Bom grid: 23 carros na abertura do Blancpain GT World Challenge America

Toni-Vilander-2018-PWC-SprintX-Utah-Race-2
Toni Vilander e Miguel Molina defenderão o título do ano passado no agora renomeado Blancpain GT World Challenge America: temporada começa no início de março em Austin, no Texas

RIO DE JANEIRO – Boas novas para o Blancpain GT World Challenge America: a prova de abertura da temporada 2019 já apresenta quase o dobro de inscrições da média do que foi o ano passado para o Pirelli World Challenge. A SRO confirmou hoje um total de 23 carros inscritos para a primeira rodada dupla, que terá provas de 90 minutos de duração no COTA, em Austin.

As classes Pro e Am respondem com seis carros cada, enquanto a Pro-Am é a mais prolífica, com onze duplas confirmadas. Seis marcas estão presentes na competição: Bentley, Mercedes-AMG, Porsche, Ferrari, BMW e Acura.

A R. Ferri Motorsport confirmou durante esta semana sua participação em defesa do título do SprintX ano passado conquistado pela mesma dupla que guiou o carro #61 – Miguel Molina e Toni Vilander. Na Pro, eles terão como principais adversários as duplas da K-PAX Racing formadas por Rodrigo Baptista/Maxime Soulet e Andy Soucek/Álvaro Parente, agora com a nova versão do Bentley Continental à disposição; além de Michael De Quesada/Daniel Morad e Wolf Henzler/Marco Holzer defendendo a Alegra Motorsports e um terceiro Porsche 911 GT3-R via Wright Motorsports, para Patrick Long/Scott Hargrove.

O plantel da Pro-Am apresenta um incrível total de 10 escuderias diferentes: a única com dois carros é a DXDT/Crowdstrike, que terá duas Mercedes-AMG GT3 para George Kurtz/Colin Braun e David Askew/Ryan Dalziel. Também com o carro do construtor de Stuttgart está a P1 Motorsports (única equipe que se divide entre o certame da SRO e a IMSA) com JC Perez/Maxi Bühk e a US RaceTronics com Richard Antinucci e Steven Aghakhani, o piloto mais jovem do grid, com apenas 15 anos de idade.

Formada por antigos integrantes da C.J. Wilson Racing, a Gradient leva um Acura NSX-GT3 para o COTA, inclusive sendo o mesmo que a escuderia do antigo jogador da MLB alinhou em duas provas da IMSA ano passado. Outra herança é Till Bechtolsheimer, que forma a dupla do carro #5 com o experiente Ryan Eversley. Martin Barkey/Kyle Marcelli estarão noutro Acura, este da Racers Edge Motorsports.

Wright-Motorsports-Porsche-911-GT3-PWC-Watkins-Glen
Retorno: a Wright Motorsports terá dois carros e um deles é Pro-Am, com a dupla Dennis Olsen/Anthony Imperato

A aposta da TR3 Racing e sua Ferrari #31 é em Wei Lu/Jeff Segal, enquanto a novata One11 Competition entrega outro bólido da casa de Maranello à dupla Alfred Caiola/Matt Plumb. Kevan Millstein e Alex Barron (aquele mesmo da Fórmula Indy) alinham um Porsche da K2R Motorsports, enquanto a Wright Motorsports entrega seu segundo carro da marca de Weissach a Anthony Imperato e Dennis Olsen – que se revezará neste carro com outros pilotos de fábrica da Porsche.

Por fim, a Stephen Cameron Racing não causou nenhuma comoção ou surpresa ao confirmar sua dupla que já era favas contadas: Greg Liefooghe/Henry Schmitt guiarão o único carro BMW do grid.

Na divisão Am, são seis as equipes participantes, com destaque para James Sofronas/Brent Holden no carro da GMG Racing e a presença do veterano de batalhas Anthony Lazzaro a bordo de uma Ferrari 488 GT3 da Risi Competizione, que será dividida com Pierre Mulacek.

De resto, teremos garantia de emoções fortes com a dupla Martín Fuentes/Cesar Baccarella no carro da Squadra Corse Garage Italia e a presença de nomes pouco conhecidos como a dupla de pai e filho formada por Trevor e Rich Baek no carro #8 da Vital Speed Motorsports e de Chris Cagnazzi/Brian Kaminskey no segundo carro da One11 Competition. A dupla formada por Joseph Toussaint/Alain Metni, da Autometrics Motorsports, fecha o rol de participantes.

GT4 começa com 32 carros

Também com início no mesmo fim de semana do Blancpain GT World Challenge America, o Pirelli GT4 America começa também vitaminado. Um total de 32 carros foi confirmado pela organização, divididos em três subcategorias – GT4 SprintX separada em Pro-Am e Am com 10 carros no total; GT4 East, igualmente separada da mesma forma que a SprintX, somando 14 inscritos e os demais oito formando a GT4 West, com a mesma separação de classes de acordo com a graduação dos pilotos.

Audi, BMW, Porsche, Panoz, Ginetta, Ford Mustang e Mercedes-AMG são as sete marcas envolvidas no plantel de inscritos. Haverá um total de 12 datas para a classe GT4 competir nesta temporada.

TC America reúne 46 inscritos

Dividida em três subclasses por conta do regulamento técnico, a série TC America terá um total de 46 carros na pista de Austin na abertura do campeonato. TCR e TCR Cup têm 12 inscritos, enquanto a TC apresenta 17 bólidos, mesmo plantel da TCA.

Hyundai, Honda, Alfa Romeo, Audi, Volkswagen, Nissan, BMW, Mazda, Subaru e Mini são os construtores com pelo menos um carro na TC America. A novidade é que algumas equipes que até o ano passado disputavam o Continental Tire Challenge (cujo regulamento mudou assim como a nomenclatura para Michelin Pilot Challenge) migraram para o certame que será suporte de eventos da SRO em quase todas as corridas, menos duas. Somente em St. Petersburg e Portland a categoria será preliminar de outro evento, no caso a Fórmula Indy.

Comentários