Le Mans 2019: o que vem por aí
RIO DE JANEIRO – Estamos a menos de duas semanas para a divulgação de 50 inscrições para a edição 2019 das 24 Horas de Le Mans, a finalíssima da Super Season do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). Nesta quinta-feira, será encerrado o prazo de inscrições para as escuderias que requereram participação na clássica prova francesa em junho e não dispõem de vagas automáticas. O Comitê de Seleção – com dez integrantes – vai avaliar os casos e fechar definitivamente a lista em 1º de março, com 70 inscritos – 60 titulares e 10 suplentes. Antes, haverá uma primeira divulgação no próximo dia 11.
Os seguintes critérios são avaliados pela Comissão de Seleção: notoriedade do concorrente, resultados nas 24h de Le Mans, a participação regular em alguns campeonatos (FIA WEC, IMSA, ELMS e Asian Le Mans Series), reputação dos pilotos, qualidade dos carros, interesse técnico, situação legal ou financeira com o ACO, seu ambiente, seus parceiros.
Para a primeira lista, haverá a certeza de pelo menos 34 carros full season do WEC, já que a Ginetta não deve mais participar nesta temporada, tentando o regresso para 2019/20 com seu protótipo e outra equipe. Assim, num primeiro momento, estão confirmados oito LMP1, sete LMP2, dez LMGTE-PRO e nove LMGTE-AM.
Portanto, a conta da LMP1 está fechada e consta que a da LMGTE-PRO, também. Às inscrições do Mundial, certamente serão adicionados seis carros dos EUA – Ford Chip Ganassi Racing, Porsche GT Team North America e Corvette Racing, todas com dois carros.
Na LMGTE-AM, o panorama também estaria praticamente resolvido, com a Proton Competition inscrevendo um carro extra, junto à JMW Motorsport, ao time de Ben Keating e também à Weather Tech Racing, que herda a vaga automática da IMSA destinada a Mikhail Goikhberg – o ACO já está ciente. A Kessel Racing deve honrar o convite automático e tudo indica que a CarGuy Racing será a equipe asiática em La Sarthe.
Somadas essas três divisões, já seriam 39 carros. A classe LMP2 poderia ficar com até 21 vagas restantes – doze delas, de conhecimento geral: sete fixas do WEC, duas do ELMS (já definidas em favor de G-Drive Racing e RLR MSport) e três do Asian Le Mans Series, cujo destino será oficial em Sepang, no dia 24 de fevereiro. Nesse momento, as vagas seriam de United Autosports, ARC Bratislava e Inter Europol Competition. Mas tudo pode mudar.
O plantel das 24h de Le Mans até o momento seria este:
LMP1 – 8 carros
#1 REBELLION RACING – André Lotterer/Neel Jani/Bruno Senna
#3 REBELLION RACING – Gustavo Menezes/Thomas Laurent/Nathanaël Berthon
#4 BYKOLLES RACING – a definir
#7 TOYOTA GAZOO RACING (*) – Fernando Alonso/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima
#8 TOYOTA GAZOO RACING – Mike Conway/Kamui Kobayashi/José María López
#10 DRAGONSPEED – Ben Hanley/Renger Van der Zande/a definir
#11 SMP RACING – Mikhail Aleshin/Vitaly Petrov/Jenson Button
#17 SMP RACING – Stéphane Sarrazin/Egor Orudzhev/Sergey Sirotkin
LMP2 – 12 carros (será fechada com 19 a 21)
#28 TDS RACING – François Perrodo/Loïc Duval/Matthieu Vaxivière
#29 RACING TEAM NEDERLAND – Nyck De Vries/Giedo Van der Garde/Frits Van Eerd
#31 DRAGONSPEED – Roberto González/Pastor Maldonado/Anthony Davidson
#36 SIGNATECH-ALPINE MATMUT (*) – André Negrão/Nico Lapierre/Pierre Thiriet
#37 JACKIE CHAN DC RACING – David Heinemeier-Hänsson/Jordan King/Ricky Taylor
