Até abandonar a categoria, quando já tinha 37 anos, Alboreto disputou 194 GPs de um total de 217 em que esteve inscrito, sendo o 15º piloto a disputar mais corridas, de acordo com as estatísticas. Venceu cinco GPs, dois com a Tyrrell e três pela Ferrari. Descoberto por Ken Tyrrell quando corria de Fórmula 2 pela Minardi, foi saudado pelos tifosi da Ferrari quando assinou com o time italiano para 1984 como o “novo Ascari”, mas não passou de um vice-campeonato em 1985. Daí para diante, sua trajetória foi marcada por momentos esparsos de brilho nas pistas.
O italiano tornou-se piloto da Audi, pela qual participaria de diversas corridas de Endurance nos anos seguintes. E quando se preparava para a disputa das 24 Horas de Le Mans de 2001, Alboreto sofreu um acidente fatal em 25 de abril daquele ano, no circuito alemão de Lausitzring, capotando numa reta com o protótipo Audi R8 após um furo num pneu. A Audi venceu a prova francesa na ocasião e dedicou seu triunfo à memória de “Il marocchino”.