Piacere, SF70H

2017224613281_170013_SF70H_II

RIO DE JANEIRO – A primeira semana de lançamentos da Fórmula 1 para 2017 não poderia se encerrar sem que falássemos da Ferrari. Sem o alarde de outros tempos, sem glamour algum, o modelo SF70H que vai ganhar as pistas este ano foi apresentado hoje no site oficial da tradicional escuderia italiana. O carro já fez o Shakedown na pista de testes de Fiorano com Kimi Räikkönen a bordo.

“A máquina é linda. E por enquanto está tudo ok”, comentou o finlandês.

O chefão Maurizio Arrivabene não conteve o entusiasmo. “O nosso novo carro é fruto de um grande trabalho de engenharia. Todos tiveram plena dedicação na concepção deste projeto. Agora vamos à Barcelona para duas semanas de testes, mas sempre com os pés no chão”, alertou. “Só em Melbourne realmente saberemos de verdade onde nós estamos em comparação com as outras equipes”, disse.

Para os observadores técnicos, o carro dá a impressão de ter sido concebido para permitir muitos desenvolvimentos de aerodinâmica durante a temporada, especialmente por conta da complexidade das soluções propostas.

“Por ora, podemos dizer que o nosso novo carro parece bom e é muito diferente do bólido de 2016 por conta das mudanças de regulamento”, comentou Räikkönen após os primeiros quilômetros percorridos. “Acho que a equipe tem feito um ótimo trabalho, cuidando de todos os detalhes”.

Além das novas soluções, a SF70H segue o padrão adotado pela maioria dos times, com a adoção da barbatana no cofre do motor e o bico-mamilo, que à exceção de Mercedes-Benz e Force India, todas as outras escuderias adotaram.

E a primeira temporada dentro do novo regulamento é encarada em Maranello como decisiva, uma missão para fazer os vermelhos retomarem os dias de glória que se perderam no predomínio da Red Bull e, mais recentemente, da Mercedes-Benz. É hora de deixar o passado para trás e olhar para a frente, já que no último ano a equipe não venceu sequer uma única vez e o melhor resultado foi um 2º lugar – quatro vezes, sendo que na segunda metade do campeonato, não fizeram cosquinha nem aos rubrotaurinos liderados por Christian Horner e Dr. Helmut Marko.

“Quando olho para a temporada 2016 pelo retrovisor, estou convencido de que tanto a Ferrari quanto eu estamos no caminho correto”, disse Sebastian Vettel em entrevista à publicação alemã ‘SpeedWeek’. “A equipe está agora muito mais avançada no começo da temporada do que muitas pessoas acreditam, por isso estou convencido de que vamos conseguir os objetivos desejados”, apostou.

Comentários

  • O problema da Ferrari é o imediatismo! Não está dando certo? Troca tudo! Demitiram o competentíssimo James Allison porque o carro não andava, como se a culpa fosse dele, além de outros componentes do time… ou seja, tem muita gente inexperiente esse ano (e ano de muitas mudanças). sinceramente seria uma surpresa para mim se a Ferrari superar a Red Bull esse ano…

    • – Pois é. E tinham demitido o Aldo Costa. O cara tava lá no pódio, vestido de Mercedes e ganhando troféu. Vettel quando diz que ” quando olha no retrovisor” – e ele não olha coisa nenhuma – e diz estar indo na direção certa, é em direção à Mercedes, só pode.