MENU

1 de dezembro de 2016 - 12:22WTCC

As novidades para o WTCC em 2017

161124-25 Wtcc contest number eleven in Qatar.

RIO DE JANEIRO - A reunião do Conselho Mundial da FIA nesta quarta-feira em Viena, na Áustria, definiu também os rumos da temporada 2017 do World Touring Car Championship, o WTCC. O campeonato que perdeu Lada e Citroën como construtores oficiais – e por isso mesmo corria risco de extinção – abre seu regulamento para o surgimento da classe WTCC 2, com base nos bólidos construídos de acordo com a classe TCN 2, derivada dos modelos TCR. Isto proporcionará um aumento do grid de largada e a classe terá pontuação e campeões em separado.

Por falar em pontuação, a Main Race (corrida principal) passa a ter um critério diferenciado em relação à primeira prova, que continuará tendo o grid invertido entre os 10 primeiros do Q2. O vencedor das provas de fundo passa a somar 30 pontos, o segundo colocado 23, o terceiro 19, o quarto 16, o quinto 13 e depois 10-7-4-2-1 até o 10º colocado. Estuda-se também a criação de “Joker Laps”, um formato já adotado com relativo sucesso no Super TC 2000 argentino, em que os pilotos têm a oportunidade de, numa volta, superar numa espécie de atalho os adversários. As “Joker Laps” seriam introduzidas em circuitos urbanos como Marrakech e Vila Real, em Portugal.

O calendário também traz novidades. A temporada terá 10 rodadas e não 12, num total de 20 corridas, para cortar custos. Paul Ricard, Moscou e Slovakia Ring deixam o calendário. Voltam Monza e Macau. O Mundial começa em 9 de abril, no circuito Moulay El-Hassan, no Marrocos. E termina em 1º de dezembro no Catar, em Losail.

Eis as datas:

9 de abril – Marrocos (Marrakech)
30 de abril – Itália (Monza)
14 de maio – Hungria (Hungaroring)
27 de maio – Alemanha (Nürburgring/Nördscheleife)
25 de junho – Portugal (Vila Real)
6 de agosto – Argentina (Termas de Río Hondo)
1º de outubro – China (Xangai)
29 de outubro – Japão (Twin Ring Motegi)
19 de novembro – Macau (Macau)
1º de dezembro – Catar (Losail)

3 comentários

  1. Rodrigo,

    WTCC em Interlagos seria muito interessante…

    Laranjinha e mergulho da Junção só troca de tintas…

    S do Senna seria só dupla serpente.. hehehehhe

    Vai vir para as 12 Horas de Tarumã dia 17/12?

    Ví que estava com o Mottin na foto em Londrina!

    Vem que a COPA CLASSIC RS tem 22 confirmados e ainda tem mais uns 5 Fuscas pra virem.

    Grande abraço !

  2. Matheus disse:

    Juro que eu tento entender o uso da Joker lap, mas não consigo. Não vejo emoção alguma em um carro atalhando o caminho andando sozinho. Tenho a impressão que os dirigentes das categorias buscas emoção pelos métodos mais artificiais possíveis, A gente escuta a opnião do publico sobre esse tema, e eles vão la e fazem o contrario.

  3. Desde a modernização achei muito extranho e “feio” o visual da pista assim… cheio de listas e tal…

    Como fica na chuva???? Não desliza na área de escape????

    E os Track Limits e o ” ah.. eu deixei espalhar por segurança” e blá blá blá…

    Só dá pano pra manga de discussão em ter que devolver posição e em quem apertou quem e tal…

    Tchê… é o asfalto e as zebras e deu… quer meter na grama dentro do permitido pelo track limits, ok. Errou e ficou atolado, problema teu..

    É isso que a FIA deveria fazer… falar assim para os pilotos e deu…

    hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>