A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Endurance

Kessel vence no Blancpain Endurance Series com brasileiro a bordo

RIO DE JANEIRO – O circuito de Monza parecia neste domingo a Av. 23 de Maio, em São Paulo, tamanha a quantidade de carros andando pelos 5,793 km do lendário traçado. Também pudera: foram sessenta bólidos largando para a abertura da temporada do Blancpain Endurance Series. E o campeonato começa com vitória da Kessel Racing, […]

77177_568862879811227_1026025173_n

RIO DE JANEIRO – O circuito de Monza parecia neste domingo a Av. 23 de Maio, em São Paulo, tamanha a quantidade de carros andando pelos 5,793 km do lendário traçado. Também pudera: foram sessenta bólidos largando para a abertura da temporada do Blancpain Endurance Series. E o campeonato começa com vitória da Kessel Racing, com direito à presença de um brasileiro no topo do pódio: o gaúcho Cesar Ramos dividiu a pilotagem com os italianos Daniel Zampieri e Davide Rigon, contribuindo muito para o triunfo do time de Ronnie Kessel.

Foi no turno do brasileiro que a Ferrari F458 Italia número #44 emergiu para a liderança, após uma boa primeira parte de Davide Rigon, que fez o suficiente para ficar próximo dos líderes. Na primeira hora da disputa, o duelo foi entre o McLaren #77 da Molitor Racing Systems guiado pelo austríaco Philipp Eng e o Nissan #35 do britânico Alex Buncombe, que após algumas tentativas, tomou a liderança do rival.

Até o pit stop para troca de pneus, reabastecimento e de pilotos, Buncombe conservou a ponta. Mas as paradas tanto do Nissan quanto do time do McLaren foram desastrosas. No caso do carro #77 foi ainda pior: inexperiente, o estadunidense Rodin Younessi cometeu um erro ao entregar o carro para Carlos Kray, deixando o motor do MP4-12C ligado, o que é proibido pelo regulamento. A direção de prova não teve outra alternativa que não excluir a MRS do evento, pois o brasileiro não tinha como ouvir as ordens para cumprir uma penalidade nos boxes.

“Foi uma pena, o carro estava muito bom e me sentia confortável a cada volta, melhorando os tempos a cada passagem. Cometemos uma falha no pit stop que selou nossa sorte no final de semana. Meu rádio parou de funcionar e acabei não recebendo a ordem de fazer um ‘drive through”, declarou Kray após a corrida.

Azar de Kray, alegria de Cesar Ramos, que entregou o carro em perfeitas condições para Daniel Zampieri receber a quadriculada com vantagem de 18 segundos para o McLaren MP4-12C #11 da equipe ART Grand Prix, tripulado por Andy Soucek/Antoine Léclerc/Mike Parisy.

Espetacular mesmo foi a disputa pelo 3º lugar, que acabou somente na quadriculada, com uma manobra linda do McLaren #69 da equipe Gulf Racing UK para cima do Audi R8 LMS Ultra #13 da escuderia belga WRT. Adam Carroll deu um passão em Edward Sändström e assegurou o pódio na Pro Cup por apenas 0″028 de segundo!

A 5ª posição e primeira da Pro-Am Cup foi da Ferrari #50 da AF Corse guiada por Niek Hommerson/Louis Machiels/Andrea Bertolini. Este último viajou de Silverstone para Monza, pois estava no ELMS com a equipe JMW Motorsport. Fez duas corridas no fim de semana em dois circuitos diferentes e pontuou nas duas provas. Merece menção honrosa aqui no blog.

Entre equipes e pilotos do Gentlemen Trophy, quem levou a melhor no domingo foi a equipe SOFREV-Auto Sport Promotion, da França, graças a Jean-Luc Béaubelique/Jean-Luc Blanchemain/Patrice Goueslard, que fecharam a disputa com o 19º posto na geral.

A próxima etapa do campeonato é no dia 2 de junho, no circuito britânico de Silverstone.

Resultado final do Blancpain Endurance Series em Monza:

1º #44 César Ramos/Daniel Zampieri/Davide Rigon
Kessel Racing – Ferrari F458 Italia Pro Cup
94 voltas

2º #11 Andy Soucek/Mike Parisy/Antoine Léclerc
ART Grand Prix – McLaren MP4-12C GT3 Pro Cup
a 18″107

3º #69 Adam Carroll/Rob Bell/Nico Verdonck
Gulf Racing UK – McLaren MP4-12C GT3 Pro Cup
a 32″887

4º #13 Edward Sändström/Frank Stippler/Christopher Mies
Belgian Audi Club Team WRT – Audi R8 LMS Ultra Pro Cup
a 32″915

5º #50 Louis Machiels/Niek Hommerson/Andrea Bertolini
AF Corse – Ferrari F458 Italia Pro-Am Cup
a 35″056

6º #16 Anthony Kumpen/Enzo Ide/Markus Winkelhock
Phoenix Racing – Audi R8 LMS Ultra Pro Cup
a 1’03″210

7º #25 Henry Hassid/Ludovic Badey
Thiriet by TDS Racing – BMW Z4 GT3 Pro-Am Cup
a 1’05″494

8º #3 Bas Leinders/Yelmer Buurman/Maxime Martin
Marc VDS Racing – BMW Z4 GT3 Pro Cup
a 1’06″434

9º #6 Christopher Haase/Oliver Jarvis/Harold Primat
Phoenix Racing – Audi R8 LMS Ultra Pro Cup
a 1’07″879

10º #18 Adam Christodoulou/Klaas Hummel/Steve Jans
Black Falcon Racing – Mercedes-Benz SLS AMG GT3 Pro-Am Cup
a 1’15″675