A Mil por Hora
Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (66)

RIO DE JANEIRO – Dá-lhe Chaparral! Depois das fotos do 2H, o Mefistófeles mandou algumas imagens do modelo 2J, último e inovador protótipo construído por Jim Hall para disputar a série Can-Am em 1970 – que chegou a ser pilotado pelo escocês Jackie Stewart. O carro tinha como novidade absoluta as minissaias de Lexan (daí […]

70wat66a

RIO DE JANEIRO – Dá-lhe Chaparral! Depois das fotos do 2H, o Mefistófeles mandou algumas imagens do modelo 2J, último e inovador protótipo construído por Jim Hall para disputar a série Can-Am em 1970 – que chegou a ser pilotado pelo escocês Jackie Stewart.

O carro tinha como novidade absoluta as minissaias de Lexan (daí o patrocinio), que vedavam a passagem do ar por baixo do carro, além de rodas traseiras cobertas e um motor auxiliar de vácuo de 744cc, bicilíndrico 2 tempos com 45 HP de potência, que movimentava as hélices que sugavam o ar debaixo do 2J.

Fora isso, o motor original do Chaparral era um absurdo big block Chevrolet montado com alumínio, 7.560cc, debitando 680 HP de potência. Pena que o revolucionário protótipo não traduziu sua inventividade em resultados: o melhor posicionamento do 2J em corrida foi o 6º lugar na corrida de Road Atlanta disputada em 13 de setembro.

Há 43 anos, direto do túnel do tempo.