#38 JACKIE CHAN DC RACING – Ho-Pin Tung/Stéphane Richelmi/Gabriel Aubry
#50 LARBRE COMPETITION – Romano Ricci/Erwin Creed/a definir
#26 G-DRIVE RACING (*) – Roman Rusinov/Jean-Éric Vergne/Job Van Uitert
RLR MSPORT (*) – John Farano/Arjun Maini/a definir
UNITED AUTOSPORTS (*) – a confirmar
ARC BRATISLAVA (*) – a confirmar
INTER EUROPOL COMPETITION (*) – a confirmar
LMGTE-PRO – 16 carros
#51 AF CORSE – Ale Pier Guidi/James Calado/Daniel Serra
#63 CORVETTE RACING – Antonio Garcia/Jan Magnussen/Mike Rockenfeller
#64 CORVETTE RACING – Oliver Gavin/Tommy Milner/Marcel Fässler
#66 FORD CHIP GANASSI RACING UK – Olivier Pla/Stefan Mücke/a definir
#67 FORD CHIP GANASSI RACING UK – Harry Tincknell/Andy Priaulx/a definir
#68 FORD CHIP GANASSI RACING USA – Dirk Müller/Joey Hand/Sébastien Bourdais
#69 FORD CHIP GANASSI RACING USA – Richard Westbrook/Ryan Briscoe/Scott Dixon
#71 AF CORSE – Sam Bird/Davide Rigon/Miguel Molina
#81 BMW TEAM MTEK – Augusto Farfus/Antônio Félix da Costa/a definir
#82 BMW TEAM MTEK – Nicky Catsburg/Martin Tomczyk/a definir
#91 PORSCHE GT TEAM – Gianmaria Bruni/Richard Lietz/Fred Makowiecki
#92 PORSCHE GT TEAM (*) – Kévin Estre/Michael Christensen/Laurens Vanthoor
#93 PORSCHE GT TEAM USA – Earl Bamber/Nick Tandy/Patrick Pilet
#94 PORSCHE GT TEAM USA – Sven Müller/Mathieu Jaminet/Dennis Olsen
#95 ASTON MARTIN RACING – Nicki Thiim/Marco Sørensen/Darren Turner
#97 ASTON MARTIN RACING – Alex Lynn/Maxime Martin/a definir
LMGTE-AM – 15 ou 16 carros
#56 PROJECT 1 RACING – Jörg Bergmeister/Egidio Perfetti/Patrick Lindsey
#61 CLEARWATER RACING – Matt Griffin/a definir
#70 MR RACING – Motoaki Ishikawa/Eddie Cheever III/Olivier Beretta
#77 DEMPSEY RACING-PROTON (*) – Matt Campbell/Julien Andlauer/a definir
#86 GULF RACING UK – Michael Wainwright/Ben Barker/Thomas Preining
#88 DEMPSEY RACING-PROTON – Matteo Cairoli/a definir
#90 TF SPORT – Charlie Eastwood/Salih Yoluç/a definir
#98 ASTON MARTIN RACING – Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Mathias Lauda
PROTON COMPETITION (*) – a definir
JMW MOTORSPORT (*) – a definir
BEN KEATING (*) – Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Luca Stolz
WEATHER TECH RACING (*) – Cooper MacNeil/a definir
KESSEL RACING (*) – a definir
CAR GUY RACING (*) – a confirmar
(*) – Equipes com vagas automáticas de acordo com os critérios do ACO
Possíveis postulantes às vagas restantes
LMP2
IDEC Sport Racing (terá dois carros no ELMS)
Algarve Pro Racing
DragonSpeed
Panis-Barthez Competition (terá dois carros no ELMS)
Racing Engineering
Duqueine Engineering
AVF by Adrián Valles
Graff Racing-SO24!
Cetilar Racing (confirmada no WEC 2019/20)
High Class Racing
Cool Racing
United Autosports (confirmada no WEC 2019/20)
LMGTE
Risi Competizione
Spirit of Race
Krohn Racing
Ebimotors
Proton Competition
Gulf Racing UK
Castroneves parece estar praticamente fechado pra estrear esse ano em Le Mans na RLR.
Exato. Marshall Pruett publicou na Racer.
Duvida!!!!!
A Algarve corre com LMP2 antigo com motor Judd, como fica isso?
Ela usaria o Ligier com motor Gibson do ELMS. Ou o Oreca.
Será que, depois da vitória na GTLM e da participação histórica do Zanardi, a BMW não terá chance de increver os dois carros do IMSA, embora sejam equipes diferentes (MTech e RLL) na prova de Sarthe? Seria demais!!
Fernando, acho que a chance é perto de zero.