MENU

23 de outubro de 2015 - 21:22Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (296)

image4.img.640.medium

RIO DE JANEIRO - Todo mundo está assustado com a chuva que caiu nesta sexta-feira no circuito de Austin, no Texas, durante o primeiro dia de treinos livres para o GP dos EUA de Fórmula 1. E não é para menos: o temporal na capital daquele estado é reflexo do furacão Patricia, que promete ser um dos mais devastadores dos últimos tempos e pode afetar gravemente o Golfo do México.

Choveu tanto no COTA, mas tanto, que o 2º treino livre acabou cancelado. As condições eram tão ruins que podiam colocar barcos na pista e improvisar uma regata. E não se espantem se o resto da programação da corrida for prejudicado pelas intempéries.

Até perguntaram se um dia uma corrida da categoria aconteceu num dia não programado como, por exemplo, uma segunda-feira – já que as condições do tempo, que estavam terríveis hoje, podem continuar ruins sábado e domingo. E, para quem não sabe, oficialmente já foi realizada uma etapa válida pelo Mundial de F1 num dia de semana.

Foi em 1972, no dia 1º de maio – feriado mundial do Dia do Trabalho, que caiu numa segunda-feira. O GP da Espanha, realizado no circuito de Jarama, foi ganho inclusive por Emerson Fittipaldi a bordo da lendária JPS Lotus 72, o que justifica o fato do Rato – recebendo a quadriculada das mãos do Conde de Villa-Pardena, diretor de prova – ilustrar esse post.

Há 43 anos, direto do túnel do tempo.

4 comentários

  1. Zé Maria disse:

    Primeira das muitas vitórias do Rato com a Lotus JPS, no ano de seu 1º título.
    Zé Maria

  2. Gustavo Nogueira disse:

    Bom,em termos estatísticos,tb podemos considerar as edições das 500 milhas de Indianápolis,que contaram pontos para o mundial,como provas realizadas em dias de semana.Creio que a data da prova era fixa,e a cada ano,caia em um dia da semana diferente,ou estou enganado?

    • Rodrigo Mattar disse:

      As 500 Milhas de Indianápolis, mesmo disputadas nos dias da semana entre 1950 e 1960, não são levadas a sério pelos especialistas porque exceto o Ascari, quase ninguém da F1 correu nela naquela época.

  3. TARCISIO FRASCINO FONSECA disse:

    Você falou em regata lembrei-me das regatas disputadas durante o GP do Canadá com embarcações improvisadas.
    E se eu não me engano durante algum tempo o GP da África do Sul era disputado no sábado. Com direito a transmissão radiofônica (sem televisão).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>