MENU

24 de abril de 2019 - 01:53Rallycross, Vídeos

Para quem não viu: FIA World RX Championship, etapa de Abu Dhabi (1/10)

RIO DE JANEIRO - A temporada 2019 do Mundial de Rallycross já começou – e faz algumas semaninhas inclusive: o escriba aqui papou mosca e na época sequer colocou os vídeos. Como tem evento neste fim de semana, em Barcelona, o blog mostra nos vídeos abaixo a abertura do campeonato em Abu Dhabi, que aconteceu no dia 5.

Aliás, são várias as mudanças, a começar pelo calendário – que tinha 12 datas e baixou para dez. Os eventos realizados em Portugal, EUA e Alemanha foram varridos do mapa e entrou a etapa de Abu Dhabi, justamente a que abriu os trabalhos numa pista construída no complexo de Yas Marina.

Também entre os participantes, houve baixas. As equipes PSRX Volkswagen, Olsbergs MSE e o Team Peugeot Total se retiraram da categoria. O atual campeão Johan Kristofferson voltou exclusivamente às provas de asfalto em 2019, Petter Solberg retirou-se em caráter definitivo do esporte e Sébastien Loeb assinou um contrato com a Hyundai para uma temporada parcial do WRC.

Restou, dos grandes nomes, somente o sueco Mattias Ëkström – e nem ele está garantido para o ano inteiro: em princípio, o sueco estará presente apenas na etapa do Benelux, em Spa-Francorchamps.

Sem os bichos-papões, é bem provável que tenhamos mais equilíbrio ao longo do ano e o primeiro vencedor de 2019 foi Kevin Hansen, que divide uma escuderia com o irmão Timmy, que é seis anos mais velho. O garoto de 20 anos “chegou chegando”, como se diz no popular, derrotando a bordo de um Peugeot 207 outro nórdico – o finlandês Niclas Grönholm (Hyundai), com o britânico Liam Doran (Audi) fechando o pódio.

Na próxima etapa, a subclasse RX2 – que conta com 14 pilotos confirmados – inicia sua temporada de sete provas na Catalunha. Além de Abu Dhabi, a RX2 não estará no Canadá e na Letônia.

Abaixo, confira os vídeos das eliminatórias e da finalíssima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>