A Mil por Hora
Fórmula 1

Ah, esses ingleses…

RIO DE JANEIRO – Olha… depois falam que brasileiro é “pacheco”, que italiano é passional e que espanhol é bairrista. Os ingleses, em se tratando de Fórmula 1, conseguem ser piores. Muito piores. Esse negócio de lista disso e aquilo gera muita discussão e controvérsia. E a BBC soltou uma com os 20 maiores pilotos da […]

RIO DE JANEIRO – Olha… depois falam que brasileiro é “pacheco”, que italiano é passional e que espanhol é bairrista. Os ingleses, em se tratando de Fórmula 1, conseguem ser piores. Muito piores.

Esse negócio de lista disso e aquilo gera muita discussão e controvérsia. E a BBC soltou uma com os 20 maiores pilotos da categoria máxima, que vai gerar discussão e controvérsia. Especialmente pela posição de alguns grandes pilotos que por lá passaram.

Os nomes que lá estão são praticamente indiscutíveis, com Ayrton Senna no topo do rol, seguido por Juan Manuel Fangio, Jim Clark e Michael Schumacher – nesta ordem – o que já suscita algumas dúvidas. Porém, sejamos honestos e sinceros: o que fez Stirling Moss para merecer ficar em 6º se nem campeão ele foi? E Nigel Mansell e Lewis Hamilton à frente de monstros como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Jack Brabham e Graham Hill? Como explicar isso?

Pois é… eu não estou sendo pacheco. Apenas querendo ser coerente. E a lista da BBC é incoerente. Por mérito, Emerson, Nelson, Graham e Black Jack estão, sim, num patamar acima de Moss, Mansell e Hamilton.

Só faltava o pessoal forçar a barra e achar que o James Hunt merece estar nesse top 20.

Ah, esses ingleses…

By the way, aí está a lista. Comentem, tirem suas próprias conclusões. O espaço é de vocês agora.

1 – Ayrton Senna
2 – Juan Manuel Fangio
3 – Jim Clark
4 – Michael Schumacher
5 – Alain Prost
6 – Stirling Moss
7 – Jackie Stewart
8 – Sebastian Vettel
9 – Niki Lauda
10 – Fernando Alonso
11 – Alberto Ascari
12 – Gilles Villeneuve
13 – Nigel Mansell
14 – Mika Hakkinen
15 – Lewis Hamilton
16 – Nelson Piquet
17 – Emerson Fittipaldi
18 – Jack Brabham
19 – Graham Hill
20 – Jochen Rindt