24h Series: uma pista, duas corridas!

GT_Herberth-Motorsport_800pix-696x464
Uma pista, duas corridas, três categorias: a Creventic Series faz o quase impossível acontecer em Silverstone e no próximo fim de semana haverá uma prova de 12h para GTs e Protótipos e outra de 24h para carros com cilindrada menor

RIO DE JANEIRO – Neste fim de semana, o circuito britânico de Silverstone terá mais um evento da temporada 2018 das séries Creventic. Quando digo séries, assim mesmo no plural, é que os três campeonatos – 24h Series, Proto Series e TCE Series – estarão em atividade após as primeiras corridas realizadas em Dubai, no início de janeiro.

Se no Oriente Médio a prova de 24h que abriu o Campeonato Continental da GT Series e TCE Series reuniu um excelente grid, desta vez em quantidade de carros a primeira etapa do Campeonato Europeu fica devendo. Somando os três certames, são 42 bólidos aguardados.

A Proto Series, que teve em Dubai uma rodada com três corridas de 3h cada, continua sofrendo com o baixo quorum. Apenas quatro máquinas – dois Ginetta G57 de motor 6,2 litros e dois protótipos Norma M20FC inscritos dentro do regulamento CN, para chassis tubulares com propulsores 2 litros – constam da lista de inscritos para a corrida de 12h conjunta com a GT Series.

Na GT Series, o plantel é de sete carros na divisão A6-Pro, com mais seis A6-Am. Quatro Porsche Cup compõem a classe 991 e dois bólidos – um Audi R8 LMS e um Porsche 991 Cup com preparação – entram no grid como inscritos da divisão SPX. São 19 carros no total.

A TCE Series também vai com 19 inscritos – mas para uma verdadeira maratona de 24h de competição. Os modelos do regulamento TCR apresentam o melhor plantel em quantidade: são onze carros, sendo um Hyundai i30, cinco Seat LCR, três Volkswagen Golf GTI e dois Audi RS3 LMS. A SP3 – dos modelos GT4 – terá dois solitários Ginetta G55, enquanto a A3 absorve o grid da Cup1 e terá quatro BMW, um Honda Civic Type R e um Mini F56 com preparação John Cooper Works.

De acordo com a programação, Proto Series e GT Series entram na pista sexta-feira para a primeira parte das 12h de Silverstone. A primeira perna, com largada às 13h locais, terá cinco horas de duração e os carros entram em regime de parque fechado. Sábado, às 10h30 locais, entra todo mundo na pista – TCE Series inclusive, já que os 19 carros dessa divisão partem para a prova de 24h. As demais sete horas de disputa para Proto Series e GT Series duram até 17h30 e a partir daí a corrida é só da TCE Series, que encerra sua disputa às 10h30 de domingo.

Entendeu? Pois é… é o que teremos. E se a Creventic não complicar, o blog traz os vídeos com as disputas em Silverstone, ao vivo e a cores.

Comentários