MENU

29 de agosto de 2018 - 14:58Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (413)

james_hunt__1973_race_of_champions__by_f1_history-d6ew056

RIO DE JANEIRO - Hoje seria o aniversário de 71 anos de um dos mais controvertidos e competentes pilotos que passaram pela Fórmula 1 em sua história: o primeiro e único James Hunt.

O campeão mundial da temporada de 1976 estreou no automobilismo conduzido pelo generoso aporte do Lord Alexander Hesketh, que com apenas 22 anos assumiu o mecenato da carreira daquele jovem rapaz que começou na Fórmula Ford e ascendeu todas as séries até chegar à Fórmula 1 em 1973, quando seu patrocinador tinha apenas 23 anos e James iria fazer 26.

A foto que ilustra este post mostra o primeiro carro de James Hunt na categoria máxima. É verdade que o piloto esteve a bordo de um modelo March 731 da Hesketh Racing durante grande parte da temporada daquele ano, que teve Jackie Stewart como tricampeão. Mas a primeira máquina dele foi um Surtees TS9B, do ano anterior, usada por Hunt na Race of Champions – prova extracampeonato que contou com 29 pilotos guiando bólidos de Fórmula 1 e Fórmula 5000.

Mesmo largando do 13º lugar com o tempo de 1’24″8 – mais rápido que três pilotos com carros parecidos com o dele, incluindo Graham Hill e John Watson e que a maioria do grid da Fórmula 5000 – Hunt fez um corridão e completou a prova em terceiro lugar após 40 voltas, chegando a pouco mais de três segundos do vencedor Peter Gethin (com um Chevron Chevrolet de F5000) e muito próximo de Denny Hulme com um McLaren.

Há 45 anos, direto do túnel do tempo.

8 comentários

  1. Zé Maria disse:

    Bacana, Rodrigo!
    Não me recordava dessa passagem na carreira dele, sempre tinha na memória o March 731 em Mônaco como a sua estreia na categoria.
    Essa prova aliás foi bem atípica e entrou para a história, por conta da vitória do Peter Gethin com um F5000, disputando com os muito mais competitivos F1, acho até que foi a única vez que esse fato aconteceu.
    Abraço.
    Zé Maria

    Fora de contexto, mas inevitável, cadê o seu amigo FG, nenhuma novidade desde o treino de sábado na Bélgica. . .

  2. Bruno Serafim disse:

    Eu não sabia que ele tinha piloto um Surtees antes do March. Devo ter deixado passar provavelmente porque não foi em uma prova do calendário oficial. Olhando assim de relance o carro dele lembra a equipe Parnelli que surgiu pouco depois, devido ao esquema de cores.

  3. Danir disse:

    Falando em reminiscências, o que aconteceu com o Lord Hesket?

  4. Cláudio Cardoso disse:

    Hunt era piloto raíz. Hoje não há ninguém parecido com ele no grid. Quem mais se aproximou foi o Kimi em seus tempos de gandaias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>