SQN.

  • É que pra eles “todos” tem o futebol como primeira paixão e é só esta modalidade esportiva que existe.

    Visto que o Alemãozinho Tiago após uma reportagem sobre ciclismo falou ” bom, agora vamos falar de esporte… ”

    Eu não me espanto mais com nada…

    Por acaso só passam os últimos 10 minutos dos treinos de F1 devido a que ???

    Se não dá audiência, larga o osso e deixa outros roerem com melhor qualidade e dando o devido valor que deve ser dado.

    E ainda fizeram uma balburdia de reportagem tendencioza quando a ESTOQUECAR pra não dizer Stockcar, deixou de vir pra Tarumã devido a ter barrancos muito próximos. A reportagem para quem não conhece automobilismo ficou com impressão que Tarumã iria fechar e deixar de existir…

    Larguei faz tempo.

    Rezo para o dia que algum abonado destes das categorias TOP, quando resolver parar de brigar por ego e belezas, resolva adquirir um sinal de TV aberta e passar automobilismo nacional 24 horas por dia.

    Se for feito meia boca, vai arrombar a audiência da Novela…

    Imaginem se fizerem em HD, com reporter de box como a Loira da DTM, e a qualidade das transmissões da NASCAR, rica em detalhes de mecãnica digamos assim…

    É isso…

    Bom final de semana a todos, meno pra eles… hehehe

    • Pelo jeito ,acho que você ,caro Brezolin é do estado que pratica o melhor automobilismo do país e isto acho que é anterior a Victório Azzalin ,Breno Fornari e Catarino Andreatta ,e já era nos tempos que os gaúchos chamavam suas estradas de “Carreteiras” e Gagalvão Globueno nem sabia que carros tinham motor e quatro rodas ,muito menos esse apadrinhado esportivamente limitado em conhecimento que é originário aqui do Vale do Paraíba/S.P ,que o único esporte que consegue falar com alguma desenvoltura é o futebol ,pois para falar deste esporte ,pela sua simplicidade ,não precisa ser nenhum gênio, basta ter “Q.I” (quem indica) apropriado. Tarumã é um autódromo clássico no Brasil como clássico foi Interlagos antes do esquartejamento , o de hoje só é amado por pilotos medíocres que temem traçados desafiadores.Atualmente o automobilismo esta sendo praticado por muitos frutinhas ,que temem o risco e acham que automobilismo é um esporte de risco “zero”,então transformam o constroem autódromos que são mais para exibição do que para competição com mais gincanes do que retas e curvas quase todas de primeira ou segunda marcha. “Uma beleza como costuma “grunir” aquele famoso narrador,pois todo mundo freia igual ,anda no mesmo traçado e ninguém passa ninguém( e quando algum ousa passar ,ainda é penalizado pela organização da prova ,ou seja Risco Zero” e ainda querem saber por que o automobilismo esta perdendo público ?
      Acho que não percebem que quem gosta de automobilismo verdadeiro normalmente gosta de esporte radical ,justamente pelo desafio,perigo e adrenalina ,tirando isto ,tira o prazer pelo esporte ,mas esta difícil ver alguma coisa que a televisão ponha seus interesses que não seja desvirtualizada de seus propósitos iniciais ,pois tudo tem de transformar em Show e muito lucro ,mesmo a custa de muita tapeação e engodo como o que tem acontecido nestas ultimas temporadas na F 1 .Onde só os absolutamente leigos em automobilismo acham uma ultrapassagem feita com D S R “Uma Beleza”.
      Sê você não for Gaúcho ,me perdoe ,más continuo com a mesma opinião sobre o automobilismo gaúcho ,que merecia ter um de seus grandes pilotos com reconhecimento mundial.( minha família é toda radicada em S.Paulo ,mas respeito o que é bom ,seja da onde for)
      Em tempo : Pobre dos cariocas que tiveram e tem grandes equipes e pilotos e não tem autódromo ,por conta de um embusteiro mal intencionado com o Erário Público e apadrinhado por empreiteiras e especuladores imobiliário ,e fará uma”Olim piada”só para dar medalha para gringo ,pois os atletas brasileiros de referência já tem no minimo 2 olimpíadas nas costas ,sê o futebol que é o “esporte” segundo o “sábio” reporter ,foi aquele vexame em terra Brasílis ,que dirá estes outros esportes ?!!! que são quase esquecidos nestas terras .
      Bom final de semana a todos !

