Nissan confirma programas para 2016

Nissan Global Announcement 2016

RIO DE JANEIRO – A Nissan confirmou hoje o seu programa de motorsport para a temporada 2016. Com o fim do projeto do fracassado GT-R LM Nismo, restou dar ênfase ao que a marca japonesa já tinha sob sua tutela até o ano passado. Este, porém, será o último ano dos motores da marca na classe LMP2 do WEC, já que para 2017 está confirmado o uso de um motor único (Gibson Technologies) com eletrônica padrão (Cosworth).

O investimento foi reduzido em alguns países. Na América do Norte, a marca estará apenas com o certame monomarca dos Micra no Canadá e com o Pirelli World Challenge nos EUA, uma vez que a Nissan não chegou a um acordo com a IMSA para continuar nas competições sancionadas por esta entidade. No V8 Supercars, o modelo Altima continua representando a montadora e a novidade entre os pilotos é a chegada de Dale Wood para o lugar de James Moffat, que foi para a Volvo.

Nas séries Blancpain, a equipe RJN Motorsport estará presente tanto na Sprint Cup quanto na Endurance Cup. Na primeira, de provas mais curtas, os dois carros serão pilotados por Alex Buncombe/Mitsunori Takaboshi e Sean Walkinshaw/Ricardo Sanchez, estes últimos na divisão Silver da Pro-Cup. Nas provas de Endurance, a Nissan terá igualmente dois bólidos. O primeiro com Alex Buncombe/Lucas Ordonez/Mitsunori Takaboshi e o segundo será conduzido por Sean Walkinshaw ao lado dos dois novos recrutas do programa Nissan GT Driver Academy – Matt Simmons e Romain Sarrazin. Um carro da marca também será inscrito nas 24h de Nürburgring, ainda sem pilotos definidos.

Campeão do Blancpain Endurance Series em 2015, Katsumasa Chiyo correrá este ano no Japão: o piloto dividirá o carro #46 da equipe MOLA no Super GT com o veterano Satoshi Motoyama. De quebra, disputará a Fórmula 3 com Jann Mardenborough, outro que também disputará o Super GT – só que na divisão GT300, ao lado de Kazuki Hoshino, pela equipe B-MAX Racing with NDDP.

João Paulo de Oliveira foi confirmado no carro #12 do Team Impul, mais uma vez dividindo a pilotagem com o japonês Hironobu Yasuda. Este carro segue com pneus Bridgestone, enquanto o #24 da equipe Kondo, com Daiki Sasaki/Masataka Yanagida, será “calçado” com Yokohama. Atuais campeões, Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda vão com o Nissan #1 da Motul Autech Nismo, que a exemplo do carro da MOLA, terá pneus Michelin.

No ELMS, os motores Nissan vão dominar o grid das classes LMP2 e LMP3. Nesta última, inclusive, todos os carros inscritos são movidos pelo motor do fabricante japonês. Na LMP2, classe principal da competição europeia, com exceção de um ou dois protótipos, os demais vão de VK45DE V8. Vamos aguardar se estes propulsores permanecem por lá também em 2017.

E cabe lembrar que nem tudo foram flores: a marca dispensou alguns pilotos para este ano. O belga Wolfgang Reip foi o primeiro a ter seu contrato rescindido, o que aconteceria depois ao russo Mark Shulzhitskiy e ao francês Gaëtan Paletou. Todos foram vítimas da degola, num processo que lembrou muito bem o que a Red Bull fez com alguns de seus pupilos.

Comentários

  • Aqui no Brasil a Nissan já desfruta de um certo respeito por fazer bons carros, e de uma boa dose de rejeição por serem feios (March e Versa) e de tiozão (Sentra).
    Investir no Automobilismo seria uma ótima alternativa para melhorar a imagem dos seus produtos e atrair consumidores.
    No Marcas 1600 não é preciso gastar muito dinheiro, basta vender carros já depenados aos pilotos e peças com um belo desconto, o March sem dúvida entraria na briga.