MENU

29 de janeiro de 2016 - 19:2024 Horas de Le Mans, IMSA

Bentley Boys de volta?

bentley03

Vencedora das 24h de Le Mans em 2003 com Tom Kristensen, Guy Smith e Rinaldo Capello, a Bentley cogita retornar aos Esporte-Protótipos em pouco tempo, no regulamento LMP2. Já pensaram?

RIO DE JANEIRO - Chamou-me hoje atenção uma postagem do jornalista português João Carlos Costa sobre um possível regresso da Bentley aos Esporte-Protótipos. Os “Bentley Boys” planejam, de acordo com a matéria da MotorSport Magazine assinada por Andrew Frankel, voltar às competições em 2017 ou, no mais tardar, em 2018.

“É uma boa ideia”, disse laconicamente o boss da Bentley Motorsports, Wolfgang Durheimer.

Segundo a matéria de Frankel, o projeto da Bentley vai de encontro ao conceito da classe Daytona Prototype International (DPi) que entra em vigor no IMSA Weather Tech SportsCar Championship. De acordo com esse regulamento, os construtores poderão construir seus bólidos tendo como base os chassis concebidos pelos quatro construtores autorizados pelo ACO/FIA – Ligier (Onroak Automotive), Oreca, Dallara e Riley Technologies – e a mecânica de livre procedência. Cabe lembrar que a Bentley tem seu modelo Continental GT3 disputando as séries Blancpain, o Asian GT Series e o Pirelli World Challenge. Não duvido que o propulsor venha a ser usado nesse protótipo.

A Bentley, que também pertence ao Volkswagen Auto Group (VAG), do qual fazem parte Porsche e Audi, além da Lamborghini, outra rival da marca além dos quatrargólicos no segmento dos carros enquadrados no regulamento FIA GT3, sequer cogitou um projeto para a classe LMP1. “É muito caro e muito complicado desenvolver um protótipo para esta categoria”, afirmou Durheimer. “Os regulamentos deveriam ser mais simples”, complementa.

E já que a LMP2 tem essa nova proposta e nos EUA há uma liberdade de escolha inexistente no WEC, uma vez que no Mundial o motor será único (Gibson Technologies V8) com ECU fornecida pela Cosworth, a Bentley planeja ter uma equipe de fábrica no IWSC e nas 24h de Le Mans, além de ceder carros para equipes interessadas em ser clientes da tradicional marca britânica.

Já pensaram?

8 comentários

  1. Douglas disse:

    Seria muito bom ver a Bentley de volta aos protótipos, tomara que o projeto dê certo.

  2. Este carro da Bentley pra mim é o mais belo protótipo já feito…

    Os outros parecem muito poluídos, cheios de aspas e relevos…

    Hoje então… parecem naves espaciais… pra lavar o cara cobra o triplo pois não rende o serviço…

    ehehehhehehe

  3. Jarno Saratt disse:

    O que serão esses protótipos DPi? Serão diferentes dos LMP2? Tem alguma imagem disponível?

    P.S: O Bentley EXP Speed 8, é um dos mais bonitos protótipos de todos os tempos

    • Rodrigo Mattar disse:

      O que serão os protótipos DPi? Acho que já expliquei né? São os chassis LMP2 homologados pelo WEC que podem ter mecânica de vários fabricantes e não, não há imagem disponível porque os carros de 2017 ainda não foram comercializados.

  4. Pedro Ribeiro disse:

    Como eles vão encaixar o V10 do Continental GT3 num LMP2 é um mistério pra mim. A não ser que eles desenvolvam um V8…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>