“Quem tem a viola…”

RIO DE JANEIRO – O grupo acima foi um raro caso de sucesso na indústria fonográfica brasileira de produção independente que fez as músicas ganharem as paradas e os artistas, notoriedade.

Considerado o melhor grupo vocal de sua época, o Boca Livre reunía dois dos antigos integrantes do Momento Quatro – Maurício Maestro e David Tygel, junto a Zé Renato e Cláudio Nucci. Suas músicas tinham como base uma viola de 10 cordas, dois violões e contrabaixo. Maestro e Tygel vieram de um grupo vocal famoso por acompanhar Marília Medalha e Edu Lobo na final do Festival de Música da Record em 1967. Zé Renato veio de Vitória (ES) e tinha apenas 22 anos. O paulista Nucci, 23.

Além de “Quem tem a viola”, música que é o Clip da Semana, o Boca Livre estourou com a bela “Toada (Na direção do dia)” e com uma versão à capella de “Ponta de Areia”, do craque Milton Nascimento.

Nucci sairia do conjunto para fazer carreira solo. Foi substituído por Lourenço Baeta e David Tygel (não Maurício Maestro, desculpem!) também partiria do Boca Livre pouco depois, dando lugar a Fernando Gama, ex-Vímana e Mutantes.

Comentários