Com novidades, Honda apresenta programa de motorsport para 2013

RIO DE JANEIRO – Em cerimônia que contou com grande presença da imprensa, a Honda apresentou nesta sexta-feira no Japão o seu programa de motorsport para o ano de 2013, em todas as modalidades – duas e quatro rodas. E com algumas novidades.

01 (1)

No Super GT, a marca terá sete carros no certame japonês de Grã-Turismo. Serão cinco bólidos HSV-010 na GT500 e dois CR-Z, carro dotado de sistema híbrido de recuperação de energia, o que se constitui numa das novidades do ano. Este carro será alinhado pela Autobacs Racing Team Aguri (ARTA), que abandonou o Garaiya com o qual competia até o ano passado. Os pilotos serão Shinichi Takagi e Takashi Kobayashi. No carro do Team Mugen, que começou o desenvolvimento do projeto CR-Z durante o ano passado, estarão o experiente Hideki Mutoh, com passagem pela Fórmula Indy, ao lado de Yukhi Nakayama.

A formação dos times da GT500 traz significativas alterações em relação ao último ano. As equipes seguem as mesmas – ARTA, Team Keihin, Weider Dome, Nakajima Racing e Team Kunimitsu. Uma das surpresas da Honda Racing para 2013 é a contratação do francês Fréderic Makowiecki para formar dupla com Naoki Yamamoto no carro #18 da equipe Weider Dome, ocupando o lugar que era do holandês Carlo Van Dam. Takashi Kogure também deixou esta escuderia e foi para o Team Kunimitsu, dividir o carro #100 com Takuya Izawa.

Como Takashi Kobayashi foi escalado para o programa de GT300, sua vaga na ARTA foi ocupada por outro ex-piloto de Fórmula Indy, Kosuke Matsuura, que será o novo companheiro de Ralph Firman Jr. no time dirigido por Aguri Suzuki. Outra novidade é Daisuke Nakajima correndo na equipe do pai, o lendário Satoru, ao lado de Ryo Michigami. No fim das contas, a única equipe Honda que não mudou seus pilotos foi o Team Keihin, que permanece com Koudai Tsukakoshi e Toshihiro Kaneishi.

A marca também revelou quem serão os pilotos que usarão seus motores na SuperFormula, o novo nome da Fórmula Nippon. Haverá nove pilotos e oito carros com motores Honda em 2013, distribuídos por quatro equipes.

Para começar, o vice-campeão do ano passado Koudai Tsukakoshi foi realocado em outra equipe: ele sai da equipe Docomo Dandelion Racing e vai para a HP Real Racing, dividir o time com Yukhi Nakayama. No Team Mugen, ninguém menos que Takuma Sato deve fazer algumas provas em revezamento com Takashi Kobayashi. O piloto titular absoluto é Naoki Yamamoto.

Daisuke Nakajima e Takashi Kogure foram mantidos na Nakajima Racing e a vaga aberta com a saída de Tsukakoshi da Dandelion ficou com Hideki Mutoh, que será o novo parceiro de Takuya Izawa. Assim, Toshihiro Kaneishi ficará exclusivamente na SuperGT.

A apresentação da Honda, aliás, foi o que pode se chamar de completa, incluindo também a presença dos seus pilotos titulares na MotoGP, os espanhóis Dani Pedrosa e Marc Márquez, o português Hélder Rodrigues, 8º colocado no último Rali Dakar e também a turma do WTCC, onde a marca será representada pela equipe oficial – a JAS, com Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini – e também pela Zengö Dension Team da Hungria, alinhando um carro para Norbert Michelisz.

Comentários