AsLMS: deu Algarve Pro Racing nos treinos livres

E1X_5891-Sepang
Estreia positiva: o Ligier JS P2 da Algarve Pro Racing começou bem no AsLMS com o melhor tempo da sexta-feira na Malásia

RIO DE JANEIRO – Os primeiros treinos livres da 2ª etapa da Asian Le Mans Series (AsLMS) tiveram predomínio do Ligier JS P2 Nissan da escuderia portuguesa Algarve Pro Racing, no circuito malaio de Sepang. Em sua estreia na categoria, o carro #25 que será pilotado por Michael Munnemann/Dean Koutsoumidis/James Winslow foi o mais rápido nas sessões desta sexta-feira.

Logo de manhã, foi registrado o melhor tempo do dia – 1’59″248, seis décimos abaixo do tempo do Oreca 03R Judd da Race Performance, a equipe vencedora da prova inaugural da temporada 2015/2016, em Fuji. Niki Leutwiller/Shinji Nakano foram os únicos pilotos, além do trio do #25, a virar abaixo da casa dos 2 minutos em Sepang.

Os dois primeiros foram muito mais rápidos que o Oreca 03R Nissan da Eurasia Motorsport, que acabou até superado pelo melhor dos únicos dois LMP3 inscritos, já que o Team AAI cancelou a participação do carro #88 e só foi para a Malásia com um protótipo Adess 03 para a trinca formada por Alex Kapadia/Masataka Yanagida/Ollie Hancock. O Ligier JS P3 de David Cheng/Ho-Pin Tung/Thomas Laurent fez sua melhor volta do dia em 2’03″495.

Na classe CN, igualmente com dois carros inscritos, a estreante Atlantic Racing Team fez o melhor tempo dos treinos livres com o Wolf GB08 da equipe de Ingo Strackerjan. O carro de Zen Low/John Bryant Meisner/Toshiyuki Ochiai foi melhor que o #21 de Denis Liam/Giorgio Maggi, alinhado pela Avelon Formula. Esses protótipos foram, no geral, mais lentos que os melhores inscritos na divisão GT – a mais numerosa do plantel de 16 carros, com oito unidades.

E1X_5858-Sepang
O Audi da ARC Bratislava foi o mais rápido entre os oito GT inscritos para a corrida do fim de semana

O melhor tempo entre os bólidos Grã-Turismo foi do Audi R8 LMS GT3 da ARC Bratislava, guiado por Miro Konopka e pelo local Fairuz Fauzy. A dupla virou em 2’07″503 na parte da tarde, superando o tempo de 2’08″145 marcado pela BMW Z4 GT3 alinhada pelo Team AAI para o trio Jun San Chen/Ollie Millroy/Dirk Muller. Em terceiro na classe ficou a Ferrari F458 GT3 da Nexus Infinity, com Joshua Hunt/Dominic Ang.

Na GTAm, que perdeu uma das inscrições prometidas pela Absolute Racing, assim como em Fuji só correrá o Porsche 997 GT3 Cup da KCMG. O carro de Paul Ip/Dan Wells/Christian Reid fez sua melhor volta em 2’15″474, o mais lento entre todos os inscritos para a corrida. Com o forfait de um dos GTAm e de um dos LMP3 do Team AAI, o time de Taiwan compensou e pôs uma Mercedes-Benz SLS AMG GT3 para Yu Lam e Tatsuya Tanigawa não ficarem a pé neste fim de semana.

Nos bastidores, os organizadores do AsLMS anunciaram o calendário do próximo campeonato, que assim como este que terá sua segunda etapa no fim de semana será bianual. Como novidade, além da realização de corridas em quatro países diferentes (China, Japão, Tailândia e Malásia), as corridas terão duração máxima de 4 horas.

O calendário do AsLMS 2016/2017 é este:

30 de outubro – Zhuhai (China)
4 de dezembro – Fuji (Japão)
8 de janeiro – Buriram International (Tailândia)
22 de janeiro – Sepang (Malásia)

Comentários