  • Obvio que não vão passar nada. Porém quem vende os direitos do produto deveria ao menos exigir que o produto fosse ao ar em algum momento. Depois não entendem porque não tem público nas provas da WEC aqui no Brasil… não adianta mudar promotor, etc.. se o público não tem acesso ao campeonato não vai ter interesse em comparecer. Abs

  • Luigi,

    Sim, sou Gaucho de Porto Alegre, poré, a Família é de Guaporé, onde tem um Autódromo dos melhores e que já tem projeto de área de box de primeiro nível em faze adiantada.

    Minha revolta é com tudo o que tu disse.

    Hoje no Brasil, pra não abranger muito, tudo virou uma viadagem só…

    Bando de frescos cheio de nove horas, reclamões e que ficam em cima do muro sem tomar partido pois tem medo.

    O que oferecer risco é ruim, perigoso e não deve ser mostrado ou incentivado.

    Automobilismo hoje é apologia a violência no transito.

    Tanto é que as campanhas de transito só falam que a velocidade mata, ou que no momento do acidente o veículo estava acima do limite permitido…

    Acidentes acontecem por imperícia, irresponsabilidade e imprudência.

    Se a pessoa não recebeu capacitação ( Centro de Formação de Condutores são uma piada ) e faz a opção de trafegar em uma condição de velocidade que sabe que não conhece as reações do carro entre outras coisas, já começa o risco de acidente, seja a 60. 80, 100 ou 190 por hora.

    Bom, vamos curtir o que sobrou e deixar que aconteça o que quiserem, em âmbito nacional.

    Mas te garanto: por aqui ninguém vai demolir ou reduzir o automobilismo. Temos 4 pistas + Rivera. E se algum safado tentar iniciar alguma coisa assim, com certeza vai ser corrido a tunda de laço nas paletas, pra aprender a gastar o tempo com o que precisa ser resolvido ( Saúde, Educação, Segurança, Saneamento, Habitação , etc… ) e não querer ficar fazendo porcarias sem fundamento, por ser fresco e incompetente…

    Se puder, venha em Dezembro ver as 12 Horas de Tarumã. É um baita show, regado a muito trago e churrasco, pra quem assiste, e pra quem trabalha, só churrasco e água.

    heheheheheheh

    • Caro Fabiano B. Zanon ,é muito bom saber que vocês Gaúchos cuidam dos seus autódromos da mesma forma que cuidam das suas preciosas tradições ,que eu curto muito ,mesmo não sendo Gaúcho gosto de churrasco e chimarrão e costumo frequentar C T Gs quando possível .
      Eu pretendo realmente assistir pelo menos uma corrida do Gaúcho de Endurance.
      Tudo de bom para você ,tua família e todo povo gaúcho que trabalham para que tenhamos um pátria digna de orgulho.

  • Agora falando de Porsche ; só quem já competiu contra a marca tanto como piloto ou membro de equipe sabe o quanto é difícil derrotar estes tedescos quando eles se comprometem a fazer um carro vencedor. Só observar os 911 de competição que tem outras nomenclatura,más são variáveis do velho e bom 911 que e uma melhoria do 356 ,que desde 1949 vem a cada ano sendo aprimorado e até hoje é um carro a ser respeitado em sua categoria quando estiver alinhado para uma disputa . Seria muita tolice achar que na mais prestigiosa das categorias do Endurance a L M P 1 ela só seria mais um competidor a engrossar o grid ,não é atoa que tem o record de vitórias em Le Mans no geral. E o mais interessante é saber que as vitórias não são fruto da ideia de um engenheiro genial que por acaso trabalhe na equipe ,más é trabalho de equipe muito criativa e competente e isto vem de bastante tempo pois os atuais engenheiros do 919 Hibrid dificilmente conheceram os criadores dos também vitoriosos 907, 908 ,e o monstro 917,talvez nem o dos 956/962 mas mesmo assim mostram que sabem fazer um carro para ganhar. Parabéns aos engenheiros da Porsche e seus pilotos.