MENU

24 de agosto de 2017 - 16:02Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (379)

Super-GT-Suzuka-1000km-Hall-Of-Fame-Ueno-McLaren

Hall da fama: Maurizio Sandro Sala é o único brasileiro até hoje a vencer os 1000 km de Suzuka, em 1995

RIO DE JANEIRO - Anote na agenda: na madrugada deste domingo, será disputada a última edição dos 1000 km de Suzuka. Uma gloriosa corrida de Endurance, a mais tradicional do automobilismo japonês, terá seu fim decretado por conta de uma mudança de rota: a Stéphane Ratel Organisation (SRO) vai fazer uma corrida com 10 horas de duração válida pelo Intercontinental GT Challenge. Em seu lugar, como o blog já disse anteriormente, haverá um evento de 500 milhas de percurso no Fuji Speedway, programado pela GTA, organizadora do Super GT.

Esta será a 48ª edição do evento, que começou em 1966 e teve uma pausa entre 1974 e 1979, por conta da crise do petróleo e o embargo da OPEP. A prova já foi apenas local e depois internacional, sediando inclusive uma etapa do Mundial de Endurance, afora eventos do BPR Global GT Series, embrião do FIA GT, que daria origem às séries Blancpain GT.

Numa única vez, tivemos um brasileiro no topo do pódio dos 1000 km de Suzuka: Maurizio Sandro Sala, que por muito tempo fez carreira – com grandes performances – no Oriente, venceu a prova em 1995 junto a Ray Bellm e ao japonês Masanori Sekiya com um McLaren BMW F1 GTR pintado de preto, com o patrocínio da Ueno Clinic.

Aliás, naquele mesmo ano, os três foram adversários nas 24 Horas de Le Mans, com Bellm e Sala andando com a equipe Gulf e Masanori no time japonês Kokusai Kahiatso, que fez uma parceria com a britânica Lanzante Motorsport – e por isso mesmo o carro #59 também guiado por Yannick Dalmas e J. J. Lehto ostentava a “Union Jack” em sua decoração.

No domingo, João Paulo de Oliveira tem a chance de ser o segundo e último brasileiro a ganhar os 1000 km de Suzuka, embora seu equipamento não esteja tão à altura de seu talento.

Há 22 anos, direto do túnel do tempo.

4 comentários

  1. Gabriel Medina, The Other disse:

    Que coincidência! Ontem eu estava encaixotando revistas para mudar de apartamento e acabei dando uma olhada em uma antiga Grid que tinha uma nota justamente sobre essa corrida. Na época o BPR era apresentado como Endurance GT na revista.

  2. Sergio Luis dos Santos disse:

    O Augusto Farfus também estará lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>