MENU

15 de maio de 2019 - 15:39EF Open

EF Open: 18 carros para o Grande Prêmio de Pau

F3-26-2-

O EF Open terá no domingo a disputa da 78ª edição do Grande Prêmio de Pau: a corrida era vinculada anteriormente ao Campeonato Europeu de Fórmula 3, que agora sucede a GP3 Series como série FIA preliminar da Fórmula 1 (Foto: Fotospeedy)

RIO DE JANEIRO - Vem aí neste fim de semana um evento histórico do automobilismo: a 78ª edição do Grande Prêmio de Pau será realizada no tradicional circuito de rua localizado naquela cidade (pronuncia-se Pô), na região montanhosa dos Pireneus.

Pista tinhosa de pouco mais de 2,7 km de extensão, que teve no passado provas extra-oficiais de Fórmula 1, diversas grandes corridas de Fórmula 2 e Fórmula 3000, mais recentemente recebendo os carros de Fórmula 3 e derivados – além de uma programação intensa com várias categoria francesas como o FFSA GT – que terá inclusive uma corrida noturna, no sábado.

Vale lembrar que o GP de Pau será apenas no domingo: o Euroformula Open salvou o evento, que estava vinculado ao Campeonato Europeu de Fórmula 3, que foi descontinuado para suceder a extinta GP3 Series. A programação segue o padrão com a disputa de rodadas duplas, mas quem vencer no domingo será, independentemente do número de pontos somados, o vencedor da clássica prova.

Os organizadores anunciaram hoje um lineup provisório com 18 carros: o plantel foi desfalcado pela RP Motorsport, que não levará seus carros para a França. A equipe italiana levou um ferro em Paul Ricard e decidiu reorganizar a casa. A organização capitaneada por Fabio Pampado já percebeu que, com a vinda da Motopark e a mudança para motores multiplataforma, o buraco será muito mais embaixo.

De resto, as demais sete escuderias presentes em Le Castellet vão para a 2ª rodada, com os brasileiros Guilherme Samaia (Teo Martín Motorsport) e Christian Hahn (Carlin) figurando entre os inscritos. Aliás, dentre os times presentes, a Carlin foi a mais vitoriosa em Pau: três vezes, com Anthony Davidson, Alessio Lorandi e Antonio Giovinazzi.

O neozelandês Liam Lawson e o japonês Marino Sato foram os primeiros vencedores do ano no EF Open e, não por acaso, os dois lideram o campeonato. Lawson tem 38 pontos e Sato, 35. Lukas Dunner, que foi ao pódio com dois terceiros lugares, é o terceiro com 31. Guilherme Samaia está em 5º lugar com 23 pontos e Christian Hahn vem em nono lugar, com seis.

A programação prevê a disputa da prova #1 no sábado às 11h15 de Brasília (16h15 locais), com 27 voltas ou 35 minutos – mesma duração da prova #2, que larga no domingo às 15h20 locais (10h20 de Brasília). Ambas as corridas deverão ter transmissão pelo canal oficial da categoria no YouTube e serão replicadas aqui no blog.

1 comentário

  1. joao calango disse:

    Putz, falava o nome da pista de forma errada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>