Paul Kantner (1941-2016)

Paul-Kantner-Jefferson-Starship-mar-630x420

RIO DE JANEIRO – A música volta a perder mais um de seus pilares fundamentais em toda sua história: morreu hoje o guitarrista Paul Kantner, cofundador do lendário grupo Jefferson Airplane, que com seu som psicodélico fez parte da geração Woodstock. Com canções como “Volunteers”, “Somebody To Love” e “White Rabbit” a banda que tinha Grace Slick no vocal – sem contar a beleza estonteante de seus olhos azuis – o Jefferson marcou seu nome na história, com a formação clássica formada por Kantner e Slick, mais Marty Balin, Jorma Kaukonen e Jack Casady.

Nos anos 1970 e 1980, ele manteve ativo um projeto alternativo chamado Jefferson Starship – obrigado a mudar de nome por conta de uma ação movida por ele na justiça – o grupo passou a se chamar apenas Starship. Com essa denominação, emplacaram três hits: “Sara” e “We Built This City” em 1985 e “Nothing Gonna Stop Us Now”, que deu a Grace Slick o privilégio de ser a cantora mais velha num topo de parada da Billboard, aos 47 anos, em 1987. Seu recorde só cairia em 2000, graças à performática Cher e sua “Believe”, hit quando a ex-mulher de Sonny Bono tinha 53 anos.

Para homenagear Paul Kantner, o blog traz o clip da semana em dobro. “Volunteers” ao vivo no Festival de Woodstock em 1969 com a formação clássica do Jefferson Airplane e “White Rabbit”, outro clássico do rock em todos os tempos.

https://www.youtube.com/watch?v=OzHBr0ndKus

Comentários