Direto do túnel do tempo (66)
RIO DE JANEIRO – Dá-lhe Chaparral! Depois das fotos do 2H, o Mefistófeles mandou algumas imagens do modelo 2J, último e inovador protótipo construído por Jim Hall para disputar a série Can-Am em 1970 – que chegou a ser pilotado pelo escocês Jackie Stewart.
O carro tinha como novidade absoluta as minissaias de Lexan (daí o patrocinio), que vedavam a passagem do ar por baixo do carro, além de rodas traseiras cobertas e um motor auxiliar de vácuo de 744cc, bicilíndrico 2 tempos com 45 HP de potência, que movimentava as hélices que sugavam o ar debaixo do 2J.
Fora isso, o motor original do Chaparral era um absurdo big block Chevrolet montado com alumínio, 7.560cc, debitando 680 HP de potência. Pena que o revolucionário protótipo não traduziu sua inventividade em resultados: o melhor posicionamento do 2J em corrida foi o 6º lugar na corrida de Road Atlanta disputada em 13 de setembro.
Há 43 anos, direto do túnel do tempo.
Será que foi daí que saiu a idéia do Brabham do Gordom Murray?
Não é impossível.
O Brabham-Alfa Romeo BT 46 apelidado de Ventilador tinha a parte traseira vedada com mini saias nas laterais e traseira. Uma polia e correia acopladas a caixa de câmbio movimentava uma hélice que sugava o ar debaixo do carro, gerando mais down force. Mas tinha um problema, o ventilador jogava toda a poeira e detritos colhidos no solo em quem estivesse atrás. Niki Lauda venceu uma corrida com o carrro e depois a FIA baniu o dispositivo.
O Brabham-Alfa-Romeo BT 46B venceu o GP da Suécia em 1978 com Niki Lauda
Parece uma caixa de fosfóros.
Ficou muito legal o Túnel do Tempo (66) ser o mesmo número do carro #66
Eu tenho um, no jogo para PS3 Gran Turismo 5.
O incrivel é que Hall e Sharp foram verdadeiros vanguardistas em novas tecnologias aplicadas as corridas: cambio automatico, uso de plasticos no monocoque, asas móveis, mini-saias, e no tratamento do fluxo que passa por baixo do carro (uso do vacuo sob o carro).
Os considerados genios da F1 copiaram e melhor adaptaram as ideias deles, como Chapman (asas moveis e minisaias) e Murray (exaustor na traseira).
Antonio
O primeiro carro que se tem notícias que se aplicou o famosíssimo efeito-solo. Esse carro chegava a ser muito superior que os outros, por exemplo, chegava a ser cerca de DOIS a TRÊS segundos mais rápido que a McLaren M8D. Inclusive, a mesma McLaren reclamou junto a FIA por causa desse carro, até porque ele dominaria completamente a Grand-Am. E foi banido de vez na temporada de 70.