500 km de Curitiba: Stuttgart Sportcar domina treinos livres para o Dopamina Endurance

19401799_1490393437649005_1860349810773869638_o
O Porsche #20 de Ricardo Maurício e Marcel Visconde foi o carro mais rápido em todos os treinos livres desta sexta em Curitiba. (Foto: Endurance Brasil/Reprodução Facebook)

RIO DE JANEIRO – Com quase 40 carros em ação no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, a sexta-feira foi de preparação para os 500 km de Curitiba, válidos como 2ª etapa do Campeonato Brasileiro (Dopamina Endurance). Ao longo do dia foram realizadas três sessões de treinos livres – as duas primeiras com todas as categorias na pista e o terceiro treino foi desmembrado entre as seis classes inscritas.

Sem nenhuma surpresa, o Porsche 911 GT3-R guiado por Marcel Visconde/Ricardo Maurício fechou o dia com o melhor tempo no combinado das três sessões – 1’17″328 (média de 172,020 km/h) para os 3,695 km do traçado paranaense. O novo – e belíssimo – protótipo AJR Honda Turbo ficou em 2º lugar a 0″562 da marca do Porsche. Esse carro seria guiado somente por Juliano Moro e Cristiano “Tigrinho” Almeida, mas Oswaldo Scheer, devido à desistência de seu protótipo, acertou para participar dos 500 km neste bólido.

Como se trata de um treino livre, não é de surpreender a diferença em relação aos demais: o protótipo Predador da dupla Duda e Jair Bana ficou com a 3ª posição a 3″180 do melhor tempo do dia, seguidos por Emílio Padron/Fernando Fortes a bordo do MR18 com motor Audi Turbo.

Vencedor na abertura do campeonato em Tarumã, o protótipo MC Tubarão com motor Ford Duratec Turbo da dupla Tiel Andrade/Franco Pasquale apenas usou o dia como um “reconhecimento” da pista. Viraram em 1’20″799 e ficaram com o quinto tempo, seguidos pelo Lamborghini Gallardo LP560-4 da trinca William Freire/Kreis Júnior/Marcelo Sant’Anna.

A ótima notícia desta etapa foi a volta do Audi R8 LMS da equipe dos irmãos Ebrahim. Fábio Ebrahim e Betinho Valério acabaram o primeiro dia com o 7º melhor tempo, seguidos pelo protótipo Scorpion Dallara com motor Suzuki Hayabusa Turbo de Stuart Turvey.

O top 10 do dia, que teve 39 bólidos marcando tempo, foi fechado pelo MCR Grand-Am Lamborghini V10 e pelo MR18 da equipe CRT. Neste sábado, a largada será às 13h de Brasília para 135 voltas de prova. Antes, a definição do grid começa 10h20, com 15 minutos de treino para as subcategorias divididas em GT1/GT2/TS/T no primeiro treino; P2/P3 no segundo e a GP1, a principal, fechando a qualificação.

Para assistir à corrida, o público pode trocar 1 kg de alimento não-perecível ou uma peça de roupa de frio para ganhar um ingresso ou pagar R$ 10 de arquibancada. A arrecadação será destinada ao Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense). Ingresso camarote custa R$ 30. Todas as entradas são vendias na portaria do AIC.

Os 10 melhores tempos da sexta-feira:

1. #20 Marcel Visconde/Ricardo Maurício
Porsche 911 GT3-R GP1
1’17″328

2. #28 Juliano Moro/Cristiano Almeida/Oswaldo Scheer
Protótipo AJR Honda GP1
1’17″890

3. #35 Jair Bana/Duda Bana
Protótipo Predador GP1
1’20″508

4. #117 Fernando Fortes/Emílio Padron
Protótipo MR18 Audi Turbo GP1
1’20″527

5. #5 Franco Pasquale/Tiel Andrade
Protótipo MC Tubarão IX Ford Duratec Turbo GP1
1’20″799

6. #31 Marcelo Sant’Anna/Kreis Júnior/William Freire
Lamborghini LP 560-4 GP1
1’20″819

7. #44 Betinho Valério/Fábio Ebrahim
Audi R8 LMS GP1
1’21″248

8. #37 Stuart Turvey
Protótipo Scorpion Dallara Hayabusa Turbo GP1
1’21″803

9. #18 Paulo Varassin/Lorenzo Varassin/Fernando Poeta
MCR Grand-Am Lamborghini V10 GP1
1’22″190

10. #6 Vinícius Roso/Felipe Roso/Paulo Totaro/Ronaldo Kastropil
Protótipo MR18 Audi Turbo GP1
1’22″773

Comentários