Pirelli World Challenge: “varrida” de Vilander e Molina no SprintX

DZKKar0UMAENH0V.jpg-large-696x464
Após quase três anos, a R. Ferri Motorsport comemorou não só uma vitória, mas duas: Toni Vilander/Miguel Molina varreram o fim de semana do SprintX em Austin

RIO DE JANEIRO (Diga onde você vai, que eu vou varrendo…) – Rodada de abertura da série SprintX do Pirelli World Challenge no Circuito das Américas em Austin e “varrida” na pista texana. Assim foi o fim de semana com duas corridas ganhas pela mesma dupla: o finlandês Toni Vilander e o espanhol Miguel Molina, ambos pilotos de fábrica da Ferrari, venceram absolutos e não foram atrapalhados por nenhum outro adversário.

Foi um alívio e tanto para o patrão da equipe, Remo Ferri. O dirigente perdeu o pai e um irmão no mês passado. E sua equipe não ia ao topo do pódio numa prova do PWC desde 2015. A última havia sido em Long Beach, com o ex-Fórmula 1 Olivier Beretta a bordo.

Na corrida de sábado, Vilander largou de 3º no grid atrás do pole position Mike Skeen e do português Álvaro Parente. A tática do nórdico foi pressionar os adversários até a abertura da janela de paradas de box, na altura do 25º minuto. Ele conseguiu superar a Bentley do português e ficou à caça de Skeen antes de entregar o volante a Miguel Molina.

Quando a rodada de pit stop foi completada, Molina já estava na ponta, enquanto Skeen e seu parceiro Scott Heckert ficaram para trás. O 2º lugar foi de Daniel Morad e do estreante no PWC Fabien Schiller, que cumpriram ótima jornada no carro #2 da CRP Racing.

O brasileiro Rodrigo Baptista e o belga Maxime Soulet derrotaram a dupla Wei Lu/Jeff Segal, vencendo na subclasse Pro-Am, mediante o 5º lugar na classificação geral. Martín Fuentes/Caesar Baccarella não tiveram problemas para derrotar David Askew, único competidor adversário na GT Am. E na GT Cup, deu David Baker no Porsche #56 da Topp Racing.

Hoje, o domínio de Molina/Vilander se manteve.A dupla largou do segundo posto do grid, logo assumiu a dianteira e controlou os adversários com sobras. Ganharam de novo, desta vez com dois segundos e meio para a Mercedes-AMG de Skeen/Heckert, que travou ótima batalha pelo 2º posto com o Porsche #96 da Pfaff Racing, guiado por Wolf Henzler/Scott Hargrove.

Jeff Segal/Wei Lu partiram da pole, mas a dupla do #31 da TR3 acabou mesmo em 4º lugar. Penalizados em 72 segundos na véspera por causar uma colisão com outro adversário, acabaram caindo de segundo para quarto no resultado final da prova do sábado – daí a importância do triunfo hoje na classe Pro-Am, onde Baptista/Soulet terminaram em sexto na geral e segundo na divisão.

Com o resultado, a dupla da K-PAX Racing sai do COTA com 48 pontos somados na subclasse Pro-Am e a melhor volta da prova #2 da rodada em Austin. Na classificação geral, eles estão em quinto lugar com 32. Fuentes/Bacarella voltaram a vencer na GT Am e na GT Cup deu Alan Metni, noutro Porsche 911 GT3 Cup.

Nas demais categorias, começando pela GTS, vitórias de Scott Maxwell/Jade Buford sábado com o Mustang da PF Racing, enquanto neste domingo o triunfo foi do Audi R8 LMS GT4 da dupla James Sofronas/Alex Welch, que saem de Austin como líderes da classificação com 44 pontos – um apenas à frente de Harry Gottsacker.

Destaque no fim de semana para a performance de duas mulheres na prova deste domingo: Samantha Tan terminou em 3º lugar na geral com uma BMW M4 GT4 da ST Racing, dividida com Nick Wittmer, enquanto Aurora Straus e seu companheiro Al Carter – noutro carro da mesma equipe – ficaram em sexto na disputa e venceram na GTS Am, assumindo também a liderança do campeonato em sua subclasse, com 48 pontos – empatados com Drew Staveley.

Os Hyundai i30 N TCR da equipe de Bryan Herta deram as cartas na prova dos carros TCR/TCA, com Michael Lewis e Mark Wilkins vencendo uma prova cada um em Austin. Ryan Eversley foi o terceiro colocado em ambas as corridas, ofertando ao modelo Civic Type-R TCR da Honda, inscrito pela RealTime, seus primeiros dois pódios nos EUA e no planeta inteiro. E na TC, domínio de Vesko Kozarov, que venceu as duas provas do fim de semana a bordo de seu Nissan 370Z da Rearden Racing, com direito à volta mais rápida em ambas as etapas.

O 3º evento do Pirelli World Challenge será uma das preliminares da Fórmula Indy em Long Beach, na Califórnia, valendo como segunda rodada da série Sprint. Será disputada apenas uma bateria no domingo, dia 14 de abril, com duração de 50 minutos. Scott Hargrove chegará como líder do campeonato com 51 pontos, contra 42 do alemão Daniel Keilwitz (Callaway Competition USA) e do canadense Daniel Morad (CRP Racing).

Comentários